Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Maria Helena Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7953
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo central refletir sobre a problemática da multiculturalidade e revelar o potencial educativo da Literatura para a Infância no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o mundo e na promoção do diálogo intercultural. Hoje, perante uma população multicultural crescente nas nossas escolas, urge refletir sobre esta temática e encontrar caminhos de aprendizagem cooperativa e solidária. Estão as escolas preparadas para este facto? Os professores estão sensibilizados para esta realidade? Deverá a Educação Intercultural ser fomentada em todas as escolas, independentemente da diversidade dos alunos que as frequentam, já que todos somos chamados a intervir numa sociedade que se vislumbra cada vez mais multicultural? Quais as virtualidades da Literatura para a Infância na promoção da Educação Intercultural? Estas questões justificam, na nossa opinião, a existência deste trabalho de investigação. Pretendemos com este estudo criar oportunidades de reflexão sobre estratégias de Educação Intercultural crítica, através do recurso à Literatura de potencial receção infantil, e sistematizar conhecimentos para implementação futura de projetos de intervenção-ação, teórica e metodologicamente fundamentados. Encarando a Literatura para a Infância como um poderoso veículo de transmissão de valores culturais, este estudo procura explorar as suas potencialidades na edificação de atitudes positivas face à diferença, na desconstrução do discurso e práticas monoculturais e no combate aos preconceitos, estereótipos e atitudes discriminatórias. Procura também evidenciar que a Literatura para a Infância contribui para o desenvolvimento global da criança, para a promoção de hábitos e competências de leitura, para o despertar da sensibilidade estética e para a implementação de uma pedagogia da literacia crítica, necessária ao exercício pleno da cidadania, num contexto de diversidade cultural crescente. Trata-se de um estudo com focagem qualitativa e abordagem crítica. Num primeiro momento procedemos a uma pesquisa bibliográfica e à eleição de um amplo conjunto de autores, na busca de um necessário e relevante sustentáculo teórico. Em seguida, efetuámos uma leitura aprofundada e uma análise crítica cruzada da bibliografia selecionada, dialogando com diferentes autores e correntes interpretativas. Por último, tendo por base um referencial teórico devidamente sustentado, desenvolvemos um exercício de leitura crítica dos contos O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen, e Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares, pondo em confronto paradigmas ideológicos divergentes: o paradigma da normalidade e exclusão do diferente e o paradigma da diversidade e da inclusão que olha a diferença como um fator de enriquecimento individual e coletivo. The main goal of this dissertation is to reflect upon multiculturalism and reveal the educational potential of Children Literature in what the development of a critical conscience about the world as well as the promotion of an intercultural dialogue are concerned. Nowadays, as we face a growing multicultural population in our schools, it urges that we reflect upon this theme and try to find a way to a cooperative and supportive learning process. Are schools ready for this situation? Are teachers sensitized concerning as far as this reality is concerned? Should Intercultural Education be promoted in every school, regardless the diversity of students who attend them, since we are all called to intervene in a society that is becoming more multicultural every day? What possibilities does Children Literature offer when promoting an Intercultural Education? In our opinion, these questions help support the development of this research work. It is our intention to create opportunities for reflecting upon strategies for a critical Intercultural Education, by means of using Literature aimed at children, and to systematize knowledge that can help implement future intervention-action projects, which are both theoretically and methodogically supported. Bearing in mind that Children Literature is a powerful means of transmitting cultural values, we intend to explore its potentialities regarding the development of positive attitudes towards difference, the deconstruction of a monocultural speech and monocultural attitudes, and the struggle against prejudice, stereotypes and discriminatory attitudes. It is also our goal to stress that Children Literature contributes for the overall development of children, for the promotion of reading habits and skills, for the awakening of an esthetical sensitiveness, and for implementing a pedagogy of critical literacy, which is essential for exercising a complete citizenship in a context of growing cultural diversity. This research relies both upon a qualitative focus and a critical approach. First we have done some bibliographical research and we have elected a vast collection of authors while searching all the theoretical support we considered relevant and necessary. Then we have done a close-reading of the selected texts and we have compared them, thus dealing with different authors and interpretation theories. Finally, based on a strong theoretical referential, we have developed a critical reading exercise of both Hans Christian Andersen’s The Ugly Duckling and Luísa Ducla Soares’s The Mysterious Eggs by confronting diverse ideological paradigms: the paradigm of normality and of exclusion of what is different, and the one of diversity and of inclusion that regards difference as a factor that helps enrich both the individual and the group.
id RCAP_361744f7d4916e279cc1e22a2b8e413f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7953
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontesMulticulturalidadeDiversidadeLiteratura para a InfânciaLiteracia CríticaEducação InterculturalA presente dissertação tem como objetivo central refletir sobre a problemática da multiculturalidade e revelar o potencial educativo da Literatura para a Infância no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o mundo e na promoção do diálogo intercultural. Hoje, perante uma população multicultural crescente nas nossas escolas, urge refletir sobre esta temática e encontrar caminhos de aprendizagem cooperativa e solidária. Estão as escolas preparadas para este facto? Os professores estão sensibilizados para esta realidade? Deverá a Educação Intercultural ser fomentada em todas as escolas, independentemente da diversidade dos alunos que as frequentam, já que todos somos chamados a intervir numa sociedade que se vislumbra cada vez mais multicultural? Quais as virtualidades da Literatura para a Infância na promoção da Educação Intercultural? Estas questões justificam, na nossa opinião, a existência deste trabalho de investigação. Pretendemos com este estudo criar oportunidades de reflexão sobre estratégias de Educação Intercultural crítica, através do recurso à Literatura de potencial receção infantil, e sistematizar conhecimentos para implementação futura de projetos de intervenção-ação, teórica e metodologicamente fundamentados. Encarando a Literatura para a Infância como um poderoso veículo de transmissão de valores culturais, este estudo procura explorar as suas potencialidades na edificação de atitudes positivas face à diferença, na desconstrução do discurso e práticas monoculturais e no combate aos preconceitos, estereótipos e atitudes discriminatórias. Procura também evidenciar que a Literatura para a Infância contribui para o desenvolvimento global da criança, para a promoção de hábitos e competências de leitura, para o despertar da sensibilidade estética e para a implementação de uma pedagogia da literacia crítica, necessária ao exercício pleno da cidadania, num contexto de diversidade cultural crescente. Trata-se de um estudo com focagem qualitativa e abordagem crítica. Num primeiro momento procedemos a uma pesquisa bibliográfica e à eleição de um amplo conjunto de autores, na busca de um necessário e relevante sustentáculo teórico. Em seguida, efetuámos uma leitura aprofundada e uma análise crítica cruzada da bibliografia selecionada, dialogando com diferentes autores e correntes interpretativas. Por último, tendo por base um referencial teórico devidamente sustentado, desenvolvemos um exercício de leitura crítica dos contos O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen, e Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares, pondo em confronto paradigmas ideológicos divergentes: o paradigma da normalidade e exclusão do diferente e o paradigma da diversidade e da inclusão que olha a diferença como um fator de enriquecimento individual e coletivo. The main goal of this dissertation is to reflect upon multiculturalism and reveal the educational potential of Children Literature in what the development of a critical conscience about the world as well as the promotion of an intercultural dialogue are concerned. Nowadays, as we face a growing multicultural population in our schools, it urges that we reflect upon this theme and try to find a way to a cooperative and supportive learning process. Are schools ready for this situation? Are teachers sensitized concerning as far as this reality is concerned? Should Intercultural Education be promoted in every school, regardless the diversity of students who attend them, since we are all called to intervene in a society that is becoming more multicultural every day? What possibilities does Children Literature offer when promoting an Intercultural Education? In our opinion, these questions help support the development of this research work. It is our intention to create opportunities for reflecting upon strategies for a critical Intercultural Education, by means of using Literature aimed at children, and to systematize knowledge that can help implement future intervention-action projects, which are both theoretically and methodogically supported. Bearing in mind that Children Literature is a powerful means of transmitting cultural values, we intend to explore its potentialities regarding the development of positive attitudes towards difference, the deconstruction of a monocultural speech and monocultural attitudes, and the struggle against prejudice, stereotypes and discriminatory attitudes. It is also our goal to stress that Children Literature contributes for the overall development of children, for the promotion of reading habits and skills, for the awakening of an esthetical sensitiveness, and for implementing a pedagogy of critical literacy, which is essential for exercising a complete citizenship in a context of growing cultural diversity. This research relies both upon a qualitative focus and a critical approach. First we have done some bibliographical research and we have elected a vast collection of authors while searching all the theoretical support we considered relevant and necessary. Then we have done a close-reading of the selected texts and we have compared them, thus dealing with different authors and interpretation theories. Finally, based on a strong theoretical referential, we have developed a critical reading exercise of both Hans Christian Andersen’s The Ugly Duckling and Luísa Ducla Soares’s The Mysterious Eggs by confronting diverse ideological paradigms: the paradigm of normality and of exclusion of what is different, and the one of diversity and of inclusion that regards difference as a factor that helps enrich both the individual and the group.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoGuerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoBiblioteca Digital do IPBMagalhães, Maria Helena Rodrigues2013-01-17T16:28:38Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7953porMagalhães, Maria Helena Rodrigues (2012). Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Leitura e da Escritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:39.299809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes
title Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes
spellingShingle Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes
Magalhães, Maria Helena Rodrigues
Multiculturalidade
Diversidade
Literatura para a Infância
Literacia Crítica
Educação Intercultural
title_short Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes
title_full Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes
title_fullStr Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes
title_full_unstemmed Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes
title_sort Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes
author Magalhães, Maria Helena Rodrigues
author_facet Magalhães, Maria Helena Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Maria Helena Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalidade
Diversidade
Literatura para a Infância
Literacia Crítica
Educação Intercultural
topic Multiculturalidade
Diversidade
Literatura para a Infância
Literacia Crítica
Educação Intercultural
description A presente dissertação tem como objetivo central refletir sobre a problemática da multiculturalidade e revelar o potencial educativo da Literatura para a Infância no desenvolvimento de uma consciência crítica sobre o mundo e na promoção do diálogo intercultural. Hoje, perante uma população multicultural crescente nas nossas escolas, urge refletir sobre esta temática e encontrar caminhos de aprendizagem cooperativa e solidária. Estão as escolas preparadas para este facto? Os professores estão sensibilizados para esta realidade? Deverá a Educação Intercultural ser fomentada em todas as escolas, independentemente da diversidade dos alunos que as frequentam, já que todos somos chamados a intervir numa sociedade que se vislumbra cada vez mais multicultural? Quais as virtualidades da Literatura para a Infância na promoção da Educação Intercultural? Estas questões justificam, na nossa opinião, a existência deste trabalho de investigação. Pretendemos com este estudo criar oportunidades de reflexão sobre estratégias de Educação Intercultural crítica, através do recurso à Literatura de potencial receção infantil, e sistematizar conhecimentos para implementação futura de projetos de intervenção-ação, teórica e metodologicamente fundamentados. Encarando a Literatura para a Infância como um poderoso veículo de transmissão de valores culturais, este estudo procura explorar as suas potencialidades na edificação de atitudes positivas face à diferença, na desconstrução do discurso e práticas monoculturais e no combate aos preconceitos, estereótipos e atitudes discriminatórias. Procura também evidenciar que a Literatura para a Infância contribui para o desenvolvimento global da criança, para a promoção de hábitos e competências de leitura, para o despertar da sensibilidade estética e para a implementação de uma pedagogia da literacia crítica, necessária ao exercício pleno da cidadania, num contexto de diversidade cultural crescente. Trata-se de um estudo com focagem qualitativa e abordagem crítica. Num primeiro momento procedemos a uma pesquisa bibliográfica e à eleição de um amplo conjunto de autores, na busca de um necessário e relevante sustentáculo teórico. Em seguida, efetuámos uma leitura aprofundada e uma análise crítica cruzada da bibliografia selecionada, dialogando com diferentes autores e correntes interpretativas. Por último, tendo por base um referencial teórico devidamente sustentado, desenvolvemos um exercício de leitura crítica dos contos O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen, e Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares, pondo em confronto paradigmas ideológicos divergentes: o paradigma da normalidade e exclusão do diferente e o paradigma da diversidade e da inclusão que olha a diferença como um fator de enriquecimento individual e coletivo. The main goal of this dissertation is to reflect upon multiculturalism and reveal the educational potential of Children Literature in what the development of a critical conscience about the world as well as the promotion of an intercultural dialogue are concerned. Nowadays, as we face a growing multicultural population in our schools, it urges that we reflect upon this theme and try to find a way to a cooperative and supportive learning process. Are schools ready for this situation? Are teachers sensitized concerning as far as this reality is concerned? Should Intercultural Education be promoted in every school, regardless the diversity of students who attend them, since we are all called to intervene in a society that is becoming more multicultural every day? What possibilities does Children Literature offer when promoting an Intercultural Education? In our opinion, these questions help support the development of this research work. It is our intention to create opportunities for reflecting upon strategies for a critical Intercultural Education, by means of using Literature aimed at children, and to systematize knowledge that can help implement future intervention-action projects, which are both theoretically and methodogically supported. Bearing in mind that Children Literature is a powerful means of transmitting cultural values, we intend to explore its potentialities regarding the development of positive attitudes towards difference, the deconstruction of a monocultural speech and monocultural attitudes, and the struggle against prejudice, stereotypes and discriminatory attitudes. It is also our goal to stress that Children Literature contributes for the overall development of children, for the promotion of reading habits and skills, for the awakening of an esthetical sensitiveness, and for implementing a pedagogy of critical literacy, which is essential for exercising a complete citizenship in a context of growing cultural diversity. This research relies both upon a qualitative focus and a critical approach. First we have done some bibliographical research and we have elected a vast collection of authors while searching all the theoretical support we considered relevant and necessary. Then we have done a close-reading of the selected texts and we have compared them, thus dealing with different authors and interpretation theories. Finally, based on a strong theoretical referential, we have developed a critical reading exercise of both Hans Christian Andersen’s The Ugly Duckling and Luísa Ducla Soares’s The Mysterious Eggs by confronting diverse ideological paradigms: the paradigm of normality and of exclusion of what is different, and the one of diversity and of inclusion that regards difference as a factor that helps enrich both the individual and the group.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-17T16:28:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7953
url http://hdl.handle.net/10198/7953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magalhães, Maria Helena Rodrigues (2012). Da literatura para a infância à educação intercultural: construindo pontes. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Leitura e da Escrita
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135220970029056