Os eSports em Portugal : plano de comunicação integrada de marketing para a eLiga Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Diogo Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37194
Resumo: O mundo atual está cada vez mais globalizado e interativo. Os rápidos avanços nas tecnologias de informação e comunicação provocaram mudanças disruptivas no comportamento do consumidor e alteraram definitivamente os hábitos de consumo nas gerações mais novas. A par disso, novas janelas de oportunidade surgiram, o que levou ao aparecimento de novas indústrias baseadas em serviços digitais, como é o caso da indústria de eSports, que figura atualmente como um dos setores em maior expansão na área de media e entretenimento. Ciente da importância crescente dos eSports e acompanhando estes movimentos de mercado, a Liga Portugal decidiu apostar nesta área com a criação de uma competição de futebol virtual que junta as Sociedades Desportivas da primeira liga de futebol, para competir através do videojogo FIFA. No sentido de auxiliar a competição no seu crescimento, este projeto profissional tem como objetivo principal desenvolver um plano de comunicação integrada de marketing para competição de eSports da Liga Portugal. A comunicação é um fator fulcral para o sucesso de qualquer organização, e na indústria dos eSports, esta variável ainda se reveste de maior importância. Para o desenvolvimento do projeto foi adotada a abordagem metodológica de estudo de caso descritivo, baseando toda a recolha de dados em fontes secundárias. As ações propostas no plano, foram desenvolvidas estrategicamente para comunicar com os públicos-alvo da competição, nomeadamente público jovem e marcas potenciais parceiras de negócio. O plano foi desenvolvido com vista à sua implementação durante a época competitiva 2021/2022 e espera-se que durante esse período, atinja os objetivos de comunicação delineados, que passam pelo aumento da notoriedade da competição, crescimento da audiência nas transmissões dos jogos e pela criação de novas parcerias de negócio.
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