Análise da interação do utilizador no agendamento de consultas e exames via smartphone
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25869 |
Resumo: | Este projeto de investigação explora o contributo da interação entre o Design de Interação com as áreas dos Fatores Humanos e Ergonómicos, Arquitetura de Informação e Design da Interface, evidencia os resultados obtidos ao nível da agilização do processo de gestão da interação com os clientes (utentes) em instituições de saúde, melhorando simultaneamente a sua experiência de utilização de dispositivos do tipo smartphones de nova geração (i.e., dispositivo caracterizado por um formato de grandes dimensões, superior a 4,7 polegadas). Neste domínio, o projeto aborda serviços relacionados com a marcação de consultas e exames, realização do check-in na instituição de saúde, consulta de faturação, realização de pagamentos, consulta de prescrições e resultado de exames. Os desafios de investigação endereçam sobretudo o agilizar de procedimentos de interação dos nativos-digitais (público-alvo) com os serviços da instituição de saúde. Esta desmaterialização de processos transfere a interação do cliente para novos canais, reduzindo a necessidade da sua presença física em processos administrativos. A proposta de valor incide por conseguinte numa oferta de serviços de autogestão da informação necessária para o cliente poder beneficiar dos cuidados de saúde de que necessita sem ter de se submeter aos transtornos existentes no modelo atual de atendimento do cliente na instituição de saúde. A solução proposta faz uso de técnicas de context awareness para ativar o envio de notificações sempre que surgem situações que possam comprometer um atendimento atempado ao cliente. Através da ideação de uma interface ergonómica, de acordo com a anatomia da mão humana, a investigação procurou compreender o impacto dos smartphones de nova geração na promoção de novas formas de interação e utilização deste tipo de dispositivos. O estudo procura identificar se a adaptação das pessoas, no momento de interação, deve-se às dimensões do dispositivo ou se a interação também é condicionada pela desadequação das interfaces das aplicações, que não evoluíram e não introduziram novos métodos de interação que promovam a utilização dos dispositivos apenas com uma mão. A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste projeto foi o modelo Agile Design Science Research (ADSR) aplicado a um modelo de negócio específico. |
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Análise da interação do utilizador no agendamento de consultas e exames via smartphoneDesign de interaçãoDesign de serviçosInterface para SmartphonesContext-AwarenessUser experienceProjeto de mestradoEste projeto de investigação explora o contributo da interação entre o Design de Interação com as áreas dos Fatores Humanos e Ergonómicos, Arquitetura de Informação e Design da Interface, evidencia os resultados obtidos ao nível da agilização do processo de gestão da interação com os clientes (utentes) em instituições de saúde, melhorando simultaneamente a sua experiência de utilização de dispositivos do tipo smartphones de nova geração (i.e., dispositivo caracterizado por um formato de grandes dimensões, superior a 4,7 polegadas). Neste domínio, o projeto aborda serviços relacionados com a marcação de consultas e exames, realização do check-in na instituição de saúde, consulta de faturação, realização de pagamentos, consulta de prescrições e resultado de exames. Os desafios de investigação endereçam sobretudo o agilizar de procedimentos de interação dos nativos-digitais (público-alvo) com os serviços da instituição de saúde. Esta desmaterialização de processos transfere a interação do cliente para novos canais, reduzindo a necessidade da sua presença física em processos administrativos. A proposta de valor incide por conseguinte numa oferta de serviços de autogestão da informação necessária para o cliente poder beneficiar dos cuidados de saúde de que necessita sem ter de se submeter aos transtornos existentes no modelo atual de atendimento do cliente na instituição de saúde. A solução proposta faz uso de técnicas de context awareness para ativar o envio de notificações sempre que surgem situações que possam comprometer um atendimento atempado ao cliente. Através da ideação de uma interface ergonómica, de acordo com a anatomia da mão humana, a investigação procurou compreender o impacto dos smartphones de nova geração na promoção de novas formas de interação e utilização deste tipo de dispositivos. O estudo procura identificar se a adaptação das pessoas, no momento de interação, deve-se às dimensões do dispositivo ou se a interação também é condicionada pela desadequação das interfaces das aplicações, que não evoluíram e não introduziram novos métodos de interação que promovam a utilização dos dispositivos apenas com uma mão. A metodologia escolhida para o desenvolvimento deste projeto foi o modelo Agile Design Science Research (ADSR) aplicado a um modelo de negócio específico.The research presented in this document explores the correlation between Interaction Design with the areas of Human and Ergonomic Factors, Information Architecture and Interface Design. It highlights the results achieved to streamline the interaction process with clients (patient) in healthcare institutions while improving the customer experience in using the new generation of smartphones (i.e., a device with a large format with more than 4.7 inches). In this field, the project addresses the services related to schedule medical appointments and examinations, performing check-in at the healthcare institution, consultation of bills, payments, prescriptions, and results of the examination. The research challenges are directed mainly at streamlining procedures for theinteraction of the target audience with the set of services provided by the healthcare institution. Such dematerialization of processes transfers the customer's interaction to new channels, reducing the need for their physical presence in administrative processes. The value proposition is therefore in providing a set of selfmanagement information services for the client to be autonomous and able to benefit from the healthcare services without having to be submitted to the environmental conditions, in the current model, when the customer has to go to the healthcare institution. The proposed solution makes use of context-awareness techniques to send notifications whenever a scenario that can compromise timely customer service is detected. Through the design of an ergonomic interface, according to the anatomy of the human hand, the research tried to understand the impact of new generation smartphones in promoting new forms of interaction and in promoting the use of such type of devices. The study seeks to identify whether the adaptation of people, at the time of interaction, is due to the dimensions of the device or if the interaction is also conditioned by a poor design of the application interface, which did not evolve and did not adopt new methods of interaction to promote the use of devices with only one hand. The methodology chosen for the development of this project was the Agile Design Science Research (ADSR) model applied to a specific case study.Pestana, GabrielRepositório ComumMártires, Inês Alexandra Fagundes2019-01-24T14:43:06Z2018-12-01T00:00:00Z2018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25869202155579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:20.286266Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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