COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Kátia Regina Xavier
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732
Resumo: Este ensaio tem por objetivo propor reflexões acerca de algumas contribuições da Educação Física Escolar (EFE) para o desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE). O texto analisa a incidência e caracteriza a orientação da temática emoções na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, pontua o papel das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais nas aulas de Educação Física. Na terceira parte, descreve uma experiência consolidada de ensino e pesquisa em projetos de Iniciação Científica Júnior, realizados durante a implementação de um currículo intercultural em Educação Física no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II, que discutiram, entre outros aspectos, a questão das emoções. Nas considerações finais, o ensaio elenca algumas potencialidades desse tipo de atividade extracurricular para o desenvolvimento de CSE junto a estudantes do Ensino Médio.
id CP2-1_de93a5d8da39a4a278e12bc5a8ba425c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2732
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARCompetências socioemocionaisautoeficáciaeducação física escolarEste ensaio tem por objetivo propor reflexões acerca de algumas contribuições da Educação Física Escolar (EFE) para o desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE). O texto analisa a incidência e caracteriza a orientação da temática emoções na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, pontua o papel das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais nas aulas de Educação Física. Na terceira parte, descreve uma experiência consolidada de ensino e pesquisa em projetos de Iniciação Científica Júnior, realizados durante a implementação de um currículo intercultural em Educação Física no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II, que discutiram, entre outros aspectos, a questão das emoções. Nas considerações finais, o ensaio elenca algumas potencialidades desse tipo de atividade extracurricular para o desenvolvimento de CSE junto a estudantes do Ensino Médio.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 20-352525-591610.33025/tefe.v4i2reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732/1724da Silva, Kátia Regina Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-03T09:40:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2732Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-03T09:40:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
spellingShingle COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
da Silva, Kátia Regina Xavier
Competências socioemocionais
autoeficácia
educação física escolar
title_short COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_fullStr COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
title_sort COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS FRENTE À DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
author da Silva, Kátia Regina Xavier
author_facet da Silva, Kátia Regina Xavier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Kátia Regina Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Competências socioemocionais
autoeficácia
educação física escolar
topic Competências socioemocionais
autoeficácia
educação física escolar
description Este ensaio tem por objetivo propor reflexões acerca de algumas contribuições da Educação Física Escolar (EFE) para o desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE). O texto analisa a incidência e caracteriza a orientação da temática emoções na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, pontua o papel das crenças de autoeficácia no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais nas aulas de Educação Física. Na terceira parte, descreve uma experiência consolidada de ensino e pesquisa em projetos de Iniciação Científica Júnior, realizados durante a implementação de um currículo intercultural em Educação Física no Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II, que discutiram, entre outros aspectos, a questão das emoções. Nas considerações finais, o ensaio elenca algumas potencialidades desse tipo de atividade extracurricular para o desenvolvimento de CSE junto a estudantes do Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2732/1724
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 2 (2019): AGO/DEZ 2019; 20-35
2525-5916
10.33025/tefe.v4i2
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178524479488