Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sylla, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33723
Resumo: This paper describes an intervention carried with a class of second graders. The study focused on the Mathematics and Art’s curricula outgoing from a digital manipulative (Magikplay) that was used to explore the game as a lever for the learning of concepts of geometry and art. The strategy used allowed the development of collaborative learning whereby students scaffold each other to solve the challenges presented by the game. The study revealed that the use of these tools promoted collaborative work, exchange of ideas and motivation for the creation of varied works
id RCAP_33a2216791a7ec8dc48fc28a7846bf8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?Digital Manipulatives in primary school : let’s Learn?Educação artísticaEnsino 1º cicloJogosArteGeometriaPlanificação digitalExpressão artísticaPedagogiaArte - FilosofiaEstéticaTeoria da arteCriticismoThis paper describes an intervention carried with a class of second graders. The study focused on the Mathematics and Art’s curricula outgoing from a digital manipulative (Magikplay) that was used to explore the game as a lever for the learning of concepts of geometry and art. The strategy used allowed the development of collaborative learning whereby students scaffold each other to solve the challenges presented by the game. The study revealed that the use of these tools promoted collaborative work, exchange of ideas and motivation for the creation of varied worksUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaGradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-Sylla, Cristina2018-06-04T10:30:54Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33723porIn: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2018. - Vol. 6, nº1 (Jan./Abr. 2018), p. 39-47info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:39.862309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?
Digital Manipulatives in primary school : let’s Learn?
title Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?
spellingShingle Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?
Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
Educação artística
Ensino 1º ciclo
Jogos
Arte
Geometria
Planificação digital
Expressão artística
Pedagogia
Arte - Filosofia
Estética
Teoria da arte
Criticismo
title_short Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?
title_full Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?
title_fullStr Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?
title_full_unstemmed Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?
title_sort Manipulativos Digitais no 1.º Ciclo : vamos aprender?
author Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
author_facet Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
Sylla, Cristina
author_role author
author2 Sylla, Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gradíssimo, Maria Alice Sousa Dias, 1965-
Sylla, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Ensino 1º ciclo
Jogos
Arte
Geometria
Planificação digital
Expressão artística
Pedagogia
Arte - Filosofia
Estética
Teoria da arte
Criticismo
topic Educação artística
Ensino 1º ciclo
Jogos
Arte
Geometria
Planificação digital
Expressão artística
Pedagogia
Arte - Filosofia
Estética
Teoria da arte
Criticismo
description This paper describes an intervention carried with a class of second graders. The study focused on the Mathematics and Art’s curricula outgoing from a digital manipulative (Magikplay) that was used to explore the game as a lever for the learning of concepts of geometry and art. The strategy used allowed the development of collaborative learning whereby students scaffold each other to solve the challenges presented by the game. The study revealed that the use of these tools promoted collaborative work, exchange of ideas and motivation for the creation of varied works
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04T10:30:54Z
2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33723
url http://hdl.handle.net/10451/33723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: Matéria-prima: práticas artísticas no ensino básico e secundário. - Lisboa, 2018. - Vol. 6, nº1 (Jan./Abr. 2018), p. 39-47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134416778297344