Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Tânia Sofia Loureiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7943
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_35021496be3df7ab18228cdb01979549
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade1.º Ciclo do Ensino BásicoMatemáticaAvaliação formativaEnsino a distânciaQuizzes matemáticos1st Cycle of Basic EducationMathFormative assessmentDistance learningMathematical quizzesDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O Relatório de Estágio apresentado foi desenvolvido a fim de concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste está retratado o trabalho desenvolvido na Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo também apresentado o desenvolvimento de uma investigação com o tema: “Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade”. No dois primeiros capítulos é descrito, detalhadamente, o trabalho referente à Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em cada um deles e apresentada a caraterização do meio e do grupo de crianças, as atividades implementadas e as reflexões realizadas ao longo da prática. O final de cada capítulo é destinado a uma reflexão global sobre a prática. O último capítulo é referente à investigação realizada através de ensino a distância com uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola EB1 Quinta da Granja, tendo como objetivo dar resposta à seguinte questão-problema: Quais as emoções vivenciadas por alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico quando envolvidos na realização de atividades na plataforma Google Classroom, em sessões síncronas em contexto de ensino a distância, apresentadas através de questionários no formato de quizzes matemáticos? Com base na questão problema definimos os seguintes objetivos: Desenvolver questionários de avaliação formativa na forma de quizzes matemáticos, a propor a alunos de 1.º ano de escolaridade na plataforma Google Classroom, em sessões síncronas; Caraterizar as emoções dos alunos face à realização quizzes matemáticos; e Evidenciar o valor da realização de quizzes matemáticos para a avaliação formativa em matemática no 1.º ano de escolaridade. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: questionários, observação e notas de campo. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e subcategorias de análise. A análise dos dados e os resultados obtidos sustentam a conclusão de que a realização de questionários no formato de quizzes matemáticos através da plataforma Google Classroom despertaram nos alunos participantes no estudo emoções positivas, como sejam alegria, entusiasmo e euforia. Concluímos ainda o valor dos quizzes desenvolvidos e implementados enquanto instrumentos de avaliação formativa das aprendizagens em matemática.The internship report presented was developed in order to complete the Master Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, at the Higher education School of the Polytechnic Institution of Castelo Branco. It portrays the work developed in the Supervised Practice in Pre-School Education and in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, and also presents the development of an investigation with the theme: "Mathematics quizzes on the Classroom Platform - emotions of students from the 1st year of schooling”. The first two chapters describe, in detail, the work related to Supervised Practice in Pre-School Education and in the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In each of them, the characterization of the environment and the group of children, the activities implemented and the reflections carried out during the practice are presented. The end of each chapter is intended for a global reflection on the practice. The last chapter refers to the investigation carried out through distance learning with a class of the 1st Cycle of Basic Education at Escola EB1 Quinta da Granja, with the objective of answering the following problem question: What are the emotions experienced by students from the 1st .º year of the 1st Cycle of Basic Education when involved in carrying out activities on the Google Classroom platform, in synchronous sessions in the context of distance learning, presented through questionnaires in the format of mathematical quizzes? Based on the problem question, we defined the following objectives: Develop formative assessment questionnaires in the form of mathematical quizzes, to be proposed to 1st year students on the Google Classroom platform, in synchronous sessions; Characterize students' emotions in the face of mathematical quizzes; and Evidencing the value of carrying out math quizzes for formative assessment in mathematics in the 1st year of schooling. The research carried out was part of a qualitative paradigm and followed an action-research design. Regarding data collection instruments, these included: questionnaires, observation and field notes. As for data analysis, we used content analysis based on the definition of categories and subcategories of analysis. The analysis of the data and the results obtained support the conclusion that the completion of questionnaires in the format of mathematical quizzes through the Google Classroom platform aroused positive emotions in the students participating in the study, such as joy, enthusiasm and euphoria. We also concluded the value of quizzes developed and implemented as formative assessment tools for learning in mathematics.Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAntunes, Tânia Sofia Loureiro2022-04-07T08:47:54Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7943TID:202984486porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:04Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:24.397205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade
title Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade
spellingShingle Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade
Antunes, Tânia Sofia Loureiro
1.º Ciclo do Ensino Básico
Matemática
Avaliação formativa
Ensino a distância
Quizzes matemáticos
1st Cycle of Basic Education
Math
Formative assessment
Distance learning
Mathematical quizzes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade
title_full Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade
title_fullStr Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade
title_sort Quizzes de matemática na Plataforma Classroom – emoções de alunos do 1.º ano de escolaridade
author Antunes, Tânia Sofia Loureiro
author_facet Antunes, Tânia Sofia Loureiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Tânia Sofia Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Matemática
Avaliação formativa
Ensino a distância
Quizzes matemáticos
1st Cycle of Basic Education
Math
Formative assessment
Distance learning
Mathematical quizzes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Matemática
Avaliação formativa
Ensino a distância
Quizzes matemáticos
1st Cycle of Basic Education
Math
Formative assessment
Distance learning
Mathematical quizzes
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07T08:47:54Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7943
TID:202984486
url http://hdl.handle.net/10400.11/7943
identifier_str_mv TID:202984486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130848234045440