Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/21239 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_3677b0b08f34a1f7ba181405fcde0b90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/21239 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação físicaEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraOs modelos de ensino ecológicos na Educação Física distinguem-se pela sua pertinência no sentido de centrar o ensino no aluno. Especificamente, os Teaching Games for Understanding e a Abordagem Baseada nos Constrangimentos são modelos que possibilitam um processo pedagógico baseado na dinâmica intrínseca dos jogos desportivos, destacando-se pela sua pertinência para o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo e processual dos alunos. No entanto, modelos recentes necessitam de ser devidamente compreendidos e orientados no sentido de resultaram proficuamente na intervenção didática. Consequentemente o presente relatório de estágio objetiva analisar a pertinência e proficuidade de modelos de ensino centrados nos alunos, promovendo uma reflexão integrada experimentalmente na relevância de abordagens ecológicas no momento de exercitação, através da aplicação de formas de jogos reduzidos. Para o efeito, participaram no estudo oito alunos do género masculino (18,25 ± 1,04 anos de idade), exercitando-se em três subfases de jogo de andebol (2x2, 3x3 e 4x4) em dois espaços diferenciados de prática. Os resultados sugerem a pertinência da manipulação de constrangimentos da tarefa espácio-temporais para a concretização da aprendizagem de conteúdos técnico/táticos, bem como, para o desenvolvimento de capacidades condicionais. Adicionalmente, através do presente trabalho, enfatizou-se a relevância dos estilos de ensino de produção adotados pelo professor, bem como, a implementação de modelos de ensino ecológico concretizados através de princípios pedagógicos claramente definidos e inovadores.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21239http://hdl.handle.net/10316/21239porClemente, Filipe Manuel Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:54:11Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:05.031558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física Clemente, Filipe Manuel Batista Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Avelar Brotero junto da turma do 12º 1D no ano letivo de 2011/2012 : modelos de ensino ecológicos : pertinência dos teaching games for understanding e abordagem baseada nos constrangimentos para a educação física |
author |
Clemente, Filipe Manuel Batista |
author_facet |
Clemente, Filipe Manuel Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Filipe Manuel Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/21239 http://hdl.handle.net/10316/21239 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/21239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133662129684480 |