Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Andreia Catarina Arantes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14557
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio tem como principal finalidade descrever as representações que os alunos têm sobre a aprendizagem de ELE. A relevância e o interesse das representações associadas a Espanha, aos espanhóis e aos países de língua oficial espanhola surgem pelo facto de os alunos que aprendem esta língua demonstrarem que as tomam como verdades inquestionáveis. Assim, com o presente trabalho de investigação, de cariz qualitativo, procurou-se, por um lado, identificar os fatores que influenciaram a escolha de ELE, por parte dos alunos e, por outro, descrever a perceção que estes têm sobre a aprendizagem desta língua. Para tal, recolhemos dados provenientes de um inquérito por questionário aplicado a 29 alunos de duas turmas do 10.º ano de escolaridade, num Agrupamento de Escolas do perímetro urbano de Aveiro. Na análise de dados, a técnica priviligiada foi a análise de conteúdo. A análise dos dados, ainda que limitados face ao número de alunos participantes, permitiu-nos concluir que os alunos optam pelo espanhol pela facilidade que julgam estar-lhe inerente, uma vez que esta é uma língua românica tal como o português. Além disso, os alunos inquiridos revelam representações positivas acerca do espanhol, de Espanha, e dos restantes países de língua espanhola e seus falantes.
id RCAP_a4bdd8272d1f524a376f89d512f9b3e7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em PortugalPrática pedagógicaEnsino de uma segunda línguaLíngua espanhola - Ensino secundárioMotivação para a aprendizagemLíngua espanhola - Países de língua oficial espanholaO presente Relatório Final de Estágio tem como principal finalidade descrever as representações que os alunos têm sobre a aprendizagem de ELE. A relevância e o interesse das representações associadas a Espanha, aos espanhóis e aos países de língua oficial espanhola surgem pelo facto de os alunos que aprendem esta língua demonstrarem que as tomam como verdades inquestionáveis. Assim, com o presente trabalho de investigação, de cariz qualitativo, procurou-se, por um lado, identificar os fatores que influenciaram a escolha de ELE, por parte dos alunos e, por outro, descrever a perceção que estes têm sobre a aprendizagem desta língua. Para tal, recolhemos dados provenientes de um inquérito por questionário aplicado a 29 alunos de duas turmas do 10.º ano de escolaridade, num Agrupamento de Escolas do perímetro urbano de Aveiro. Na análise de dados, a técnica priviligiada foi a análise de conteúdo. A análise dos dados, ainda que limitados face ao número de alunos participantes, permitiu-nos concluir que os alunos optam pelo espanhol pela facilidade que julgam estar-lhe inerente, uma vez que esta é uma língua românica tal como o português. Além disso, os alunos inquiridos revelam representações positivas acerca do espanhol, de Espanha, e dos restantes países de língua espanhola e seus falantes.The main goal of this final report was to capture the mental representation of students about learning spanish as a foreign language. The representations connected with Spain, Spanish people and other countries with official Spanish language, are indeed very important and relevant since Spanish students take those representations as an irrefutable truth. This investigation paper, of qualifying nature, intend to understand which are the main reasons why students choose to learn spanish as foreign language, and also recognize what students think about learning this language. In order to do this, was necessary to do a data collet through a questionnaire to 29 students from two classes of 10th grade of Aveiro Schools. In the data collect the privileged technique was the content analysis. The data analysis, yet limited because of student’s low participation, allowed us to conclude that students use to choose Spanish because of its facilities, once that this language it’s a “romanic” language as Portuguese. In addition, the inquired students showed quite positive representations about Spanish and all official language Spanish countries.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:50Z2014-10-01T00:00:00Z2014-102016-09-24T12:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14557TID:201565897porAlves, Andreia Catarina Arantesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:38Zoai:ria.ua.pt:10773/14557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:07.527482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal
title Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal
spellingShingle Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal
Alves, Andreia Catarina Arantes
Prática pedagógica
Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola - Ensino secundário
Motivação para a aprendizagem
Língua espanhola - Países de língua oficial espanhola
title_short Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal
title_full Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal
title_fullStr Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal
title_full_unstemmed Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal
title_sort Representações de alunos sobre a aprendizagem do espanhol em Portugal
author Alves, Andreia Catarina Arantes
author_facet Alves, Andreia Catarina Arantes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Andreia Catarina Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola - Ensino secundário
Motivação para a aprendizagem
Língua espanhola - Países de língua oficial espanhola
topic Prática pedagógica
Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola - Ensino secundário
Motivação para a aprendizagem
Língua espanhola - Países de língua oficial espanhola
description O presente Relatório Final de Estágio tem como principal finalidade descrever as representações que os alunos têm sobre a aprendizagem de ELE. A relevância e o interesse das representações associadas a Espanha, aos espanhóis e aos países de língua oficial espanhola surgem pelo facto de os alunos que aprendem esta língua demonstrarem que as tomam como verdades inquestionáveis. Assim, com o presente trabalho de investigação, de cariz qualitativo, procurou-se, por um lado, identificar os fatores que influenciaram a escolha de ELE, por parte dos alunos e, por outro, descrever a perceção que estes têm sobre a aprendizagem desta língua. Para tal, recolhemos dados provenientes de um inquérito por questionário aplicado a 29 alunos de duas turmas do 10.º ano de escolaridade, num Agrupamento de Escolas do perímetro urbano de Aveiro. Na análise de dados, a técnica priviligiada foi a análise de conteúdo. A análise dos dados, ainda que limitados face ao número de alunos participantes, permitiu-nos concluir que os alunos optam pelo espanhol pela facilidade que julgam estar-lhe inerente, uma vez que esta é uma língua românica tal como o português. Além disso, os alunos inquiridos revelam representações positivas acerca do espanhol, de Espanha, e dos restantes países de língua espanhola e seus falantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01T00:00:00Z
2014-10
2016-09-24T12:00:00Z
2018-07-20T14:00:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14557
TID:201565897
url http://hdl.handle.net/10773/14557
identifier_str_mv TID:201565897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137551583281152