Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Filipe Manuel Batista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21239
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_3677b0b08f34a1f7ba181405fcde0b90
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação físicaEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraOs modelos de ensino ecológicos na Educação Física distinguem-se pela sua pertinência no sentido de centrar o ensino no aluno. Especificamente, os Teaching Games for Understanding e a Abordagem Baseada nos Constrangimentos são modelos que possibilitam um processo pedagógico baseado na dinâmica intrínseca dos jogos desportivos, destacando-se pela sua pertinência para o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual dos alunos. No entanto, modelos recentes necessitam de ser devidamente compreendidos e orientados no sentido de resultaram proficuamente na intervenção didática. Consequentemente o presente relatório de estágio objetiva analisar a pertinência e proficuidade de modelos de ensino centrados nos alunos, promovendo uma reflexão integrada experimentalmente na relevância de abordagens ecológicas no momento de exercitação, através da aplicação de formas de jogos reduzidos. Para o efeito, participaram no estudo oito alunos do género masculino (18,25 ± 1,04 anos de idade), exercitando-se em três subfases de jogo de andebol (2x2, 3x3 e 4x4) em dois espaços diferenciados de prática. Os resultados sugerem a pertinência da manipulação de constrangimentos da tarefa espácio-temporais para a concretização da aprendizagem de conteúdos técnico/táticos, bem como, para o desenvolvimento de capacidades condicionais. Adicionalmente, através do presente trabalho, enfatizou-se a relevância dos estilos de ensino de produção adotados pelo professor, bem como, a implementação de modelos de ensino ecológico concretizados através de princípios pedagógicos claramente definidos e inovadores.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21239http://hdl.handle.net/10316/21239porClemente, Filipe Manuel Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:54:11Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:05.031558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
Clemente, Filipe Manuel Batista
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
author Clemente, Filipe Manuel Batista
author_facet Clemente, Filipe Manuel Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemente, Filipe Manuel Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21239
http://hdl.handle.net/10316/21239
url http://hdl.handle.net/10316/21239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662129684480