Manuel Gusmão, Contra Todas as Evidências. Poemas Reunidos II, poesia da memória e da imaginação do futuro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37981 |
Resumo: | Contra Todas as Evidências. Poemas Reunidos II (2014) insere-se no projecto de republicação em curso da obra de Manuel Gusmão, reunindo desta feita Teatros do Tempo (2001), Os Dias Levantados (2002) e Migrações do Fogo (2004). Nele se redefinem uma assinatura autoral e uma ideia de obra poética, desde logo nos elementos paratextuais do livro. Assim se potenciam um diálogo interno entre os textos e novos sentidos de leitura, numa circunstância diferente de recepção. Este artigo pretende sublinhar alguns elementos essenciais deste tríptico: uma poesia que pensa e se pensa no mundo dos homens e da História, com uma inventiva incansável de figuras de linguagem e formas do mundo; uma escrita herdeira da modernidade poética que assume uma dimensão ética e cognitiva e resiste pelo trabalho de linguagem e de memória. |
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Manuel Gusmão, Contra Todas as Evidências. Poemas Reunidos II, poesia da memória e da imaginação do futuroGusmão, Manuel, 1945- - Crítica e interpretaçãoContra todas as evidências. Poemas Reunidos IIPoesia da memória e da imaginação do futuroContra Todas as Evidências. Poemas Reunidos II (2014) insere-se no projecto de republicação em curso da obra de Manuel Gusmão, reunindo desta feita Teatros do Tempo (2001), Os Dias Levantados (2002) e Migrações do Fogo (2004). Nele se redefinem uma assinatura autoral e uma ideia de obra poética, desde logo nos elementos paratextuais do livro. Assim se potenciam um diálogo interno entre os textos e novos sentidos de leitura, numa circunstância diferente de recepção. Este artigo pretende sublinhar alguns elementos essenciais deste tríptico: uma poesia que pensa e se pensa no mundo dos homens e da História, com uma inventiva incansável de figuras de linguagem e formas do mundo; uma escrita herdeira da modernidade poética que assume uma dimensão ética e cognitiva e resiste pelo trabalho de linguagem e de memória.UFMGRepositório da Universidade de LisboaCarmo, Carina2019-05-02T09:02:20Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37981porDO CARMO, Carina Infante. Manuel Gusmão, Contra Todas as Evidências. Poemas Reunidos II, poesia da memória e da imaginação do futuro. Revista do Centro de Estudos Portugueses, [S.l.], v. 35, n. 53, p. 61-79, dez. 2015. ISSN 2359-0076. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/9841>. Acesso em: 11 abr. 2019.2359-0076http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.35.53.61-79info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:52.211769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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