O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Anabela Miranda Batista
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46970
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_35b21d4eaa29937f12e694eed6b10b1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/46970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia CAprendizagemParticipação dos alunosEstudo de casoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O papel passivo da maioria dos alunos em contexto de sala de aula, assume-se como uma realidade na comunidade escolar. Contudo, os estudos demonstram que a utilização de metodologias ativas promove a participação dos alunos e contribui para o aumento da participação e consequentemente melhoria do processo de ensino aprendizagem Neste sentido, este relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES), constitui-se como um estudo de caso realizado numa turma de 12º ano do Ensino Regular, na disciplina de Economia C, e procura compreender de que modo a utilização do método do caso promove a participação dos alunos e contribui para o processo de aprendizagem, através do estudo de casos reais. A componente investigativa teve por base a prática pedagógica desenvolvida, centrando a sua análise essencialmente na observação participante, evidenciada através do diário de campo e de grelhas de observação, enquanto elementos privilegiados de recolha de informação e posterior análise e reflexão. Os resultados deste relatório de PES sugerem, que a utilização do método do caso de estudo promove a participação dos alunos em sala de aula e potencia a sua aprendizagem, em resultado da participação e da natureza da metodologia de ensino- aprendizagem que conferem uma maior interiorização de conhecimentos.The passive role by most students in the classroom, assumes itself as a reality in the scholar community. Studies show that the use of active methodologies promotes student participation and contributes to increased participation and, consequently, to an improvement in the teaching-learning process. In this sense, this Supervised Teaching Practice (PES) report, constitutes itself as a case study carried out in a class of 12th year of Regular Education, in the discipline of Economy C, and seeks to understand how the use of the case method promotes student participation and contributes to the learning process, through the study of real cases. The investigative component was based on the pedagogical practice developed, centering its analysis essentially on participant observation, evidenced through the field diary and observation grids, as privileged elements of information collection and subsequent analysis and reflection. The results of this PES report suggest that the use of the case method promotes the participation of students in the classroom and enhances student learning, as a result of the participation and nature of the teaching-learning methodology that provides a greater internalization of knowledge.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Anabela Miranda Batista2021-03-22T17:46:23Z20202020-06-172020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46970TID:202679268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:04.402589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C
title O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C
spellingShingle O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C
Correia, Anabela Miranda Batista
Aprendizagem
Participação dos alunos
Estudo de caso
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C
title_full O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C
title_fullStr O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C
title_full_unstemmed O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C
title_sort O caso de estudo como potenciador de aprendizagens ativas - aplicação numa turma de Economia C
author Correia, Anabela Miranda Batista
author_facet Correia, Anabela Miranda Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Anabela Miranda Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Participação dos alunos
Estudo de caso
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Participação dos alunos
Estudo de caso
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-06-17
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-22T17:46:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/46970
TID:202679268
url http://hdl.handle.net/10451/46970
identifier_str_mv TID:202679268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134536453324800