Como melhorar a inclusão: uma intervenção em turmas do 2.º e 3.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Ana Luísa Dionísio Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9895
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Especial
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spelling Como melhorar a inclusão: uma intervenção em turmas do 2.º e 3.º cicloInclusãoNecessidades educativas especiaisProfessor de educação especialProfessor de ensino regularParesInclusionSpecial educational needsSpecial education teacherRegular teaching teacherPeersProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação EspecialO estudo apresentado neste Projeto de Intervenção pretende contribuir para a melhoria da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas do 2.º e do 3.º ciclo, recorrendo para tal a diferentes estratégias cuja eficácia é discutida. Este estudo divide-se em três partes: um levantamento inicial dos pareceres dos professores, encarregados de educação e alunos sobre os problemas sentidos no âmbito da inclusão, sendo a partir daí definidos os objetivos da intervenção que se seguiu. No que respeita aos professores, foram inquiridos os seus pareceres sobre a inclusão, bem como as principais dificuldades sentidas e preocupações. Quanto aos pareceres dos encarregados de educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais, foram inquiridas as preocupações sobre a inclusão do filho na escola e anseios quanto ao futuro. Relativamente aos alunos, foram auscultados os pareceres dos alunos com Necessidades Educativas Especiais sobre o seu desempenho escolar e relações estabelecidas com os pares, e ainda os pareceres dos pares sobre a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais na turma, em particular sobre as relações estabelecidas entre eles. Posteriormente, com o objetivo de melhorar a inclusão dos alunos, foi levada a cabo uma intervenção recorrendo a diferentes estratégias junto de professores, alunos com Necessidades Educativas Especiais e seus pares, indo de encontro aos problemas e às necessidades encontradas no levantamento inicial. Finalmente, foram auscultadas os pareceres dos inquiridos após a intervenção de modo a avaliar as estratégias aplicadas na intervenção, tendo evidenciado maior sucesso as ações de formação para professores e a de sensibilização para alunos. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que o professor de Educação Especial tem um papel importante a desempenhar, não tanto intervindo diretamente junto dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, mas principalmente como agente promotor da mudança, intervindo junto dos professores e dos pares destes alunos, mobilizando-os para uma melhoria da inclusão.ABSTRACT The study presented in this Intervention Project aims to contribute to the improvement of the inclusion of students with Special Educational Needs in 2nd and 3rd cycle classes, using different strategies whose effectiveness is discussed. This study is divided into three parts: an initial survey of the perspectives of teachers, parents and students on the problems felt in the scope of inclusion, and from there the objectives of the intervention that followed were defined. As far as teachers are concerned, their perspectives on inclusion, as well as their main difficulties and concerns were asked. Regarding the perspectives of the parents of Special Needs Educators, concerns about the inclusion of the child in the school and anxieties about the future were asked. Regarding the students, the perspectives of students with Special Educational Needs on their school performance and relationships established with the peers, as well as the perspectives of the peers about the inclusion of students with special educational needs in the group, in particular on the relationships established between them, were asked. Later, in order to improve the inclusion of the students, an intervention was carried out using different strategies among teachers, students with Special Educational Needs and their peers, going against the problems and needs found in the survey. Finally, the perspectives of the respondents after the intervention were studied in order to evaluate the strategies applied in the intervention, showing more success the action of training for teachers and the action of sensitization for students in relation to the others. The analysis of the obtained results allowed to conclude that the teacher of Special Education has an important role to play, not so much intervening with the students with Special Educational Needs, but mainly as agent promoting the change, intervening with the teachers and the pairs of these students, mobilizing to improve inclusion.Silva, Francisco Vaz daRCIPLRoque, Ana Luísa Dionísio Martins2019-04-29T09:22:49Z2019-03-142019-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9895TID:202207536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:11Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:25.119788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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