Sound Branding: a influência da narrativa sonora na relação entre a marca e o consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/155802 |
Resumo: | A quantidade e diversidade de anúncios publicitários no mercado dificulta a tarefa das empresas que procuram uma forma de se destacar e fortalecer a sua imagem de marca. Vários estudos avançam a hipótese do uso do som como forma de se destacar num meio saturado de anúncios visuais. Surge então o Sound Branding. Este trabalho no âmbito da componente não letiva do Mestrado em Artes Musicais, surge no sentido de reforçar o conhecimento do papel do Sound branding na relação entre a marca e o consumidor, nomeadamente na construção de uma imagem de marca. Para tal foi realizado um estágio na empresa Digital Mix, do qual este documento constitui o relatório. Este relatório apresenta casos de estudo relativos a empresas portuguesas, onde foram analisadas as estratégias na construção das suas identidades sonoras através de uma entrevista ao criador dessas marcas sonoras. Serão igualmente apresentados inquéritos que foram realizados com o intuito de analisar a perceção que os consumidores têm sobre a identidade sonora de algumas marcas e o que estas lhe transmitem. E, por fim, será apresentado o relatório do trabalho de criação da identidade sonora para a TAP Portugal, feito com a intenção de pôr em prática os conhecimentos obtidos nos pontos anteriores. |
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Sound Branding: a influência da narrativa sonora na relação entre a marca e o consumidorSound BrandingIdentidade SonoraMúsica e Som na PublicidadeSound IdentityMusic and Sound in AdvertisingDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA quantidade e diversidade de anúncios publicitários no mercado dificulta a tarefa das empresas que procuram uma forma de se destacar e fortalecer a sua imagem de marca. Vários estudos avançam a hipótese do uso do som como forma de se destacar num meio saturado de anúncios visuais. Surge então o Sound Branding. Este trabalho no âmbito da componente não letiva do Mestrado em Artes Musicais, surge no sentido de reforçar o conhecimento do papel do Sound branding na relação entre a marca e o consumidor, nomeadamente na construção de uma imagem de marca. Para tal foi realizado um estágio na empresa Digital Mix, do qual este documento constitui o relatório. Este relatório apresenta casos de estudo relativos a empresas portuguesas, onde foram analisadas as estratégias na construção das suas identidades sonoras através de uma entrevista ao criador dessas marcas sonoras. Serão igualmente apresentados inquéritos que foram realizados com o intuito de analisar a perceção que os consumidores têm sobre a identidade sonora de algumas marcas e o que estas lhe transmitem. E, por fim, será apresentado o relatório do trabalho de criação da identidade sonora para a TAP Portugal, feito com a intenção de pôr em prática os conhecimentos obtidos nos pontos anteriores.The amount and diversity of advertisements on the market makes it difficult for companies looking for a way to stand out and strengthen their brand image. Several studies advance the hypothesis of using sound as a way to stand out in a medium saturated with visual advertisements. Then comes Sound Branding. This work, within the scope of the non-teaching component of the Master in Musical Arts, arises in order to reinforce the knowledge of the role of Sound branding in the relationship between the brand and the consumer, namely in the construction of a brand image. For this, an internship was carried out at the company Digital Mix, of which this document constitutes the report. This report presents case studies related to Portuguese companies, where the strategies in the construction of their sound identities were analyzed through an interview with the creator of these sound brands. Surveys will also be presented that were carried out with the aim of analyzing the perception that consumers have about the sound identity of some brands and what they convey to them. Finally, the report on the work of creating the sound identity for TAP Portugal will be presented, with the intention of putting into practice the knowledge obtained in the previous points.Pires, Isabel Maria AntunesRUNGodinho, André Filipe Marques2023-07-25T16:34:32Z2023-02-202022-09-302023-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155802TID:203243978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:24Zoai:run.unl.pt:10362/155802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:13.644822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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