Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Raquel Alexandra Conceição
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8089
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, é composto por duas partes, designadamente: numa primeira parte, apresentamos uma análise reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III; numa segunda parte, apresentamos o Trabalho de Investigação desenvolvido, cujo objetivo focava-se em apurar e compreender quais os contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos. Revelamos interesse em analisar e refletir se a intervenção da Expressão Dramática nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica acresce a autoconfiança dos alunos e identificar de que forma a autoconfiança se relaciona com o desenvolvimento da expressão. Procuramos detetar quais os motivos associados ao erro e à capacidade de expressão e ainda sintetizar estratégias pedagógicas, em Educação Visual e Educação Tecnológica, relacionadas com a motivação e autoconfiança. No que respeita à Metodologia, optámos por uma investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), recorrendo ao desenvolvimento de um estudo de caso múltiplo junto de duas turmas de alunos do 5ºano, num número total de 36 participantes. Como instrumentos de recolha de dados procedemos à aplicação de questionários e da observação participante. As técnicas de análise de dados foram a análise de conteúdo e análise estatística simples. Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram-nos chegar a algumas conclusões relativamente aos objetivos iniciais enunciados. Nomeadamente, possibilitaram aferir a perceção dos alunos relativamente ao erro, expondo uma ligação entre o receio de estar errado e o desenvolvimento da capacidade de expressão; identificámos uma ligação entre a autoconfiança e a expressão; sintetizámos estratégias pedagógicas utilizadas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica que acrescem a motivação e autoconfiança e ainda compreendemos que a intervenção da Expressão Dramática influência positivamente o desempenho dos alunos.
id RCAP_ea3707f5014b792db123832a832e2aec
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8089
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiançaAutoconfiançaExpressãoEducação VisualEducação TecnológicaExpressão DramáticaVisual Education and Technological EducationSelf-confidenceExpressionDramatic ExpressionO presente Relatório Final de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, é composto por duas partes, designadamente: numa primeira parte, apresentamos uma análise reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III; numa segunda parte, apresentamos o Trabalho de Investigação desenvolvido, cujo objetivo focava-se em apurar e compreender quais os contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos. Revelamos interesse em analisar e refletir se a intervenção da Expressão Dramática nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica acresce a autoconfiança dos alunos e identificar de que forma a autoconfiança se relaciona com o desenvolvimento da expressão. Procuramos detetar quais os motivos associados ao erro e à capacidade de expressão e ainda sintetizar estratégias pedagógicas, em Educação Visual e Educação Tecnológica, relacionadas com a motivação e autoconfiança. No que respeita à Metodologia, optámos por uma investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), recorrendo ao desenvolvimento de um estudo de caso múltiplo junto de duas turmas de alunos do 5ºano, num número total de 36 participantes. Como instrumentos de recolha de dados procedemos à aplicação de questionários e da observação participante. As técnicas de análise de dados foram a análise de conteúdo e análise estatística simples. Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram-nos chegar a algumas conclusões relativamente aos objetivos iniciais enunciados. Nomeadamente, possibilitaram aferir a perceção dos alunos relativamente ao erro, expondo uma ligação entre o receio de estar errado e o desenvolvimento da capacidade de expressão; identificámos uma ligação entre a autoconfiança e a expressão; sintetizámos estratégias pedagógicas utilizadas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica que acrescem a motivação e autoconfiança e ainda compreendemos que a intervenção da Expressão Dramática influência positivamente o desempenho dos alunos.This Final Internship Report, carried out as part of the Master's Degree in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education, of the School of Education of Viseu, consists of two parts, namely: in the first part, we present a reflective analysis of Supervised Teaching Practices I, II and III; in the second part, we present the Research Work carried out, whose objective was to investigate and understand the contributions of the Visual and Technological Education subjects and the area of Dramatic Expression to the development of students' self-confidence. We revealed an interest in analyzing and reflecting on whether the intervention of Dramatic Expression in Visual Education and Technological Education classes increases students' selfconfidence and identify how self-confidence relates to the development of expression. We tried to detect which are the reasons associated with the error and the capacity of expression and also to synthesize pedagogical strategies, in Visual Education and Technological Education, related to motivation and self-confidence. In what concerns Methodology, we chose a mixed research (quantitative and qualitative), using the development of a multiple case study with two classes of 5th grade students, with a total number of 36 participants. As instruments of data collection we applied questionnaires and participant observation. The data analysis techniques were content analysis and simple statistical analysis. As for the results obtained, they allowed us to reach some conclusions regarding the initial objectives set out. Namely, they allowed us to assess the students' perception of the error, exposing a connection between the fear of being wrong and the development of the ability of expression; we identified a connection between self-confidence and expression; we synthesized pedagogical strategies used in the subjects of Visual Education and Technological Education that increase motivation and self-confidence, and we also understood that the intervention of Dramatic Expression positively influences the students' performance.Melo, Ana Luísa Pinto De SoutoCavadas, RicardoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPinto, Raquel Alexandra Conceição2023-11-27T15:55:20Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8089TID:203406630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:31:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.911494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
title Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
spellingShingle Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
Pinto, Raquel Alexandra Conceição
Autoconfiança
Expressão
Educação Visual
Educação Tecnológica
Expressão Dramática
Visual Education and Technological Education
Self-confidence
Expression
Dramatic Expression
title_short Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
title_full Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
title_fullStr Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
title_full_unstemmed Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
title_sort Contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da Área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança
author Pinto, Raquel Alexandra Conceição
author_facet Pinto, Raquel Alexandra Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ana Luísa Pinto De Souto
Cavadas, Ricardo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Raquel Alexandra Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconfiança
Expressão
Educação Visual
Educação Tecnológica
Expressão Dramática
Visual Education and Technological Education
Self-confidence
Expression
Dramatic Expression
topic Autoconfiança
Expressão
Educação Visual
Educação Tecnológica
Expressão Dramática
Visual Education and Technological Education
Self-confidence
Expression
Dramatic Expression
description O presente Relatório Final de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viseu, é composto por duas partes, designadamente: numa primeira parte, apresentamos uma análise reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas I, II e III; numa segunda parte, apresentamos o Trabalho de Investigação desenvolvido, cujo objetivo focava-se em apurar e compreender quais os contributos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e da área da Expressão Dramática para o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos. Revelamos interesse em analisar e refletir se a intervenção da Expressão Dramática nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica acresce a autoconfiança dos alunos e identificar de que forma a autoconfiança se relaciona com o desenvolvimento da expressão. Procuramos detetar quais os motivos associados ao erro e à capacidade de expressão e ainda sintetizar estratégias pedagógicas, em Educação Visual e Educação Tecnológica, relacionadas com a motivação e autoconfiança. No que respeita à Metodologia, optámos por uma investigação de natureza mista (quantitativa e qualitativa), recorrendo ao desenvolvimento de um estudo de caso múltiplo junto de duas turmas de alunos do 5ºano, num número total de 36 participantes. Como instrumentos de recolha de dados procedemos à aplicação de questionários e da observação participante. As técnicas de análise de dados foram a análise de conteúdo e análise estatística simples. Quanto aos resultados obtidos, estes permitiram-nos chegar a algumas conclusões relativamente aos objetivos iniciais enunciados. Nomeadamente, possibilitaram aferir a perceção dos alunos relativamente ao erro, expondo uma ligação entre o receio de estar errado e o desenvolvimento da capacidade de expressão; identificámos uma ligação entre a autoconfiança e a expressão; sintetizámos estratégias pedagógicas utilizadas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica que acrescem a motivação e autoconfiança e ainda compreendemos que a intervenção da Expressão Dramática influência positivamente o desempenho dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T15:55:20Z
2023-09-25
2023-09-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8089
TID:203406630
url http://hdl.handle.net/10400.19/8089
identifier_str_mv TID:203406630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136311282499584