De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Joaquim
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Carlos, Saragoça, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17812
Resumo: O presente artigo resulta de um estudo de Avaliação de Impacto do Programa “Empreender na Escola”, no período de 1 de Março de 2013 a 31 de Outubro de 2013, que envolveu escolas dos municípios do Corredor Azul. Esta designação territorial integra os municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa que se encontram estrategicamente posicionados na ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e Espanha, configurando territorialmente uma linha de polos urbanos que se inicia com as cidades do Litoral Alentejano, através da denominada “porta Atlântica” e estruturam o território do Alentejo Central, finalizando no Alto Alentejo com a ligação a Badajoz. A literatura apresenta uma multiplicidade de modelos teóricos e pistas de ação para a construção, dinamização e consolidação de lógicas empreendedoras. Nem sempre os modelos apresentados se coadunam com as práticas, os contextos e os públicos-alvo das iniciativas empreendedoras. Considerando os objetivos preconizados pelo Programa Empreender na Escola, a equipa de avaliação optou por adotar o modelo elaborado pela Central Business (2006) para a Direção Geral de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. A nossa opção sustentou-se na possibilidade de adaptarmos para a avaliação um conjunto de seis dimensões nucleares que nos permitem ter uma visão integradora das competências empreendedoras e, simultaneamente, podermos mapear algumas características pessoais dos jovens do Programa, como por exemplo a as resistência á frustração, as relações interpessoais e o espírito de iniciativa.
id RCAP_374495a96eee05b27e0baeb0520e270d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na EscolaAvaliaçãoEscolaO presente artigo resulta de um estudo de Avaliação de Impacto do Programa “Empreender na Escola”, no período de 1 de Março de 2013 a 31 de Outubro de 2013, que envolveu escolas dos municípios do Corredor Azul. Esta designação territorial integra os municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa que se encontram estrategicamente posicionados na ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e Espanha, configurando territorialmente uma linha de polos urbanos que se inicia com as cidades do Litoral Alentejano, através da denominada “porta Atlântica” e estruturam o território do Alentejo Central, finalizando no Alto Alentejo com a ligação a Badajoz. A literatura apresenta uma multiplicidade de modelos teóricos e pistas de ação para a construção, dinamização e consolidação de lógicas empreendedoras. Nem sempre os modelos apresentados se coadunam com as práticas, os contextos e os públicos-alvo das iniciativas empreendedoras. Considerando os objetivos preconizados pelo Programa Empreender na Escola, a equipa de avaliação optou por adotar o modelo elaborado pela Central Business (2006) para a Direção Geral de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. A nossa opção sustentou-se na possibilidade de adaptarmos para a avaliação um conjunto de seis dimensões nucleares que nos permitem ter uma visão integradora das competências empreendedoras e, simultaneamente, podermos mapear algumas características pessoais dos jovens do Programa, como por exemplo a as resistência á frustração, as relações interpessoais e o espírito de iniciativa.2016-03-08T17:16:54Z2016-03-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/17812http://hdl.handle.net/10174/17812porFIALHO, Joaquim; SARAGOÇA, José; SILVA, Carlos, BRITO, Mónica. (2015). “De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola”. Livro de Atas do I International Meeting os ISSOW. Work, social change and economic dynamics: challenges for contemporary societies. Lisboa, Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, (ISBN: 978-989-95465-5-4).jfialho@uevora.ptcasilva@uevora.ptjsaragoca@uevora.ptFialho, JoaquimSilva, CarlosSaragoça, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:50.094780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
title De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
spellingShingle De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
Fialho, Joaquim
Avaliação
Escola
title_short De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
title_full De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
title_fullStr De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
title_full_unstemmed De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
title_sort De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
author Fialho, Joaquim
author_facet Fialho, Joaquim
Silva, Carlos
Saragoça, José
author_role author
author2 Silva, Carlos
Saragoça, José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Joaquim
Silva, Carlos
Saragoça, José
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Escola
topic Avaliação
Escola
description O presente artigo resulta de um estudo de Avaliação de Impacto do Programa “Empreender na Escola”, no período de 1 de Março de 2013 a 31 de Outubro de 2013, que envolveu escolas dos municípios do Corredor Azul. Esta designação territorial integra os municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa que se encontram estrategicamente posicionados na ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e Espanha, configurando territorialmente uma linha de polos urbanos que se inicia com as cidades do Litoral Alentejano, através da denominada “porta Atlântica” e estruturam o território do Alentejo Central, finalizando no Alto Alentejo com a ligação a Badajoz. A literatura apresenta uma multiplicidade de modelos teóricos e pistas de ação para a construção, dinamização e consolidação de lógicas empreendedoras. Nem sempre os modelos apresentados se coadunam com as práticas, os contextos e os públicos-alvo das iniciativas empreendedoras. Considerando os objetivos preconizados pelo Programa Empreender na Escola, a equipa de avaliação optou por adotar o modelo elaborado pela Central Business (2006) para a Direção Geral de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. A nossa opção sustentou-se na possibilidade de adaptarmos para a avaliação um conjunto de seis dimensões nucleares que nos permitem ter uma visão integradora das competências empreendedoras e, simultaneamente, podermos mapear algumas características pessoais dos jovens do Programa, como por exemplo a as resistência á frustração, as relações interpessoais e o espírito de iniciativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-08T17:16:54Z
2016-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17812
http://hdl.handle.net/10174/17812
url http://hdl.handle.net/10174/17812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FIALHO, Joaquim; SARAGOÇA, José; SILVA, Carlos, BRITO, Mónica. (2015). “De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola”. Livro de Atas do I International Meeting os ISSOW. Work, social change and economic dynamics: challenges for contemporary societies. Lisboa, Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, (ISBN: 978-989-95465-5-4).
jfialho@uevora.pt
casilva@uevora.pt
jsaragoca@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136581104173056