Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Marta Sofia Correia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29598
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_345fd9038ff0a104a7adfbc1e5e52c19
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplacesBusiness relationshipsnetworksvalue creationSME service providersMarketplacesRelações de negócioredescriação de valorPME prestadoras de serviçoMarketplaceMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialThe study seeks to analyze and understand the business relationship between SME service providers and Electronic Marketplaces. These platforms have increasingly stood out in the market, as the final consumers frequently use them to satisfy their needs. In this way, developing a business relationship with a Marketplace can be a good growth opportunity for SMEs. The study objective was pursued through a qualitative and multiple case study. Data collection included continuous participant observation over a 12-month internship on a company owing a Marketplace platform, through interviews with seven small and micro companies from different sectors that establish or have already established business relationships with these platforms, and secondary data. The interviewees in this study were the top managers and/or founders of the companies studied. The main conclusions are the perception of value is the decisive factor for companies to continue or break their business relationships. From the moment they no longer reflect a competitive advantage, it no longer makes sense to be partners. Furthermore, certain characteristics such as informal competition, customer perception of the service, customer ‘distrust, and the need to reach certain audiences lead SMEs to establish business relationships with Marketplace.O estudo apresentado procura analisar e compreender a relação de negócio entre PME prestadoras de serviço e Eletronic Marketplaces. Estas plataformas têm-se destacado cada vez mais no mercado, pois os consumidores finais utilizam-nas frequentemente para conseguir satisfazer as suas necessidades. Desta forma, o desenvolvimento de uma relação de negócio com um Marketplace pode ser uma boa oportunidade de crescimento para as PME. O objetivo do estudo foi concebido através de um estudo de caso qualitativo e de múltiplos casos de estudo. A recolha de dados incluiu observação participante contínua ao longo de um estágio de 12 meses na empresa detentora de uma plataforma Marketplace, através de entrevistas a sete pequenas e micro empresas de diferentes setores que estabelecem ou já estabeleceram relações co-merciais com estas plataformas, e dados secundários. Os entrevistados deste estudo foram os principais gestores e/ou fundadores das empresas estudadas. As principais conclusões são que a perceção de valor é o fator decisivo para as empresas continuarem ou romperam as suas relações de negócio. A partir do momento que não refletem mais uma vantagem competitiva, deixa de fazer sentido serem parceiros. Para além disso, certas caraterísticas como concorrência informal, a perceção do cliente sobre o serviço, a desconfiança do mesmo e a necessidade de chegar a determinados públicos leva as PME a estabelecerem relações de negócio com Marketplace.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaFaustino, Marta Sofia Correia2023-12-13T14:03:39Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29598engFaustino, Marta Sofia Correia (2023). “Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:48Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:41.705506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
title Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
spellingShingle Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
Faustino, Marta Sofia Correia
Business relationships
networks
value creation
SME service providers
Marketplaces
Relações de negócio
redes
criação de valor
PME prestadoras de serviço
Marketplace
title_short Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
title_full Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
title_fullStr Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
title_full_unstemmed Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
title_sort Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces
author Faustino, Marta Sofia Correia
author_facet Faustino, Marta Sofia Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José Magalhães
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Marta Sofia Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Business relationships
networks
value creation
SME service providers
Marketplaces
Relações de negócio
redes
criação de valor
PME prestadoras de serviço
Marketplace
topic Business relationships
networks
value creation
SME service providers
Marketplaces
Relações de negócio
redes
criação de valor
PME prestadoras de serviço
Marketplace
description Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13T14:03:39Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29598
url http://hdl.handle.net/10400.5/29598
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Faustino, Marta Sofia Correia (2023). “Understanding business relationships between SME service providers and electronic marketplaces”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136434333941760