Intervenção psicomotora numa perspetiva preventiva e educativa em contexto jardim de infância no Centro Social e Paroquial de Santa Marta do Casal de Cambra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Solange Alexandra da Assunção
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18244
Resumo: Este relatório descreve as atividades desenvolvidas no âmbito da Intervenção Psicomotora no Centro Social e Paroquial de Santa de Casal do Cambra, durante o estágio relativo ao Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, do segundo ano do mestrado de Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana. Após da realização de rastreios de desenvolvimento, através da aplicação da Schedule of Growing Skills II, a 46 crianças, de idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos, com desenvolvimento típico, e a uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo, foram definidos e implementados objetivos de intervenção. Com base nos mesmos, desenvolveram-se sessões de intervenção psicomotora semanais de carácter grupal com as 47 crianças e individual com a criança com o diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo. Após a avaliação final, a intervenção psicomotora revelou ser uma ferramenta fundamental na promoção do desenvolvimento infantil, tanto no âmbito educativo na intervenção com os grupos, como terapêutico na intervenção individual com o estudo caso.
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