Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sílvia Andreia Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13042
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
id RCAP_c95c1dc6043893804a4a75f03787e5ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusãoFormação contínua de professoresNecessidades de formaçãoNecessidades educativas especiaisInclusãoTeacher trainingInclusionNeed analysisSpecial needs educationSpecial education teachersRegular educationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação EspecialO presente estudo tem como tema as Necessidades de Formação Contínua de Professores do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. O objetivo do mesmo será analisar as suas necessidades formativas relativamente à inclusão de alunos com NEE, num determinado contexto escolar. Estabeleceram-se ainda objetivos específicos: Conhecer as necessidades de formação de professores para a inclusão, num determinado contexto; Identificar o tipo de formação contínua oferecido e frequentados pelos professores no âmbito da inclusão; Conhecer a perceção dos professores sobre a utilidade e aplicabilidade da formação nesta área. Para responder aos objetivos, desenvolveu-se um estudo qualitativo, recorrendo a entrevistas semi-diretivas a sete professores com formação de base em ensino do 2º e 3º ciclo. Os resultados mostram que, para os docentes entrevistados, as necessidades relativas à inclusão dos alunos com NEE não são essencialmente necessidades de formação, mas necessidades de melhoria na organização da escola. Apesar disso, consideram que a formação contínua é relevante e útil para a melhoria da prática profissional, desde que seja ajustada a cada contexto e às necessidades. Neste sentido, sugerem modalidades de formação com uma forte vertente prática e que favoreçam a troca de experiências entre docentes.ABSTRACT This study has as its theme the Needs of Continuing Education for Teachers of the 2nd and 3rd cycles of Basic Education. The objective of the same will be to analyze the teacher’s training needs regarding the inclusion of students with SNE, in a given school context. Specific objectives were also established: To know the training needs of teachers for inclusion, in a given context; Identify the type of continuous training offered and attended by teachers in the scope of inclusion; Know the teachers' perception about the usefulness and applicability of training in this area. To meet the objectives, a qualitative study was developed, using semi-directive interviews with seven teachers with basic training in 2nd and 3rd cycle teaching. The results show that, for the teachers interviewed, the needs related to the inclusion of students with SNE are not essentially training needs of teachers, but needs to improve the organization of the school. Despite this, they consider that continuous training is relevant and useful for improving professional practice, as long as it is adjusted to each context and needs. In this sense, they suggest training modalities with a strong practical aspect and that favor the exchange of experiences between teachers.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaLeite, TeresaRCIPLGonçalves, Sílvia Andreia Pereira2021-03-05T09:58:50Z2021-02-122021-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13042TID:202641023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:03.619684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão
title Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão
spellingShingle Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão
Gonçalves, Sílvia Andreia Pereira
Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Teacher training
Inclusion
Need analysis
Special needs education
Special education teachers
Regular education
title_short Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão
title_full Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão
title_fullStr Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão
title_full_unstemmed Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão
title_sort Necessidades de formação contínua de professores do segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico face à inclusão
author Gonçalves, Sílvia Andreia Pereira
author_facet Gonçalves, Sílvia Andreia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sílvia Andreia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Teacher training
Inclusion
Need analysis
Special needs education
Special education teachers
Regular education
topic Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Teacher training
Inclusion
Need analysis
Special needs education
Special education teachers
Regular education
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-05T09:58:50Z
2021-02-12
2021-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13042
TID:202641023
url http://hdl.handle.net/10400.21/13042
identifier_str_mv TID:202641023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133481182167040