Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbante, C
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13156
Resumo: O mundo está a viver uma experiência única, nunca antes vista, face à pandemia da COVID-19. Neste contexto, a educação online dos alunos tem sido explorada enquanto modalidade emergencial. O presente trabalho objetiva constatar as condições de acesso às TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: análise de documentos, observação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições ao nível das TIC dos alunos angolanos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Constatou-se que a maior parte dos alunos tem acesso a recursos tecnológicos conetados à internet – com largura de banda reduzida –, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui equipamento ligado à internet.
id RCAP_36d72564215bd5368a002273e75249ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em AngolaAlunoEducação onlineEnsino superiorTecnologias da informação e comunicaçãoStudentOnline educationUniversity educationICT conditionsAlumnoEducación en líneaEnseñanza superiorCondiciones de las TICÉtudiantÉducation en ligneEnseignement universitaireConditions TICO mundo está a viver uma experiência única, nunca antes vista, face à pandemia da COVID-19. Neste contexto, a educação online dos alunos tem sido explorada enquanto modalidade emergencial. O presente trabalho objetiva constatar as condições de acesso às TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: análise de documentos, observação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições ao nível das TIC dos alunos angolanos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Constatou-se que a maior parte dos alunos tem acesso a recursos tecnológicos conetados à internet – com largura de banda reduzida –, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui equipamento ligado à internet.Abstract The world is having a unique experience, never seen before, in the face of the COVID-19 pandemic. In this context, online education, as an emergency modality, has been explored. The present work aims to verify the ICT conditions by the students of Higher Education, in Angola. The methodology of this investigation is a non-experimental plan. For data collection, the following techniques were adopted: document analysis, indirect observation and questionnaire survey. The research question was defined: what are the ICT conditions of students for access to online education in a time of pandemic? It was found that most students have available technological resources connected to the internet - with reduced bandwidth -, namely computer, smartphone and tablet. The results also show that there is a considerable number of students who do not have ICT equipment connected to the internet.Resumen El mundo está viviendo una experiencia única, nunca antes vista, frente a la pandemia de COVID-19. En este sentido, la educación en línea, en modo emergencial, de los estudiantes se ha explorado más. El presente trabajo tiene como objetivo verificar las condiciones en TIC de los estudiantes de Educación Superior, en Angola. La metodología de esta investigación es un plan no experimental. Para la recolección de datos se adoptaron las siguientes técnicas: analysis de documentos, observación indirecta y encuesta por cuestionario. Se definió la siguiente pregunta de investigación: ¿Cuáles son las condiciones em términos de TIC de los estudiantes para acceder a la educación en línea en un momento de pandemia? Con este estudio, se encontró que la mayoría de los estudiantes tienen recursos tecnológicos disponibles conectados a Internet - con ancho de banda reducido -, a saber, computadora, teléfono inteligente y tableta. Los resultados también muestran que hay un número considerable de estudiantes que no tienen equipos TIC conectados a Internet.Résumé Le monde vit une expérience unique, jamais vue auparavant, face à la pandémie du COVID-19. Dans ce contexte, l'éducation en ligne des étudiants, em format emergentiel, a été davantage explorée. Le présent travail vise à vérifier les conditions TIC des étudiants de l'enseignement supérieur, en Angola. La méthodologie s'inscrit dans un plan non expérimental. Pour la collecte de données, les techniques suivantes ont été adoptées: analyse de documents, observation indirecte et enquête par questionnaire. La question de recherche suivante a été définie: quelles sont les conditions TIC des étudiants pour accéder à l'éducation en ligne en période de pandémie? Avec cette étude, il a été constaté que la plupart des étudiants disposent de ressources technologiques connectées à Internet - avec un haut débit réduit -, à savoir un ordinateur, un smartphone et une tablette. Les résultats montrent également qu'il existe un nombre considérable d'étudiants qui ne disposent pas d'équipements TIC connectés à Internet.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLBarbante, COliveira, L.2021-03-26T11:24:24Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13156porBarbante, C., Oliveira, L., (2021) Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola, Da Investigação às Práticas, 11(1), 171 - 184. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.2382182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.238info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:09.375625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola
title Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola
spellingShingle Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola
Barbante, C
Aluno
Educação online
Ensino superior
Tecnologias da informação e comunicação
Student
Online education
University education
ICT conditions
Alumno
Educación en línea
Enseñanza superior
Condiciones de las TIC
Étudiant
Éducation en ligne
Enseignement universitaire
Conditions TIC
title_short Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola
title_full Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola
title_fullStr Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola
title_full_unstemmed Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola
title_sort Educação online em tempos pandémicos: condições TIC por parte dos alunos do ensino superior em Angola
author Barbante, C
author_facet Barbante, C
Oliveira, L.
author_role author
author2 Oliveira, L.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbante, C
Oliveira, L.
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Educação online
Ensino superior
Tecnologias da informação e comunicação
Student
Online education
University education
ICT conditions
Alumno
Educación en línea
Enseñanza superior
Condiciones de las TIC
Étudiant
Éducation en ligne
Enseignement universitaire
Conditions TIC
topic Aluno
Educação online
Ensino superior
Tecnologias da informação e comunicação
Student
Online education
University education
ICT conditions
Alumno
Educación en línea
Enseñanza superior
Condiciones de las TIC
Étudiant
Éducation en ligne
Enseignement universitaire
Conditions TIC
description O mundo está a viver uma experiência única, nunca antes vista, face à pandemia da COVID-19. Neste contexto, a educação online dos alunos tem sido explorada enquanto modalidade emergencial. O presente trabalho objetiva constatar as condições de acesso às TIC por parte dos alunos do Ensino Superior, em Angola. A metodologia inscreve-se num plano não experimental. Foram adotadas, para a recolha de dados, as seguintes técnicas: análise de documentos, observação indireta e inquérito por questionário. Definiu-se a seguinte questão de investigação: quais as condições ao nível das TIC dos alunos angolanos para o acesso à educação online em tempo de pandemia? Constatou-se que a maior parte dos alunos tem acesso a recursos tecnológicos conetados à internet – com largura de banda reduzida –, designadamente computador, smartphone e tablet. Os resultados ainda mostram que existe um número considerável de alunos que não possui equipamento ligado à internet.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-26T11:24:24Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13156
url http://hdl.handle.net/10400.21/13156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barbante, C., Oliveira, L., (2021) Educação online em tempos pandémicos: Condições TIC por parte dos alunos do Ensino Superior em Angola, Da Investigação às Práticas, 11(1), 171 - 184. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.238
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.238
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133482263248896