Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29598 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_345fd9038ff0a104a7adfbc1e5e52c19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29598 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplacesBusiness relationshipsnetworksvalue creationSME service providersMarketplacesRelações de negócioredescriação de valorPME prestadoras de serviçoMarketplaceMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialThe study seeks to analyze and understand the business relationship between SME service providers and Electronic Marketplaces. These platforms have increasingly stood out in the market, as the final consumers frequently use them to satisfy their needs. In this way, developing a business relationship with a Marketplace can be a good growth opportunity for SMEs. The study objective was pursued through a qualitative and multiple case study. Data collection included continuous participant observation over a 12-month internship on a company owing a Marketplace platform, through interviews with seven small and micro companies from different sectors that establish or have already established business relationships with these platforms, and secondary data. The interviewees in this study were the top managers and/or founders of the companies studied. The main conclusions are the perception of value is the decisive factor for companies to continue or break their business relationships. From the moment they no longer reflect a competitive advantage, it no longer makes sense to be partners. Furthermore, certain characteristics such as informal competition, customer perception of the service, customer ‘distrust, and the need to reach certain audiences lead SMEs to establish business relationships with Marketplace.O estudo apresentado procura analisar e compreender a relação de negócio entre PME prestadoras de serviço e Eletronic Marketplaces. Estas plataformas têm-se destacado cada vez mais no mercado, pois os consumidores finais utilizam-nas frequentemente para conseguir satisfazer as suas necessidades. Desta forma, o desenvolvimento de uma relação de negócio com um Marketplace pode ser uma boa oportunidade de crescimento para as PME. O objetivo do estudo foi concebido através de um estudo de caso qualitativo e de múltiplos casos de estudo. A recolha de dados incluiu observação participante contínua ao longo de um estágio de 12 meses na empresa detentora de uma plataforma Marketplace, através de entrevistas a sete pequenas e micro empresas de diferentes setores que estabelecem ou já estabeleceram relações co-merciais com estas plataformas, e dados secundários. Os entrevistados deste estudo foram os principais gestores e/ou fundadores das empresas estudadas. As principais conclusões são que a perceção de valor é o fator decisivo para as empresas continuarem ou romperam as suas relações de negócio. A partir do momento que não refletem mais uma vantagem competitiva, deixa de fazer sentido serem parceiros. Para além disso, certas caraterísticas como concorrência informal, a perceção do cliente sobre o serviço, a desconfiança do mesmo e a necessidade de chegar a determinados públicos leva as PME a estabelecerem relações de negócio com Marketplace.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaFaustino, Marta Sofia Correia2023-12-13T14:03:39Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29598engFaustino, Marta Sofia Correia (2023). “Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:41.705506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces |
title |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces |
spellingShingle |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces Faustino, Marta Sofia Correia Business relationships networks value creation SME service providers Marketplaces Relações de negócio redes criação de valor PME prestadoras de serviço Marketplace |
title_short |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces |
title_full |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces |
title_fullStr |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces |
title_full_unstemmed |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces |
title_sort |
Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces |
author |
Faustino, Marta Sofia Correia |
author_facet |
Faustino, Marta Sofia Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, José Magalhães Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faustino, Marta Sofia Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Business relationships networks value creation SME service providers Marketplaces Relações de negócio redes criação de valor PME prestadoras de serviço Marketplace |
topic |
Business relationships networks value creation SME service providers Marketplaces Relações de negócio redes criação de valor PME prestadoras de serviço Marketplace |
description |
Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13T14:03:39Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29598 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Faustino, Marta Sofia Correia (2023). “Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136434333941760 |