Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vânia Roberta Campos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/54905
Resumo: Um professor reflexivo é um professor que pensa constantemente sobre a sua prática. É um professor que planifica e pensa a gestão do currículo, que avalia a sua prática e reflecte sobre ela sempre tendo como objectivo que os seus alunos aprendam da melhor forma possível, de forma significativa. Cada vez mais o ensino passa por uma reflexão sobre a acção e, uma boa forma de se conhecer os alunos que temos, poderá passar pela elaboração de diários de aula, pelos professores e pelos alunos. Este trabalho centra-se no estudo de diários de aula elaborados por alunos de uma professora no seu ano de iniciação à prática profissional, mostrando aquilo que é uma aula para o professor e a perspectiva dos alunos.
id RCAP_35017946c0a2afd3a9740bec9942d742
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunosEducaçãoProfessor - CompetênciasProfessor reflexivoCurrículo - GestãoDiário de aulaUm professor reflexivo é um professor que pensa constantemente sobre a sua prática. É um professor que planifica e pensa a gestão do currículo, que avalia a sua prática e reflecte sobre ela sempre tendo como objectivo que os seus alunos aprendam da melhor forma possível, de forma significativa. Cada vez mais o ensino passa por uma reflexão sobre a acção e, uma boa forma de se conhecer os alunos que temos, poderá passar pela elaboração de diários de aula, pelos professores e pelos alunos. Este trabalho centra-se no estudo de diários de aula elaborados por alunos de uma professora no seu ano de iniciação à prática profissional, mostrando aquilo que é uma aula para o professor e a perspectiva dos alunos.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54905porAlmeida, Vânia Roberta Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T16:07:35Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:38:08.126030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
title Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
spellingShingle Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
Almeida, Vânia Roberta Campos
Educação
Professor - Competências
Professor reflexivo
Currículo - Gestão
Diário de aula
title_short Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
title_full Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
title_fullStr Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
title_full_unstemmed Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
title_sort Uma professora reflexiva em iniciação à prática profissional : o contributo de diários de aula elaborados pelos alunos
author Almeida, Vânia Roberta Campos
author_facet Almeida, Vânia Roberta Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Vânia Roberta Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professor - Competências
Professor reflexivo
Currículo - Gestão
Diário de aula
topic Educação
Professor - Competências
Professor reflexivo
Currículo - Gestão
Diário de aula
description Um professor reflexivo é um professor que pensa constantemente sobre a sua prática. É um professor que planifica e pensa a gestão do currículo, que avalia a sua prática e reflecte sobre ela sempre tendo como objectivo que os seus alunos aprendam da melhor forma possível, de forma significativa. Cada vez mais o ensino passa por uma reflexão sobre a acção e, uma boa forma de se conhecer os alunos que temos, poderá passar pela elaboração de diários de aula, pelos professores e pelos alunos. Este trabalho centra-se no estudo de diários de aula elaborados por alunos de uma professora no seu ano de iniciação à prática profissional, mostrando aquilo que é uma aula para o professor e a perspectiva dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/54905
url http://hdl.handle.net/10216/54905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136288788447232