Funcionamento executivo na síndrome de Asperger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10163 |
Resumo: | Objetivos: O presente estudo teve como primeiro objetivo descrever o Funcionamento Executivo na Síndrome de Asperger (SA) e, como segundo, comparar o Funcionamento Executivo em crianças com Síndrome de Asperger e crianças com Desenvolvimento Típico (DT). Métodos: Foi realizado um estudo com 10 crianças, 5 com SA e 5 com DT, com idades compreendidas entre o 6 e os 15 anos. Estes dois grupos de crianças foram comparados em 8 domínios específicos do Funcionamento Executivo: Inibição, Mudança, Controlo Emocional, Iniciativa, Memória de Trabalho, Planeamento/Organização, Organização de Materiais e Monitorização. Para avaliar o Funcionamento Executivo foi utilizado o instrumento de avaliação BRIEF – Behavior Rating Inventory of Executive Function, forma pais. Resultados: Verificaram-se maiores diferenças entre os grupos nas Escalas Mudança e Controlo Emocional, no Índice de Regulação Comportamental (IRC) e, por último, no Complexo Executivo Global (CEG). Conclusões: Constatou-se que o Grupo SA apresenta, de um modo geral, problemas em todos os domínios presentes nas funções executivas. Destacando-se dificuldades acrescidas em situações de mudanças ou resolução de problemas. Tendo em conta a reduzida dimensão da amostra, os resultados acabam por não poder ser considerados de grande relevância, pelo que outros estudos sobre esta temática devem ser realizados. |
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Funcionamento executivo na síndrome de AspergerAvaliaçãoBRIEFControlo emocionalDesenvolvimento típicoDisfunção executivaEscalas clínicasFlexibilidade cognitivaFuncionamento executivoPerturbações do espetro do autismoSíndrome de AspergerDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaObjetivos: O presente estudo teve como primeiro objetivo descrever o Funcionamento Executivo na Síndrome de Asperger (SA) e, como segundo, comparar o Funcionamento Executivo em crianças com Síndrome de Asperger e crianças com Desenvolvimento Típico (DT). Métodos: Foi realizado um estudo com 10 crianças, 5 com SA e 5 com DT, com idades compreendidas entre o 6 e os 15 anos. Estes dois grupos de crianças foram comparados em 8 domínios específicos do Funcionamento Executivo: Inibição, Mudança, Controlo Emocional, Iniciativa, Memória de Trabalho, Planeamento/Organização, Organização de Materiais e Monitorização. Para avaliar o Funcionamento Executivo foi utilizado o instrumento de avaliação BRIEF – Behavior Rating Inventory of Executive Function, forma pais. Resultados: Verificaram-se maiores diferenças entre os grupos nas Escalas Mudança e Controlo Emocional, no Índice de Regulação Comportamental (IRC) e, por último, no Complexo Executivo Global (CEG). Conclusões: Constatou-se que o Grupo SA apresenta, de um modo geral, problemas em todos os domínios presentes nas funções executivas. Destacando-se dificuldades acrescidas em situações de mudanças ou resolução de problemas. Tendo em conta a reduzida dimensão da amostra, os resultados acabam por não poder ser considerados de grande relevância, pelo que outros estudos sobre esta temática devem ser realizados.Melo, Ana Isabel Amaral do Nascimento Rodrigues deRepositório da Universidade de LisboaVelez, Joana Isabel Moreno2015-11-18T10:24:54Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:39.389368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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