Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_b7c5c9f6cf9765dfe230900fad2b3f17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87228 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicialEducaçãoProfessores -FormaçãoAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Análise do momento inicial na profissão e da aprendizagem da docência de pedagogos recém-formados do Curso de Pedagogia da UFSC a partir do ingresso na carreira e de suas primeiras experiências como professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas dos municípios de Florianópolis, Palhoça e São José, no Estado de Santa Catarina. Partimos do pressuposto de que aprender a ser professor é um processo pautado em diversas experiências e conhecimentos histórico-culturais que vão constituindo o sujeito antes mesmo da sua preparação formal e prosseguem ao longo da carreira. Utilizou-se um questionário para identificar a inserção profissional de um grupo de 144 egressos do curso; a consulta a documentos de concursos públicos para mapear as possibilidades de ingresso na profissão e analisamos as narrativas de cinco professoras de séries iniciais, com até seis anos de experiência profissional, sobre suas primeiras experiências na profissão. As informações coletadas permitiram constatar que a docência caracteriza-se como a principal atividade profissional dos pedagogos. Os conhecimentos provenientes da formação universitária exercem um papel fundamental de mediadores das ações e decisões a serem tomadas em relação às situações da prática e na ponderação e utilização dos demais conhecimentos - os anteriores à formação inicial e aqueles produzidos a partir da experiência profissional.Florianópolis, SCCarvalho, Diana Carvalho deUniversidade Federal de Santa CatarinaWill, Daniela Erani Monteiro2012-10-21T16:44:38Z2012-10-21T16:44:38Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| tabs.application/pdf203873http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T01:47:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87228Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T01:47:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial |
title |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial |
spellingShingle |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial Will, Daniela Erani Monteiro Educação Professores - Formação Aprendizagem |
title_short |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial |
title_full |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial |
title_fullStr |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial |
title_full_unstemmed |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial |
title_sort |
Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial |
author |
Will, Daniela Erani Monteiro |
author_facet |
Will, Daniela Erani Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Diana Carvalho de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Will, Daniela Erani Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Aprendizagem |
topic |
Educação Professores - Formação Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T16:44:38Z 2012-10-21T16:44:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
203873 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228 |
identifier_str_mv |
203873 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652202342875136 |