Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/54905 |
Resumo: | Um professor reflexivo é um professor que pensa constantemente sobre a sua prática. É um professor que planifica e pensa a gestão do currículo, que avalia a sua prática e reflecte sobre ela sempre tendo como objectivo que os seus alunos aprendam da melhor forma possível, de forma significativa. Cada vez mais o ensino passa por uma reflexão sobre a acção e, uma boa forma de se conhecer os alunos que temos, poderá passar pela elaboração de diários de aula, pelos professores e pelos alunos. Este trabalho centra-se no estudo de diários de aula elaborados por alunos de uma professora no seu ano de iniciação à prática profissional, mostrando aquilo que é uma aula para o professor e a perspectiva dos alunos. |
id |
RCAP_35017946c0a2afd3a9740bec9942d742 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54905 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunosEducaçãoProfessor - CompetênciasProfessor reflexivoCurrículo - GestãoDiário de aulaUm professor reflexivo é um professor que pensa constantemente sobre a sua prática. É um professor que planifica e pensa a gestão do currículo, que avalia a sua prática e reflecte sobre ela sempre tendo como objectivo que os seus alunos aprendam da melhor forma possível, de forma significativa. Cada vez mais o ensino passa por uma reflexão sobre a acção e, uma boa forma de se conhecer os alunos que temos, poderá passar pela elaboração de diários de aula, pelos professores e pelos alunos. Este trabalho centra-se no estudo de diários de aula elaborados por alunos de uma professora no seu ano de iniciação à prática profissional, mostrando aquilo que é uma aula para o professor e a perspectiva dos alunos.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54905porAlmeida, Vânia Roberta Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T16:07:35Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:38:08.126030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos |
title |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos |
spellingShingle |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos Almeida, Vânia Roberta Campos Educação Professor - Competências Professor reflexivo Currículo - Gestão Diário de aula |
title_short |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos |
title_full |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos |
title_fullStr |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos |
title_full_unstemmed |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos |
title_sort |
Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos |
author |
Almeida, Vânia Roberta Campos |
author_facet |
Almeida, Vânia Roberta Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vânia Roberta Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professor - Competências Professor reflexivo Currículo - Gestão Diário de aula |
topic |
Educação Professor - Competências Professor reflexivo Currículo - Gestão Diário de aula |
description |
Um professor reflexivo é um professor que pensa constantemente sobre a sua prática. É um professor que planifica e pensa a gestão do currículo, que avalia a sua prática e reflecte sobre ela sempre tendo como objectivo que os seus alunos aprendam da melhor forma possível, de forma significativa. Cada vez mais o ensino passa por uma reflexão sobre a acção e, uma boa forma de se conhecer os alunos que temos, poderá passar pela elaboração de diários de aula, pelos professores e pelos alunos. Este trabalho centra-se no estudo de diários de aula elaborados por alunos de uma professora no seu ano de iniciação à prática profissional, mostrando aquilo que é uma aula para o professor e a perspectiva dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/54905 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/54905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136288788447232 |