COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732 |
Resumo: | Este ensaio tem por objetivo propor reflexões acerca de algumas contribuições da Educação Física Escolar (EFE) para o desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE). O texto analisa a incidência e caracteriza a orientação da temática emoções na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, pontua o papel das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais nas aulas de Educação Física. Na terceira parte, descreve uma experiência consolidada de ensino e pesquisa em projetos de Iniciação Científica Júnior, realizados durante a implementação de um currículo intercultural em Educação Física no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II, que discutiram, entre outros aspectos, a questão das emoções. Nas considerações finais, o ensaio elenca algumas potencialidades desse tipo de atividade extracurricular para o desenvolvimento de CSE junto a estudantes do Ensino Médio. |
id |
CP2-1_de93a5d8da39a4a278e12bc5a8ba425c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2732 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARCompetências socioemocionaisautoeficáciaeducação física escolarEste ensaio tem por objetivo propor reflexões acerca de algumas contribuições da Educação Física Escolar (EFE) para o desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE). O texto analisa a incidência e caracteriza a orientação da temática emoções na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, pontua o papel das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais nas aulas de Educação Física. Na terceira parte, descreve uma experiência consolidada de ensino e pesquisa em projetos de Iniciação Científica Júnior, realizados durante a implementação de um currículo intercultural em Educação Física no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II, que discutiram, entre outros aspectos, a questão das emoções. Nas considerações finais, o ensaio elenca algumas potencialidades desse tipo de atividade extracurricular para o desenvolvimento de CSE junto a estudantes do Ensino Médio.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 20-352525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732/1724da Silva, Kátia Regina Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:40:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2732Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:40:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR da Silva, Kátia Regina Xavier Competências socioemocionais autoeficácia educação física escolar |
title_short |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
title_sort |
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
author |
da Silva, Kátia Regina Xavier |
author_facet |
da Silva, Kátia Regina Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Kátia Regina Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências socioemocionais autoeficácia educação física escolar |
topic |
Competências socioemocionais autoeficácia educação física escolar |
description |
Este ensaio tem por objetivo propor reflexões acerca de algumas contribuições da Educação Física Escolar (EFE) para o desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE). O texto analisa a incidência e caracteriza a orientação da temática emoções na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, pontua o papel das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais nas aulas de Educação Física. Na terceira parte, descreve uma experiência consolidada de ensino e pesquisa em projetos de Iniciação Científica Júnior, realizados durante a implementação de um currículo intercultural em Educação Física no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II, que discutiram, entre outros aspectos, a questão das emoções. Nas considerações finais, o ensaio elenca algumas potencialidades desse tipo de atividade extracurricular para o desenvolvimento de CSE junto a estudantes do Ensino Médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732/1724 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 20-35 2525-5916 10.33025/tefe.v4i2 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178524479488 |