Contos e jogos: "pensa e faz tu próprio, estúpido"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Liliana Maria Araújo da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7143
Resumo: Esta dissertação irá analisar o papel dos videojogos de aventura gráfica no processo didáctico, com o objectivo de compreender como é possível potenciar a aprendizagem através de novas abordagens às aventuras gráficas. Para sustentar esta pesquisa foi desenvolvido um projecto conceptual de uma aventura gráfica, baseado no livro "As Aventuras de João Sem Medo" (Ferreira, 2009), sendo uma das principais premissas recorrer à plasticidade do desenho, tirando partido das tradicionais animações 2D. Recorrendo aos estudos efectuados por Marc Prensky relativamente à aprendizagem nos videojogos, aos princípios de aprendizagem de Paul Gee, e aos estudos de Sir Ken Robinson acerca do ensino através do estímulo da criatividade, teve-se como objectivo a criação de um artefacto interactivo visando uma nova reestruturação dos videojogos de aventura, trazendo novos paradigmas de interacção para os clássicos jogos de aventura “point-andclick”.
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