As TIC como recurso didáctico em contextos de exploração das ciências experimentais: um estudo no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Cristina Patrícia Tavares
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1419
Resumo: A Educação em Ciência e as Tecnologias de Informação e Comunicação são duas áreas que têm vindo a merecer especial atenção por parte dos investigadores e das escolas, uma vez que reflectem grande parte da evolução científica, tecnológica e social das sociedades actuais. Dado que a formação de base de cada indivíduo se inicia fundamentalmente nos primeiros anos de escolaridade, impõe-se o fomento destas duas áreas ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Todavia, não se pode descurar o quotidiano dos alunos e toda e qualquer proposta didáctica deverá ter em conta as concepções dos mesmos. É neste âmbito que a Educação em Ciência tem adoptado uma perspectiva CTS (Ciência -Tecnologia – Sociedade). Neste quadro, surge uma outra necessidade, a formação de professores, que deve contemplar esta realidade. Foi nesta linha de pensamento que o Ministério da Educação criou o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Despacho n.º 2143/2007). O presente trabalho propõe-se apresentar propostas de contextualização de doze actividades experimentais, seleccionadas a partir dos Guiões Didácticos para Professores, desenvolvidos pela Comissão Técnico-Científica de Acompanhamento para o PFEEC, a saber: Guião 1– “Explorando….Objectos. Flutuação em líquidos”; Guião 2– Explorando…Materiais. Dissolução em líquidos”; Guião 3– “Explorando…Plantas. Sementes, Germinação e Crescimento”; Guião 4 – “Explorando…A Luz. Sombras e imagens”; Guião 5 – “Explorando…A Electricidade. Lâmpadas, pilhas e circuitos”; Guião 6 – “Explorando…Mudanças de Estado Físico”, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). Com base nesta finalidade definiu-se a seguinte questão de investigação: - Qual o impacte da utilização de recursos multimédia decorrente da exploração do Ensino Experimental no 1.º CEB no desempenho dos alunos, ao nível da sua participação oral, empenho e interesse? Para dar resposta a esta questão traçou-se como objectivo de investigação: Avaliar o impacte da utilização dos recursos multimédia na participação oral, empenho e interesse dos alunos. Neste quadro, e de acordo com o seu principal propósito, a presente investigação caracterizou-se por ser uma Investigação e Desenvolvimento. Assumiu uma natureza qualitativa, envolvendo um estudo de caso, dado que os recursos multimédia desenvolvidos foram implementados, com carácter de projecto-piloto, numa turma de 3º e 4º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar da observação participante, realizada por parte da investigadora, ter sido uma valiosa técnica de recolha de dados, construíram-se ainda uma escala de classificação, utilizada pela investigadora, e um questionário de auto-avaliação destinado aos alunos. Ambos os instrumentos permitiram a recolha de dados relativos à participação, interesse e empenho dos alunos durante cada sessão de implementação – utilização do recurso multimédia e actividade experimental. Dos resultados obtidos, conclui-se que a utilização de recursos multimédia, nos contextos de exploração das actividades experimentais, contribuem para o aumento da participação, interesse e empenho dos alunos durante a realização das mesmas, embora com níveis diferentes. Assim, esta investigação, apesar de modesta, contribui para a consciencialização, por parte dos professores, da importância dos contextos de exploração, no Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo, valorizando as TIC como um recurso didáctico valioso, na sociedade actual. ABSTRACT: Science Education and Information and Communication Technologies are two areas that have come to deserve special attention from researchers and schools, given that they reflect a great deal of the scientific, technological and social evolution of present day societies. Once the basal education of each individual is fundamentally initiated in the first years of schooling, the fostering of these two areas in Primary Education is of paramount importance. Nevertheless, one cannot oversee the everyday life of pupils and every single didactic proposal should take into account their conceptions. It is within this scope that Science Education has adopted a STS (Science – Technology – Society) perspective. In this scenario, there emerges another need, teacher education that must comprehend this reality. It was on the basis of this line of thought that the Ministry of Education created the Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico1 (Despacho n.º 2143/2007) (TPETSPET). The present study aims at presenting contextualization proposals of twelve experimental activities, selected from the Guiões Didácticos para Professores2, developed by the Comissão Técnico-Científica de Acompanhamento para o PFEEC3: Guide 1 – “Exploring… Objects. Floating on liquids”; Guide 2 – “Exploring… Materials. Dissolution in liquids”; Guide 3 – “Exploring… Plants. Seeds, Germination and Growth”; Guide 4 – “Exploring… Light. Shadows and images”; Guide 5 – “Exploring… Electricity. Bulbs, batteries and circuits”; Guide 6 – “Exploring… Changes in physical state”, resorting to Information and Communication Technologies (ICT) in Primary Education (PE). On the basis of this goal the following research question was formulated: What is the impact of the use of multimedia resources that stems from the exploitation of Experimental Teaching in PE in the performance of pupils at the level of their oral participation, commitment and interest? To answer this question the following research objective was formulated: to evaluate the impact of the use of multimedia resources on oral participation, commitment and interest of the pupils. Under this scenario and according to its main goal, the present study adopted the characteristics of Research & Development. It adopted a qualitative nature, involving a case study, given that the multimedia resources developed were applied, from a pilot-project perspective, with a mixed 3rd and 4th year PE class. In spite of participant observation, conducted by the researcher, having proved to be a valuable data collection technique, a classification scale and a selfevaluation questionnaire were also developed by the researcher aimed at the pupils. Both instruments allowed for the collection of data on participation, interest and commitment of pupils throughout each teaching session – use of the multimedia resource and experimental activity. From the results obtained we can conclude that the use of multimedia resources in the context of the exploitation of experimental activities contribute towards the increase of participation, interest and commitment of pupils while these activities are taking place, although at different levels. Therefore, this study, albeit modest, contributes towards the awareness, on the part of teachers, of the importance of the contexts of exploration in the Experimental Teaching of Sciences in PE, valuing ICT as a valuable didactic resource in present day society.
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Neste quadro, surge uma outra necessidade, a formação de professores, que deve contemplar esta realidade. Foi nesta linha de pensamento que o Ministério da Educação criou o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Despacho n.º 2143/2007). O presente trabalho propõe-se apresentar propostas de contextualização de doze actividades experimentais, seleccionadas a partir dos Guiões Didácticos para Professores, desenvolvidos pela Comissão Técnico-Científica de Acompanhamento para o PFEEC, a saber: Guião 1– “Explorando….Objectos. Flutuação em líquidos”; Guião 2– Explorando…Materiais. Dissolução em líquidos”; Guião 3– “Explorando…Plantas. Sementes, Germinação e Crescimento”; Guião 4 – “Explorando…A Luz. Sombras e imagens”; Guião 5 – “Explorando…A Electricidade. 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Apesar da observação participante, realizada por parte da investigadora, ter sido uma valiosa técnica de recolha de dados, construíram-se ainda uma escala de classificação, utilizada pela investigadora, e um questionário de auto-avaliação destinado aos alunos. Ambos os instrumentos permitiram a recolha de dados relativos à participação, interesse e empenho dos alunos durante cada sessão de implementação – utilização do recurso multimédia e actividade experimental. Dos resultados obtidos, conclui-se que a utilização de recursos multimédia, nos contextos de exploração das actividades experimentais, contribuem para o aumento da participação, interesse e empenho dos alunos durante a realização das mesmas, embora com níveis diferentes. Assim, esta investigação, apesar de modesta, contribui para a consciencialização, por parte dos professores, da importância dos contextos de exploração, no Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo, valorizando as TIC como um recurso didáctico valioso, na sociedade actual. ABSTRACT: Science Education and Information and Communication Technologies are two areas that have come to deserve special attention from researchers and schools, given that they reflect a great deal of the scientific, technological and social evolution of present day societies. Once the basal education of each individual is fundamentally initiated in the first years of schooling, the fostering of these two areas in Primary Education is of paramount importance. Nevertheless, one cannot oversee the everyday life of pupils and every single didactic proposal should take into account their conceptions. It is within this scope that Science Education has adopted a STS (Science – Technology – Society) perspective. In this scenario, there emerges another need, teacher education that must comprehend this reality. It was on the basis of this line of thought that the Ministry of Education created the Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico1 (Despacho n.º 2143/2007) (TPETSPET). The present study aims at presenting contextualization proposals of twelve experimental activities, selected from the Guiões Didácticos para Professores2, developed by the Comissão Técnico-Científica de Acompanhamento para o PFEEC3: Guide 1 – “Exploring… Objects. Floating on liquids”; Guide 2 – “Exploring… Materials. Dissolution in liquids”; Guide 3 – “Exploring… Plants. Seeds, Germination and Growth”; Guide 4 – “Exploring… Light. Shadows and images”; Guide 5 – “Exploring… Electricity. Bulbs, batteries and circuits”; Guide 6 – “Exploring… Changes in physical state”, resorting to Information and Communication Technologies (ICT) in Primary Education (PE). On the basis of this goal the following research question was formulated: What is the impact of the use of multimedia resources that stems from the exploitation of Experimental Teaching in PE in the performance of pupils at the level of their oral participation, commitment and interest? To answer this question the following research objective was formulated: to evaluate the impact of the use of multimedia resources on oral participation, commitment and interest of the pupils. Under this scenario and according to its main goal, the present study adopted the characteristics of Research & Development. It adopted a qualitative nature, involving a case study, given that the multimedia resources developed were applied, from a pilot-project perspective, with a mixed 3rd and 4th year PE class. In spite of participant observation, conducted by the researcher, having proved to be a valuable data collection technique, a classification scale and a selfevaluation questionnaire were also developed by the researcher aimed at the pupils. Both instruments allowed for the collection of data on participation, interest and commitment of pupils throughout each teaching session – use of the multimedia resource and experimental activity. From the results obtained we can conclude that the use of multimedia resources in the context of the exploitation of experimental activities contribute towards the increase of participation, interest and commitment of pupils while these activities are taking place, although at different levels. Therefore, this study, albeit modest, contributes towards the awareness, on the part of teachers, of the importance of the contexts of exploration in the Experimental Teaching of Sciences in PE, valuing ICT as a valuable didactic resource in present day society.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:09Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1419porSimões, Cristina Patrícia Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:16Zoai:ria.ua.pt:10773/1419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:05.875985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Foi nesta linha de pensamento que o Ministério da Educação criou o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Despacho n.º 2143/2007). O presente trabalho propõe-se apresentar propostas de contextualização de doze actividades experimentais, seleccionadas a partir dos Guiões Didácticos para Professores, desenvolvidos pela Comissão Técnico-Científica de Acompanhamento para o PFEEC, a saber: Guião 1– “Explorando….Objectos. Flutuação em líquidos”; Guião 2– Explorando…Materiais. Dissolução em líquidos”; Guião 3– “Explorando…Plantas. Sementes, Germinação e Crescimento”; Guião 4 – “Explorando…A Luz. Sombras e imagens”; Guião 5 – “Explorando…A Electricidade. Lâmpadas, pilhas e circuitos”; Guião 6 – “Explorando…Mudanças de Estado Físico”, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). Com base nesta finalidade definiu-se a seguinte questão de investigação: - Qual o impacte da utilização de recursos multimédia decorrente da exploração do Ensino Experimental no 1.º CEB no desempenho dos alunos, ao nível da sua participação oral, empenho e interesse? Para dar resposta a esta questão traçou-se como objectivo de investigação: Avaliar o impacte da utilização dos recursos multimédia na participação oral, empenho e interesse dos alunos. Neste quadro, e de acordo com o seu principal propósito, a presente investigação caracterizou-se por ser uma Investigação e Desenvolvimento. Assumiu uma natureza qualitativa, envolvendo um estudo de caso, dado que os recursos multimédia desenvolvidos foram implementados, com carácter de projecto-piloto, numa turma de 3º e 4º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar da observação participante, realizada por parte da investigadora, ter sido uma valiosa técnica de recolha de dados, construíram-se ainda uma escala de classificação, utilizada pela investigadora, e um questionário de auto-avaliação destinado aos alunos. Ambos os instrumentos permitiram a recolha de dados relativos à participação, interesse e empenho dos alunos durante cada sessão de implementação – utilização do recurso multimédia e actividade experimental. Dos resultados obtidos, conclui-se que a utilização de recursos multimédia, nos contextos de exploração das actividades experimentais, contribuem para o aumento da participação, interesse e empenho dos alunos durante a realização das mesmas, embora com níveis diferentes. 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In this scenario, there emerges another need, teacher education that must comprehend this reality. It was on the basis of this line of thought that the Ministry of Education created the Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico1 (Despacho n.º 2143/2007) (TPETSPET). The present study aims at presenting contextualization proposals of twelve experimental activities, selected from the Guiões Didácticos para Professores2, developed by the Comissão Técnico-Científica de Acompanhamento para o PFEEC3: Guide 1 – “Exploring… Objects. Floating on liquids”; Guide 2 – “Exploring… Materials. Dissolution in liquids”; Guide 3 – “Exploring… Plants. Seeds, Germination and Growth”; Guide 4 – “Exploring… Light. Shadows and images”; Guide 5 – “Exploring… Electricity. Bulbs, batteries and circuits”; Guide 6 – “Exploring… Changes in physical state”, resorting to Information and Communication Technologies (ICT) in Primary Education (PE). On the basis of this goal the following research question was formulated: What is the impact of the use of multimedia resources that stems from the exploitation of Experimental Teaching in PE in the performance of pupils at the level of their oral participation, commitment and interest? To answer this question the following research objective was formulated: to evaluate the impact of the use of multimedia resources on oral participation, commitment and interest of the pupils. Under this scenario and according to its main goal, the present study adopted the characteristics of Research & Development. It adopted a qualitative nature, involving a case study, given that the multimedia resources developed were applied, from a pilot-project perspective, with a mixed 3rd and 4th year PE class. In spite of participant observation, conducted by the researcher, having proved to be a valuable data collection technique, a classification scale and a selfevaluation questionnaire were also developed by the researcher aimed at the pupils. Both instruments allowed for the collection of data on participation, interest and commitment of pupils throughout each teaching session – use of the multimedia resource and experimental activity. From the results obtained we can conclude that the use of multimedia resources in the context of the exploitation of experimental activities contribute towards the increase of participation, interest and commitment of pupils while these activities are taking place, although at different levels. Therefore, this study, albeit modest, contributes towards the awareness, on the part of teachers, of the importance of the contexts of exploration in the Experimental Teaching of Sciences in PE, valuing ICT as a valuable didactic resource in present day society.
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