Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9836 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 |
id |
RCAP_7b4664eebb664b15e0ee1e074edaa620 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9836 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuaisGeometria descritivaEnsino das artesMotivação do alunoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e Secundário, apresenta a informação recolhida no decorrer da prática de ensino supervisionado, em que se desenvolveu uma intervenção pedagógica de promoção, transferência e apropriação de conhecimentos no âmbito da disciplina de Geometria Descritiva A, numa turma de 12.º ano de escolaridade do curso Científico- -Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária António Arroio. A unidade curricular desenvolvida aborda o tema Sombras, inserido no módulo 3 – Representação diédrica, integrado no programa curricular. A turma F do 12.º ano da Escola Secundária António Arroio, com a qual tivemos a possibilidade de trabalhar, contribuiu ativamente para enriquecer uma experiência em que foram testados novos métodos, abordagens e recursos didáticos criados, que acreditamos favorecerem a aprendizagem e a criação de uma estrutura cognitiva que permite aos alunos compreenderem a linguagem específica da Geometria Descritiva. A estratégia pedagógica apresentada privilegia um modelo de aprendizagem que responde à necessidade de apresentar conteúdos com significado para o aluno, tendo em conta o contexto e a estrutura cognitiva prévia que detém, avaliando e valorizando o seu percurso para a apropriação da matéria, assente no conceito de simulação do real através de modelos tridimensionais que facilitam a transposição para o bidimensional. Este relatório congrega o esforço empreendido no sentido de facilitar a comunicação e transmissão de conteúdos muito específicos, através de estratégias que consideramos terem incrementado a motivação dos alunos, invertendo o seu tendencial descomprometimento com a Geometria Descritiva.This report, conducted under the Master in Teaching Visual Arts on Primary, Junior and Secondary School, shows the information gathered during the practice of supervised teaching, where an educational intervention was developed to promote, transfer and acquire knowledge for the subject of Descriptive Geometry A, with 12th grade students in Visual Arts Scientific-Humanistic course in António Arroio Secondary School. The report focuses on the topic Shadows, a unit within the module 3-Dihedral Representation, which is part of the subject’s curriculum. The students in class X, from the 12th grade of António Arroio Secondary School with whom we had the opportunity to work, actively contributed to enriching this experience, in which new methods, approaches and teaching resources created by the graduate student where tested, and we believe they encouraged learning and the development of a cognitive structure that allowed students to understand the specific language of Descriptive Geometry. The pedagogical strategy shown focuses on a learning model that fulfills the need to provide content that is meaningful to the student, taking into consideration the student’s context and cognitive structure when assessing and valuing his progress in knowledge acquisition, which is based on the concept of reality simulation through three-dimensional models in order to facilitate the transposition into the two-dimensional approach. This report brings together the effort taken to facilitate communication and transmission of very specific contents, implementing strategies that we consider have increased student motivation, reversing a general tendency toward disengagement with the subject of Descriptive Geometry.Trindade, António de Oriol, 1967-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Ana Rita Frade, 1982-2013-12-26T10:52:54Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9836TID:201367653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:56.285246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais |
title |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais |
spellingShingle |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais Santos, Ana Rita Frade, 1982- Geometria descritiva Ensino das artes Motivação do aluno Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
title_short |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais |
title_full |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais |
title_fullStr |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais |
title_full_unstemmed |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais |
title_sort |
Geometria descritiva : luz e sombras nas artes visuais |
author |
Santos, Ana Rita Frade, 1982- |
author_facet |
Santos, Ana Rita Frade, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trindade, António de Oriol, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Rita Frade, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria descritiva Ensino das artes Motivação do aluno Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
topic |
Geometria descritiva Ensino das artes Motivação do aluno Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-26T10:52:54Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9836 TID:201367653 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9836 |
identifier_str_mv |
TID:201367653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134233868894208 |