Os Romanos conquistaram a minha turma : contexto, teoria, aplicação e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Fábio Miguel de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46966
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
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spelling Os Romanos conquistaram a minha turma : contexto, teoria, aplicação e avaliaçãoAprendizagemTeorias da aprendizagemAvaliação formativaRomanosRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020A Iniciação à Prática Profissional decorreu na Escola Secundária da Baixa da Banheira, numa turma de 10.º ano, e incidiu na unidade didática Dois – O Modelo Romano da disciplina de História A. Neste âmbito, abordámos diferentes dimensões da civilização romana, a saber: mitológica, política, social e cultural. A nossa intervenção, pautada pela diversificação das atividades e dos documentos utilizados, das estratégias de lecionação e dos instrumentos e modalidades de avaliação, beneficiou da aplicação das teorias de David Paul Ausubel e de Lev Vygotsky, nomeadamente das teorias da Aprendizagem Significativa e da Zona de Desenvolvimento Proximal, respetivamente. Assim, apresentamos os benefícios da operacionalização destas teorias num contexto multicultural e socialmente desfavorecido através da recolha e análise de evidências das aprendizagens.My Teaching Training Practice took place at the Escola Secundária da Baixa da Banheira, with a 10th grade class. The didactic unit covered was Unit Two - The Roman Model, in which I focused on the mythological, political, social and cultural dimensions. Based on the teaching/learning problem that was identified in the target group, I chose to diversify activities, sources, teaching strategies and assessment instruments and methods. It was my intention to verify, through my teaching experience, the influence and impact of David Paul Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Lev Vygotsky's theory of the Zone of Proximal Development in the process of teaching and learning History. Therefore, I gathered and analysed data to determine the benefits of using these theories in a multicultural and socially disadvantaged context.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaRicardo, Fábio Miguel de Almeida2021-03-22T16:00:01Z20202020-06-172020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46966TID:202679306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:04.592040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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