Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/12588 |
Resumo: | Ao longo dos anos, a relação entre publicidade e género tem sido complexa e multifacetada. Especificamente, no que diz respeito ao género feminino, a publicidade, nos seus primórdios, expôs a imagem limitada da mulher em determinados papéis. Com a evolução dos movimentos e princípios feministas, esta imagem foi modificada, graças à exigência social de dar às mulheres um espaço de respeito e igualdade de condições e oportunidades com os homens. Como consequência, surgiram novas estratégias publicitárias, como o femvertising, que é entendido como uma estratégia utilizada pelas agências de publicidade para representar as mulheres de uma forma autêntica, pondo fim aos estereótipos. Esta estratégia não só contribui para o aumento das vendas, uma vez que tem como objetivo criar uma ligação com a população feminina, como também tem a mais-valia de aumentar a reputação da marca, mostrando o seu compromisso social. Neste sentido, o objetivo desta dissertação é analisar a representação feminina nas campanhas "Like a Girl" da marca Always, "Real Beauty Sketches” da marca Dove, "White is purity" da marca Nívea e "The Resistance" da marca Pepsi, de forma a determinar se os fundamentos da estratégia de femvertising são cumpridos. Os resultados obtidos mostram que as duas primeiras campanhas utilizam estratégias de femvertising apoiadas em recursos retóricos e de conteúdo que conseguem aumentar a autoestima das mulheres. |
id |
RCAP_36f0088e523af6a92bce86fe11621aaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/12588 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidadeFemvertisingGéneroEstratégias publicitáriasGenderAdvertising strategiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAo longo dos anos, a relação entre publicidade e género tem sido complexa e multifacetada. Especificamente, no que diz respeito ao género feminino, a publicidade, nos seus primórdios, expôs a imagem limitada da mulher em determinados papéis. Com a evolução dos movimentos e princípios feministas, esta imagem foi modificada, graças à exigência social de dar às mulheres um espaço de respeito e igualdade de condições e oportunidades com os homens. Como consequência, surgiram novas estratégias publicitárias, como o femvertising, que é entendido como uma estratégia utilizada pelas agências de publicidade para representar as mulheres de uma forma autêntica, pondo fim aos estereótipos. Esta estratégia não só contribui para o aumento das vendas, uma vez que tem como objetivo criar uma ligação com a população feminina, como também tem a mais-valia de aumentar a reputação da marca, mostrando o seu compromisso social. Neste sentido, o objetivo desta dissertação é analisar a representação feminina nas campanhas "Like a Girl" da marca Always, "Real Beauty Sketches” da marca Dove, "White is purity" da marca Nívea e "The Resistance" da marca Pepsi, de forma a determinar se os fundamentos da estratégia de femvertising são cumpridos. Os resultados obtidos mostram que as duas primeiras campanhas utilizam estratégias de femvertising apoiadas em recursos retóricos e de conteúdo que conseguem aumentar a autoestima das mulheres.Over the years, the relationship between advertising and gender has been complex and multifaceted. Specifically, with regard to the female gender, advertising in its beginnings exposed the limited image of women in certain roles. With the evolution of feminist movements and principles, this image has been modified, thanks to the social demand to give women a space of respect and equal conditions and opportunities with men. As a consequence, new advertising strategies have emerged, such as femvertising, which is understood as a strategy used by advertising agencies to represent women in an authentic way, putting an end to stereotypes. This strategy not only contributes to increasing sales, as it is aimed at forming a bond with the female population, but also has the added value of increasing the brand's reputation by showing its social commitment. In this sense, the aim of this dissertation is to analyse the feminine representation in the campaigns "Like a Girl" by the brand Always, "Real Beauty Sketches” by the brand Dove, "White is purity" by the brand Nívea and "The Resistance" by the brand Pepsi, in order to determine whether the fundamentals of the femvertising strategy are met. The results obtained show that the first two campaigns employ femvertising strategies supported by rhetorical and content resources that manage to increase women's self-esteem.Simões, ElsaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCastro, Ana Sofia Maia2024-01-15T16:48:11Z2023-10-302023-10-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/12588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T02:04:27Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/12588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:48.956370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade |
title |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade |
spellingShingle |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade Castro, Ana Sofia Maia Femvertising Género Estratégias publicitárias Gender Advertising strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade |
title_full |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade |
title_fullStr |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade |
title_full_unstemmed |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade |
title_sort |
Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade |
author |
Castro, Ana Sofia Maia |
author_facet |
Castro, Ana Sofia Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Elsa Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Ana Sofia Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Femvertising Género Estratégias publicitárias Gender Advertising strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Femvertising Género Estratégias publicitárias Gender Advertising strategies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Ao longo dos anos, a relação entre publicidade e género tem sido complexa e multifacetada. Especificamente, no que diz respeito ao género feminino, a publicidade, nos seus primórdios, expôs a imagem limitada da mulher em determinados papéis. Com a evolução dos movimentos e princípios feministas, esta imagem foi modificada, graças à exigência social de dar às mulheres um espaço de respeito e igualdade de condições e oportunidades com os homens. Como consequência, surgiram novas estratégias publicitárias, como o femvertising, que é entendido como uma estratégia utilizada pelas agências de publicidade para representar as mulheres de uma forma autêntica, pondo fim aos estereótipos. Esta estratégia não só contribui para o aumento das vendas, uma vez que tem como objetivo criar uma ligação com a população feminina, como também tem a mais-valia de aumentar a reputação da marca, mostrando o seu compromisso social. Neste sentido, o objetivo desta dissertação é analisar a representação feminina nas campanhas "Like a Girl" da marca Always, "Real Beauty Sketches” da marca Dove, "White is purity" da marca Nívea e "The Resistance" da marca Pepsi, de forma a determinar se os fundamentos da estratégia de femvertising são cumpridos. Os resultados obtidos mostram que as duas primeiras campanhas utilizam estratégias de femvertising apoiadas em recursos retóricos e de conteúdo que conseguem aumentar a autoestima das mulheres. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-30 2023-10-30T00:00:00Z 2024-01-15T16:48:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/12588 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/12588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136944242819072 |