Reconfiguração dos domínios do ensino da língua nos novos manuais de Português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/51830 |
Resumo: | Tendo como pano de fundo a aprovação das novas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (2012), este artigo assume como objeto de estudo alguns dos novos manuais de Português publicados após a implementação desse documento regulador das práticas de ensino da língua materna. De facto, a partir da análise de conteúdo desses manuais, os objetivos do estudo são: identificar uma possível reconfiguração do domínio da gramática, área central do ensino do Português; e analisar atividades ou operações realizadas nas sequências didáticas dos mesmos livros escolares de língua materna |
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Reconfiguração dos domínios do ensino da língua nos novos manuais de PortuguêsReconfiguration in the areas of language teaching in the new textbooks for Portuguese LanguageManuais escolaresComunicaçãoLínguasPortuguêsTextbooksCommunicationLanguagesPortugueseCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTendo como pano de fundo a aprovação das novas Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (2012), este artigo assume como objeto de estudo alguns dos novos manuais de Português publicados após a implementação desse documento regulador das práticas de ensino da língua materna. De facto, a partir da análise de conteúdo desses manuais, os objetivos do estudo são: identificar uma possível reconfiguração do domínio da gramática, área central do ensino do Português; e analisar atividades ou operações realizadas nas sequências didáticas dos mesmos livros escolares de língua maternaHaving as background the newly approved Curricular Objectives for Portuguese language in secondary education, this article assumes as its object of study some of the textbooks published after the implementation of that guiding document for the teaching of the mother tongue. Consequently, from the analysis of those manuals, the objects of study are: the identification of possible reconfigurations in the domain of grammar, central for the study of Portuguese, and the analysis of activities or operations carried out under the didactic guidelines of those textbooks for the mother tongue.CIED - UMinhoEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-Pinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoSilva, António Carvalho da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51830porSilva, A. C. (2017). Reconfiguração dos domínios do ensino da língua nos novos manuais de Português. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación - Coruña. Vol. Extraordinário N.º 9, 41-461138-16632386-741810.17979/reipe.2017.0.09.2438http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2438/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:31.648817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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