Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hieng, Lee Doo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15008
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_3691e3464ea84b6fdc2712cc41c10ffe
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesaDistribuiçãoRetalhistaGrossistaPoder negocialTecnologias de informaçãoMarca própriaRetailingRetailerWholesalerDealingPowerInformation technologiesOwn brandMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA estratégia de modernização e desenvolvimento, em termos de dimensão, de volume de negócios e de formatos da Distribuição, assente na utilização de modernas técnicas de gestão e de marketing, na inovação em tecnologias de informação, nos benefícios de economia de escala e de produtos brancos ou de marca própria, desenvolveu um relacionamento de arrastamento e dependência de alguns sectores da indústria nacional, nomeadamente no sector alimentar. No presente trabalho pretende-se desenvolver a teoria sobre o dinamismo e complexidade do sector da distribuição a nível internacional e nacional e avaliar os seus efeitos abrangendo diversos tipos de empresas que, em Portugal, sob o impacto da evolução económica, tecnológica e sociológica foram conduzidos à reestruturação e modernização. Também foi objecto de estudo o crescimento do poder negocial da Distribuição com reflexo no retorço do seu controlo sobre toda a fileira de negócios ou da cadeia de abastecimento com impacto negativo na Indústria, gerando potenciais situações de conflito. Finalmente, através da análise de cenários possíveis de relações entre a Distribuição e a Indústria, entende que se pode avaliar que não haverá vantagens para a confrontação e que a tendência será para uma relação de cooperação.The strategy for modemization and development, in terms of dimension, amount of business transactions and Retailing formats, based in modem techniques of management and marketing, new information technologies, benefits od economies of scale and generic brand or own brand products, has developed a link of stimulation and dependence among some sectors of national industry, including the food sector. The present thesis has the purpose of developing the theory about the dynamism and complexity of Retailing sector, both nationally and internationally, and evaluating its effects taking into account different types of portuguese industries which, under the impact of economic, technological and sociological evolution, had to be restructed and modemized. This essay also includes an analysis about the increase of Retailing dealing power which led to the reinforcement of its contrai over ali the business range or the supplying chain, causing a negative impact on industry, namely creating potential conflict situations. Finally, through the analysis of different types of relations between Retaling an lndustry, it has been concluded that there is no advantage in confrontation, being the trend towards cooperation instead.Bairrada, MárioRepositório da Universidade de LisboaHieng, Lee Doo2018-02-27T15:35:34Z19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15008porHieng, Lee Doo, (1999)." Impacte das transformações do sector da distribuição na indústria alimentar portuguesa". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:45.592859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa
title Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa
spellingShingle Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa
Hieng, Lee Doo
Distribuição
Retalhista
Grossista
Poder negocial
Tecnologias de informação
Marca própria
Retailing
Retailer
Wholesaler
Dealing
Power
Information technologies
Own brand
title_short Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa
title_full Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa
title_fullStr Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa
title_full_unstemmed Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa
title_sort Impacte das transformações do sector da distribuição da indústria alimentar portuguesa
author Hieng, Lee Doo
author_facet Hieng, Lee Doo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bairrada, Mário
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Hieng, Lee Doo
dc.subject.por.fl_str_mv Distribuição
Retalhista
Grossista
Poder negocial
Tecnologias de informação
Marca própria
Retailing
Retailer
Wholesaler
Dealing
Power
Information technologies
Own brand
topic Distribuição
Retalhista
Grossista
Poder negocial
Tecnologias de informação
Marca própria
Retailing
Retailer
Wholesaler
Dealing
Power
Information technologies
Own brand
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-01T00:00:00Z
2018-02-27T15:35:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15008
url http://hdl.handle.net/10400.5/15008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Hieng, Lee Doo, (1999)." Impacte das transformações do sector da distribuição na indústria alimentar portuguesa". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131096109023232