O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moleiro, Mariana do Nascimento, 1986-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10205
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_afaf1cf2bf0226c3dc5204d3488e391c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritivaGeometria descritivaAvaliação formativaModelação tridimensionalTecnologia educativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013Este relatório de prática de ensino supervisionada tem como objectivo introduzir nas aulas de Geometria Descritiva do 10º ano a apresentação de modelos digitais realizados no programa de modelação tridimensional Google Sketchup. A ideia é estabelecer um paralelo entre um conjunto de aulas tradicionais e um outro grupo de aulas onde são apresentados modelos e resolvidos exercícios com o software gratuito da Google. No final pretende-se concluir se o programa trouxe ou não vantagens efectivas na aprendizagem dos alunos recorrendo para isso aos princípios da avaliação formativa.This report of supervised teaching practice aims to introduce in the 10th grade classes of Descriptive Geometry digital models made on Google Sketchup modelling software. The idea is to establish a parallel between a set of traditional classes and another group where models are presented and exercises are solved with this free software from Google. In the end we intend to conclude whether or not the program has brought real advantages in student learning supported on the formative evaluation principles.Trindade, António de Oriol, 1967-Repositório da Universidade de LisboaMoleiro, Mariana do Nascimento, 1986-2014-01-20T18:50:22Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10205TID:201367963porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:13.194142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva
title O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva
spellingShingle O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva
Moleiro, Mariana do Nascimento, 1986-
Geometria descritiva
Avaliação formativa
Modelação tridimensional
Tecnologia educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva
title_full O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva
title_fullStr O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva
title_full_unstemmed O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva
title_sort O software Google Sketchup como instrumento no ensino da geometria descritiva
author Moleiro, Mariana do Nascimento, 1986-
author_facet Moleiro, Mariana do Nascimento, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Trindade, António de Oriol, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moleiro, Mariana do Nascimento, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria descritiva
Avaliação formativa
Modelação tridimensional
Tecnologia educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Geometria descritiva
Avaliação formativa
Modelação tridimensional
Tecnologia educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-20T18:50:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10205
TID:201367963
url http://hdl.handle.net/10451/10205
identifier_str_mv TID:201367963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134237150937088