O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Joubert Flávio de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9190
Resumo: Mesmo vivendo em um mundo globalizado, no qual a tecnologia já se faz presente no dia a dia das pessoas, muitas escolas não fazem uso das mesmas. Nesse sentido, é de extrema importância saber se a aplicação da tecnologia não seria uma ferramenta essencial para o dia a dia dos docentes, servindo até como um verdadeiro auxílio para a propagação de seus conteúdos, contribuindo para uma qualidade ainda maior de ensino para toda a sociedade. E o porquê de se fazer este trabalho? Poderia até levantar-se a hipótese de que a tecnologia já é algo presente em nossas vidas, então, surgem os questionamentos: porque não são utilizadas? Será que é por conta da falta de oportunidade oferecida pela própria escola? Ou por falta de visão do docente, por não querer se atualizar para usar estes novos recursos já presentes em nossas vidas? Será que é por conta do anterior estigma da velha forma de ensinar utilizando apenas o quadro em sala de aula, em que professor fala e aluno escuta? Enfim, as inquietações giram em torno do não uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula, como: smartphone, tablets, computadores, que podem ser usados para as atividades habituais em sala de aula, sendo elas, em contrapartida, na maioria das vezes, chegam a ser até mesmo abolidas por muitos docentes, inclusive, regra de funcionamento das escolas, o do não acesso às tecnologias dentro de sala de aula. Este trabalho desenvolve uma pesquisa descritiva qualitativa, baseada em entrevistas com professores e diretores de escolas, e quantitativa, levando em consideração perguntas feitas aos alunos com fins estatísticos, em torno da resposta do porquê essas tecnologias não estão sendo aplicadas como ferramentas para o desenvolvimento do conhecimento, tendo por foco o papel do educador nessa nova perspectiva de sala de aula.
id RCAP_37505abd84c6a3a9d27456000b0aa668
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aulaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOINOVAÇÃO TECNOLÓGICAESCOLASINTERNETPROFESSORESEDUCATIONTECHNOLOGICAL INNOVATIONSCHOOLSINTERNETTEACHERSTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESMesmo vivendo em um mundo globalizado, no qual a tecnologia já se faz presente no dia a dia das pessoas, muitas escolas não fazem uso das mesmas. Nesse sentido, é de extrema importância saber se a aplicação da tecnologia não seria uma ferramenta essencial para o dia a dia dos docentes, servindo até como um verdadeiro auxílio para a propagação de seus conteúdos, contribuindo para uma qualidade ainda maior de ensino para toda a sociedade. E o porquê de se fazer este trabalho? Poderia até levantar-se a hipótese de que a tecnologia já é algo presente em nossas vidas, então, surgem os questionamentos: porque não são utilizadas? Será que é por conta da falta de oportunidade oferecida pela própria escola? Ou por falta de visão do docente, por não querer se atualizar para usar estes novos recursos já presentes em nossas vidas? Será que é por conta do anterior estigma da velha forma de ensinar utilizando apenas o quadro em sala de aula, em que professor fala e aluno escuta? Enfim, as inquietações giram em torno do não uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula, como: smartphone, tablets, computadores, que podem ser usados para as atividades habituais em sala de aula, sendo elas, em contrapartida, na maioria das vezes, chegam a ser até mesmo abolidas por muitos docentes, inclusive, regra de funcionamento das escolas, o do não acesso às tecnologias dentro de sala de aula. Este trabalho desenvolve uma pesquisa descritiva qualitativa, baseada em entrevistas com professores e diretores de escolas, e quantitativa, levando em consideração perguntas feitas aos alunos com fins estatísticos, em torno da resposta do porquê essas tecnologias não estão sendo aplicadas como ferramentas para o desenvolvimento do conhecimento, tendo por foco o papel do educador nessa nova perspectiva de sala de aula.Even though we live in a globalized world, in which technology is a constant presence in peoples’ lives, many schools do not use it. Thus, it is extremely important to know whether the application of technology would not be an essential tool for teachers’ daily class activities or if it could serve as real aid for the propagation of study contents, contributing towards an even greater quality of teaching for the whole society. Why do we undertake this research? It might even be hypothesized that technology is already present in our lives so, one questions: why are they not used? Can it be due to the lack of opportunities the school itself fails to offer? Or is it lack of insight on the part of the teachers because they do not want to update themselves to use such new resources already present in our lives? Is it because of the earlier stigma of the old way of teaching, by using the blackboard in the classroom, where the teacher talks and the student listens? Ultimately the concerns revolve around the non-use of technological tools the classroom, such as: smartphones, tablets, computers which could be used for the usual classroom activities but, in the majority of times, they are barred by teachers, it is even a rule at many schools, that there be no access to technology in the classroom. In this work we undertake descriptive qualitative research, based on interviews with teachers and School Principals and also qualitative, considering questions asked students for statistical purposes, considering answers as to why such technologies are not being used as tools for knowledge development, and focusing on teachers’ role in this new perspective of the classroom.2018-12-03T16:57:37Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9190TID:202040933porVeloso, Joubert Flávio de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:21.570260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula
title O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula
spellingShingle O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula
Veloso, Joubert Flávio de Sousa
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
ESCOLAS
INTERNET
PROFESSORES
EDUCATION
TECHNOLOGICAL INNOVATION
SCHOOLS
INTERNET
TEACHERS
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
title_short O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula
title_full O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula
title_fullStr O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula
title_full_unstemmed O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula
title_sort O uso de novas tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento: a visão do educador inserido neste novo ambiente de sala de aula
author Veloso, Joubert Flávio de Sousa
author_facet Veloso, Joubert Flávio de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Joubert Flávio de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
ESCOLAS
INTERNET
PROFESSORES
EDUCATION
TECHNOLOGICAL INNOVATION
SCHOOLS
INTERNET
TEACHERS
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
ESCOLAS
INTERNET
PROFESSORES
EDUCATION
TECHNOLOGICAL INNOVATION
SCHOOLS
INTERNET
TEACHERS
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
description Mesmo vivendo em um mundo globalizado, no qual a tecnologia já se faz presente no dia a dia das pessoas, muitas escolas não fazem uso das mesmas. Nesse sentido, é de extrema importância saber se a aplicação da tecnologia não seria uma ferramenta essencial para o dia a dia dos docentes, servindo até como um verdadeiro auxílio para a propagação de seus conteúdos, contribuindo para uma qualidade ainda maior de ensino para toda a sociedade. E o porquê de se fazer este trabalho? Poderia até levantar-se a hipótese de que a tecnologia já é algo presente em nossas vidas, então, surgem os questionamentos: porque não são utilizadas? Será que é por conta da falta de oportunidade oferecida pela própria escola? Ou por falta de visão do docente, por não querer se atualizar para usar estes novos recursos já presentes em nossas vidas? Será que é por conta do anterior estigma da velha forma de ensinar utilizando apenas o quadro em sala de aula, em que professor fala e aluno escuta? Enfim, as inquietações giram em torno do não uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula, como: smartphone, tablets, computadores, que podem ser usados para as atividades habituais em sala de aula, sendo elas, em contrapartida, na maioria das vezes, chegam a ser até mesmo abolidas por muitos docentes, inclusive, regra de funcionamento das escolas, o do não acesso às tecnologias dentro de sala de aula. Este trabalho desenvolve uma pesquisa descritiva qualitativa, baseada em entrevistas com professores e diretores de escolas, e quantitativa, levando em consideração perguntas feitas aos alunos com fins estatísticos, em torno da resposta do porquê essas tecnologias não estão sendo aplicadas como ferramentas para o desenvolvimento do conhecimento, tendo por foco o papel do educador nessa nova perspectiva de sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-03T16:57:37Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9190
TID:202040933
url http://hdl.handle.net/10437/9190
identifier_str_mv TID:202040933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131270514475008