De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17818 |
Resumo: | Esta comunicação resulta de um estudo de Avaliação de Impacto do Programa “Empreender na Escola”, no período de 1 de Março de 2013 a 31 de Outubro de 2013, que envolveu escolas dos municípios do Corredor Azul. Esta designação territorial integra os municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa que se encontram estrategicamente posicionados na ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e Espanha, configurando territorialmente uma linha de polos urbanos que se inicia com as cidades do Litoral Alentejano, através da denominada “porta Atlântica” e estruturam o território do Alentejo Central, finalizando no Alto Alentejo com a ligação a Badajoz. A literatura apresenta uma multiplicidade de modelos teóricos e pistas de ação para a construção, dinamização e consolidação de lógicas empreendedoras. Nem sempre os modelos apresentados se coadunam com as práticas, os contextos e os públicos-alvo das iniciativas empreendedoras. Considerando os objetivos preconizados pelo Programa Empreender na Escola, a equipa de avaliação optou por adotar o modelo elaborado pela Central Business (2006) para a Direção Geral de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. A nossa opção sustentou-se na possibilidade de adaptarmos para a avaliação um conjunto de seis dimensões nucleares que nos permitem ter uma visão integradora das competências empreendedoras e, simultaneamente, podermos mapear algumas características pessoais dos jovens do Programa, como por exemplo a as resistência á frustração, as relações interpessoais e o espírito de iniciativa. |
id |
RCAP_42abdd52cf96f6cd0c8ac6ffd56fb909 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/17818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na EscolaAvaliaçãoEscolaEsta comunicação resulta de um estudo de Avaliação de Impacto do Programa “Empreender na Escola”, no período de 1 de Março de 2013 a 31 de Outubro de 2013, que envolveu escolas dos municípios do Corredor Azul. Esta designação territorial integra os municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa que se encontram estrategicamente posicionados na ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e Espanha, configurando territorialmente uma linha de polos urbanos que se inicia com as cidades do Litoral Alentejano, através da denominada “porta Atlântica” e estruturam o território do Alentejo Central, finalizando no Alto Alentejo com a ligação a Badajoz. A literatura apresenta uma multiplicidade de modelos teóricos e pistas de ação para a construção, dinamização e consolidação de lógicas empreendedoras. Nem sempre os modelos apresentados se coadunam com as práticas, os contextos e os públicos-alvo das iniciativas empreendedoras. Considerando os objetivos preconizados pelo Programa Empreender na Escola, a equipa de avaliação optou por adotar o modelo elaborado pela Central Business (2006) para a Direção Geral de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. A nossa opção sustentou-se na possibilidade de adaptarmos para a avaliação um conjunto de seis dimensões nucleares que nos permitem ter uma visão integradora das competências empreendedoras e, simultaneamente, podermos mapear algumas características pessoais dos jovens do Programa, como por exemplo a as resistência á frustração, as relações interpessoais e o espírito de iniciativa.2016-03-08T18:04:29Z2016-03-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/17818http://hdl.handle.net/10174/17818porFIALHO, Joaquim; SARAGOÇA, José; SILVA, Carlos, BRITO, Mónica. (2014). “De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola”. I International Meeting of ISSOW. Work, social change and economic dynamics: challenges for contemporary societies. Escola Superior de Educação de Lisboa, org. Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, 27 e 28 de novembro.naonaonaojfialho@uevora.ptcasilva@uevora.ptjsaragoca@uevora.ptFialho, JoaquimSilva, CarlosSaragoça, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:50.303937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola |
title |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola |
spellingShingle |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola Fialho, Joaquim Avaliação Escola |
title_short |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola |
title_full |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola |
title_fullStr |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola |
title_full_unstemmed |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola |
title_sort |
De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola |
author |
Fialho, Joaquim |
author_facet |
Fialho, Joaquim Silva, Carlos Saragoça, José |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Carlos Saragoça, José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Joaquim Silva, Carlos Saragoça, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Escola |
topic |
Avaliação Escola |
description |
Esta comunicação resulta de um estudo de Avaliação de Impacto do Programa “Empreender na Escola”, no período de 1 de Março de 2013 a 31 de Outubro de 2013, que envolveu escolas dos municípios do Corredor Azul. Esta designação territorial integra os municípios de Arraiolos, Borba, Elvas, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Santiago do Cacém, Sines, Vendas Novas e Vila Viçosa que se encontram estrategicamente posicionados na ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e Espanha, configurando territorialmente uma linha de polos urbanos que se inicia com as cidades do Litoral Alentejano, através da denominada “porta Atlântica” e estruturam o território do Alentejo Central, finalizando no Alto Alentejo com a ligação a Badajoz. A literatura apresenta uma multiplicidade de modelos teóricos e pistas de ação para a construção, dinamização e consolidação de lógicas empreendedoras. Nem sempre os modelos apresentados se coadunam com as práticas, os contextos e os públicos-alvo das iniciativas empreendedoras. Considerando os objetivos preconizados pelo Programa Empreender na Escola, a equipa de avaliação optou por adotar o modelo elaborado pela Central Business (2006) para a Direção Geral de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação. A nossa opção sustentou-se na possibilidade de adaptarmos para a avaliação um conjunto de seis dimensões nucleares que nos permitem ter uma visão integradora das competências empreendedoras e, simultaneamente, podermos mapear algumas características pessoais dos jovens do Programa, como por exemplo a as resistência á frustração, as relações interpessoais e o espírito de iniciativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-08T18:04:29Z 2016-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/17818 http://hdl.handle.net/10174/17818 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/17818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FIALHO, Joaquim; SARAGOÇA, José; SILVA, Carlos, BRITO, Mónica. (2014). “De pequenino é que se torce o destino. Resultados da avaliação do Programa Empreender na Escola”. I International Meeting of ISSOW. Work, social change and economic dynamics: challenges for contemporary societies. Escola Superior de Educação de Lisboa, org. Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial das Organizações e do Trabalho, 27 e 28 de novembro. nao nao nao jfialho@uevora.pt casilva@uevora.pt jsaragoca@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136581112561664 |