Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Rita Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16478
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) 2º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_34ac7765636d5792b7cfa93df15d5529
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16478
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infânciaJardim de InfânciaFamíliasParticipaçãoEnvolvimentoKindergartenFamiliesParticipationInvolvementRelatório de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) 2º Ano do Mestrado em Educação Pré-EscolarO relatório de estágio apresentado surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II e tem como finalidade retratar de forma reflexiva e fundamentada a minha prática educativa enquanto educadora-estagiária, ao longo de quinze semanas de intervenção pedagógica num estabelecimento educativo pertencente à rede pública, na valência de Jardim de Infância, com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Essenciais ao meu processo interventivo, neste documento consta a caraterização do contexto socioeducativo em que decorreu a prática e, partindo desta caraterização, são apresentadas as intencionalidades educativas que delineei para com os distintos intervenientes no processo educativo, fundamentando e estabelecendo as bases da minha ação educativa no contexto. Resultante de uma frequente análise interpretativa das minhas observações e vivência ao longo da prática, considerei pertinente refletir acerca da realidade do contexto da minha PPSII, realizando uma investigação de natureza mista, centrada no estudo das perspetivas das famílias e da educadora cooperante acerca do envolvimento e participação das famílias no contexto de Jardim de Infância, formulando a problemática: Pais…façam o favor de entrar! A participação das Famílias em Jardim de Infância. A partir das diversas técnicas, instrumentos de recolha de dados e distintos métodos de análise e interpretação dos resultados, foi possível a triangulação dos dados obtidos, permitindo compreender que tanto as famílias, como a educadora cooperante reconhecem vastos benefícios na participação e envolvimento das famílias em JI e demostram interesse em colaborar mutuamente, perspetivando a construção de uma parceria. Contudo, quer as famílias, quer a educadora ambicionam uma maior e mais frequente comunicação, participação e envolvimento das famílias, identificando para além de alguns obstáculos, algumas sugestões para reforçar e promover estas ações. Por fim, é apresentada uma análise e reflexão do meu percurso académico e prática profissional, destacando os contributos para a construção da minha profissionalidade docente e formação pessoal e social, e em jeito de conclusão, são apresentadas as considerações finais deste trabalho.ABSTRACT The internship report presented comes within the scope of Supervised Professional Practice II and aims to portray in a reflective and reasoned way my educational practice as an educator-trainee, over fifteen weeks of pedagogical intervention in an educational establishment belonging to the public system, in a Kindergarten, with a group of twenty-five children, aged between four to six years. Essential to my intervention process, this document contains the characterization of the socio-educational context in which the practice took place and, based on this characterization, the educational intentions that I outlined for the different actors in the educational process are presented, substantiating and establishing the foundations of my educational action in the context. As a result of a frequent interpretative analysis of my observations and experiences throughout the practice, I considered it pertinent to reflect on the reality of the context of my SPPII, conducting a mixed research, focused on the study of families and cooperating educator perspectives about the involvement and participation of families in kindergarten, formulating the problematic: Parents...please come in! The participation of families in kindergarten. From the different techniques, data collection instruments and different methods of analysis and interpretation of results, it was possible to triangulate the data obtained with the research, allowing me to understand that either families and the cooperating educator recognize vast benefits in the participation and involvement of families in kindergarten and show interest in collaborating mutually, with the perspective of building a partnership. However, either families and the educator aspire to a greater and more frequent communication, participation and involvement of families, identifying in addition to some obstacles, some suggestions to strengthen and promote these actions. Finally, an analysis and reflection of my academic career and professional practice is presented, as well as the contributions to the construction of my teaching professionality and personal and social training, and in conclusion, are presented the final considerations of this work.Fuertes, MarinaRCIPLGonçalves, Ana Rita Carvalho2023-09-18T09:00:58Z2023-06-062023-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16478TID:203353056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-20T02:15:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:45.582212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
title Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
spellingShingle Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
Gonçalves, Ana Rita Carvalho
Jardim de Infância
Famílias
Participação
Envolvimento
Kindergarten
Families
Participation
Involvement
title_short Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
title_full Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
title_fullStr Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
title_full_unstemmed Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
title_sort Pais… façam o favor de entrar! a participação das famílias em jardim de infância
author Gonçalves, Ana Rita Carvalho
author_facet Gonçalves, Ana Rita Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Rita Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Famílias
Participação
Envolvimento
Kindergarten
Families
Participation
Involvement
topic Jardim de Infância
Famílias
Participação
Envolvimento
Kindergarten
Families
Participation
Involvement
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) 2º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-18T09:00:58Z
2023-06-06
2023-06-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16478
TID:203353056
url http://hdl.handle.net/10400.21/16478
identifier_str_mv TID:203353056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133565425811456