Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15705 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário, especialidade em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Constitui uma reflexão sobre as práticas educativas levadas a cabo durante o ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, na lecionação da disciplina de Espanhol. O relatório inicia-se com um enquadramento teórico em que se tecem algumas considerações sobre os principais documentos orientadores da Educação e do ensino das línguas estrangeiras em Portugal. Segue-se a reflexão crítica sobre a prática docente, em que se reflete essencialmente sobre a dimensão do ensino e da aprendizagem, passando pela preparação e execução das aulas, sobre a participação na Escola e a relação com toda a comunidade educativa e ainda sobre a dimensão de desenvolvimento profissional; ABSTRACT: The present report was produced within the frame of the supervised Practical Curricular Teaching Unit of the course to achieve the MA. degree in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Schools and Teaching Spanish/French in the Basic and Secondary Schools, focus on Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic and Secondary Schools and Teaching Spanish in Basic and Secondary Schools. In its essence, the report comprises a reflexion on the educational performance carried out over the school year 2011/2012 at Mouzinho da Silveira Secondary School, Portalegre, in the classes of Spanish. The report opens supplying a theoretical background in which considerations are made on the most relevant guiding documents on Education and the Teaching of foreign languages, in Portugal. A critical reflexion on the teaching performance ensues in which the focus falls mainly upon the teaching/learning process, the performance in class, on the participation of school life and the relationship with the whole of the school community, extended to the frame of professional development. |
id |
RCAP_83b0ab3ca2585ad21aa38973d185b6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundárioEducaçãoProfessorAlunoCompetênciaCompetência comunicativaPlurilinguismoEnsino-aprendizagemPlanificaçãoAvaliaçãoRelação pedagógicaPrática reflexivaEducationTeacherStudentCompetenceCommunicative competencePlurilinguismTeaching/learningPlanningAssessment/evaluationPedagogical relationshipReflexive practiceO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário, especialidade em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Constitui uma reflexão sobre as práticas educativas levadas a cabo durante o ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, na lecionação da disciplina de Espanhol. O relatório inicia-se com um enquadramento teórico em que se tecem algumas considerações sobre os principais documentos orientadores da Educação e do ensino das línguas estrangeiras em Portugal. Segue-se a reflexão crítica sobre a prática docente, em que se reflete essencialmente sobre a dimensão do ensino e da aprendizagem, passando pela preparação e execução das aulas, sobre a participação na Escola e a relação com toda a comunidade educativa e ainda sobre a dimensão de desenvolvimento profissional; ABSTRACT: The present report was produced within the frame of the supervised Practical Curricular Teaching Unit of the course to achieve the MA. degree in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Schools and Teaching Spanish/French in the Basic and Secondary Schools, focus on Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic and Secondary Schools and Teaching Spanish in Basic and Secondary Schools. In its essence, the report comprises a reflexion on the educational performance carried out over the school year 2011/2012 at Mouzinho da Silveira Secondary School, Portalegre, in the classes of Spanish. The report opens supplying a theoretical background in which considerations are made on the most relevant guiding documents on Education and the Teaching of foreign languages, in Portugal. A critical reflexion on the teaching performance ensues in which the focus falls mainly upon the teaching/learning process, the performance in class, on the participation of school life and the relationship with the whole of the school community, extended to the frame of professional development.Universidade de Évora2015-09-04T08:35:28Z2015-09-042013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15705http://hdl.handle.net/10174/15705porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Almas, Luís Miguel Gavelasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:09.676245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário |
title |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário |
spellingShingle |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário Almas, Luís Miguel Gavelas Educação Professor Aluno Competência Competência comunicativa Plurilinguismo Ensino-aprendizagem Planificação Avaliação Relação pedagógica Prática reflexiva Education Teacher Student Competence Communicative competence Plurilinguism Teaching/learning Planning Assessment/evaluation Pedagogical relationship Reflexive practice |
title_short |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário |
title_full |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário |
title_fullStr |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário |
title_sort |
Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada - Ensino do português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário e de espanhol dos ensinos básico e secundário |
author |
Almas, Luís Miguel Gavelas |
author_facet |
Almas, Luís Miguel Gavelas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almas, Luís Miguel Gavelas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professor Aluno Competência Competência comunicativa Plurilinguismo Ensino-aprendizagem Planificação Avaliação Relação pedagógica Prática reflexiva Education Teacher Student Competence Communicative competence Plurilinguism Teaching/learning Planning Assessment/evaluation Pedagogical relationship Reflexive practice |
topic |
Educação Professor Aluno Competência Competência comunicativa Plurilinguismo Ensino-aprendizagem Planificação Avaliação Relação pedagógica Prática reflexiva Education Teacher Student Competence Communicative competence Plurilinguism Teaching/learning Planning Assessment/evaluation Pedagogical relationship Reflexive practice |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário, especialidade em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Constitui uma reflexão sobre as práticas educativas levadas a cabo durante o ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, na lecionação da disciplina de Espanhol. O relatório inicia-se com um enquadramento teórico em que se tecem algumas considerações sobre os principais documentos orientadores da Educação e do ensino das línguas estrangeiras em Portugal. Segue-se a reflexão crítica sobre a prática docente, em que se reflete essencialmente sobre a dimensão do ensino e da aprendizagem, passando pela preparação e execução das aulas, sobre a participação na Escola e a relação com toda a comunidade educativa e ainda sobre a dimensão de desenvolvimento profissional; ABSTRACT: The present report was produced within the frame of the supervised Practical Curricular Teaching Unit of the course to achieve the MA. degree in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Schools and Teaching Spanish/French in the Basic and Secondary Schools, focus on Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic and Secondary Schools and Teaching Spanish in Basic and Secondary Schools. In its essence, the report comprises a reflexion on the educational performance carried out over the school year 2011/2012 at Mouzinho da Silveira Secondary School, Portalegre, in the classes of Spanish. The report opens supplying a theoretical background in which considerations are made on the most relevant guiding documents on Education and the Teaching of foreign languages, in Portugal. A critical reflexion on the teaching performance ensues in which the focus falls mainly upon the teaching/learning process, the performance in class, on the participation of school life and the relationship with the whole of the school community, extended to the frame of professional development. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-09-04T08:35:28Z 2015-09-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15705 http://hdl.handle.net/10174/15705 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136565108146176 |