COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Joana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marques, Ramiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16108
Resumo: No âmbito do tema “Relação escola-família” procurámos ir ao encontro das relações estabelecidas na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo, compreendendo a valorização desta relação ao longo dos diferentes contextos por parte das famílias e a evolução das parcerias entre estes pilares educativos. Aprofundámos o conceito de família e o que a envolve, descrevendo algumas teorias que nos elucidassem sobre, e como, a família, escola e sociedade, influenciam o desenvolvimento da criança. Para compreender esta relação é fundamental fazer uma perspetiva histórica, tendo em conta a legislação e os programas oficiais utilizados pelas valências abordadas. Este aspeto levou-nos a fazer uma passagem para outra abordagem, focando a diferença entre os níveis de ensino, dando um maior enfoque ao papel que o docente deve adotar como mediador desta parceria, porque o educador/professor é quem gere e tem, de certa forma, alguma influência nesta proximidade.
id RCAP_36a677c1bdf1b7e87b2230ce9780434f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?ArtigosNo âmbito do tema “Relação escola-família” procurámos ir ao encontro das relações estabelecidas na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo, compreendendo a valorização desta relação ao longo dos diferentes contextos por parte das famílias e a evolução das parcerias entre estes pilares educativos. Aprofundámos o conceito de família e o que a envolve, descrevendo algumas teorias que nos elucidassem sobre, e como, a família, escola e sociedade, influenciam o desenvolvimento da criança. Para compreender esta relação é fundamental fazer uma perspetiva histórica, tendo em conta a legislação e os programas oficiais utilizados pelas valências abordadas. Este aspeto levou-nos a fazer uma passagem para outra abordagem, focando a diferença entre os níveis de ensino, dando um maior enfoque ao papel que o docente deve adotar como mediador desta parceria, porque o educador/professor é quem gere e tem, de certa forma, alguma influência nesta proximidade.We asked the following question: How to involve parents in educational practices in pre-school education and primary school education? In the context of this theme we tried to meet the relationships established in Pre-school Education and Elementary School teaching. We tried to approach the valorization of this relation throughout the different contexts by the families and the evolution of the partnerships between these educational pillars. We began by focusing on the concept of family and its surroundings, describing some theories that would elucidate us, and how family, school, and society positively or less positively influence the development of the child. This aspect led us to make a passage to another approach, focusing on the difference between this relationship between levels of education and why these dissimilarities are present, giving a greater focus to the obstacles to this relationship and the role that the teacher should adopt as mediator of this partnership, because the educator / teacher is the one who manages and has, to some extent, some influence in this proximityResearch Unit of Polytechnic Institute of Santarém2018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16108por2182-9608Galvão, JoanaMarques, Ramiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:01.540617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
title COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
spellingShingle COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
Galvão, Joana
Artigos
title_short COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
title_full COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
title_fullStr COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
title_full_unstemmed COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
title_sort COMO ENVOLVER OS PAIS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
author Galvão, Joana
author_facet Galvão, Joana
Marques, Ramiro
author_role author
author2 Marques, Ramiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Joana
Marques, Ramiro
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No âmbito do tema “Relação escola-família” procurámos ir ao encontro das relações estabelecidas na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo, compreendendo a valorização desta relação ao longo dos diferentes contextos por parte das famílias e a evolução das parcerias entre estes pilares educativos. Aprofundámos o conceito de família e o que a envolve, descrevendo algumas teorias que nos elucidassem sobre, e como, a família, escola e sociedade, influenciam o desenvolvimento da criança. Para compreender esta relação é fundamental fazer uma perspetiva histórica, tendo em conta a legislação e os programas oficiais utilizados pelas valências abordadas. Este aspeto levou-nos a fazer uma passagem para outra abordagem, focando a diferença entre os níveis de ensino, dando um maior enfoque ao papel que o docente deve adotar como mediador desta parceria, porque o educador/professor é quem gere e tem, de certa forma, alguma influência nesta proximidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16108
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485110079488