Estudo de ineficiências na logística externa de empresa produtora de componentes automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Ana Beatriz Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15222
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida durante um período de estágio, em contexto industrial, na empresa FicoCables, que é produtora de componentes como cablagens metálicas e sistemas de conforto para a indústria automóvel. Este trabalho foi incorporado no departamento de logística externa. Em termos gerais, a problemática dos transportes urgentes leva às empresas um custo extra e desnecessário de forma a cumprir os seus compromissos comerciais com os seus clientes. Em grande parte dos casos, deve-se ao facto de lacunas no planeamento. Este caso em particular não é exceção, sendo que, este tipo de custos representa cerca de 33% dos custos totais em transportes, revelando ter um grande impacto económico. Assim sendo, este trabalho surge da necessidade de analisar os transportes a cargo da empresa em estudo, tanto os transportes normais como os transportes urgentes, bem como a melhoria do processo de pedido e gestão de transportes. A caracterização dos transportes normais revelou-se uma tarefa importante pois a partir dela foi desenvolvido um modelo de otimização com o objetivo de maximizar os envios realizados pela empresa. O desenvolvimento do protótipo de uma aplicação para a gestão dos transportes tornou-se uma mais valia para a organização pois permitiu ter uma aplicação “ready-to-code” facilitando e tornando mais rápida a sua implementação. Em termos mais específicos, esta aplicação permitirá um maior controlo dos pedidos de transportes efetuados, bem como a redução do tempo necessário para preenchimento dos formulários de pedido de cotação, a condensação dos dados e documentos relativos ao transporte numa única plataforma, um maior rigor dos dados e, ainda, uma maior monitorização dos transportes. Para a análise dos transportes urgentes foram utilizadas algumas das ferramentas de qualidade de forma a determinar as causas-raiz do problema identificado (elevado custo com transportes urgentes). O uso destas ferramentas, nomeadamente, brainstorming, diagrama de Ishikawa e Cinco Porquês, permite um maior envolvimento por parte dos colaboradores das diferentes áreas e, desta forma, é possível a partilha de conhecimentos e, por consequência, uma análise mais fiável das possíveis causas-raiz do problema, bem como, a implementação de ações para as combater. Com a aplicação das ações identificadas, conseguiu-se uma redução dos custos de transportes urgentes em cerca de 68%.
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Assim sendo, este trabalho surge da necessidade de analisar os transportes a cargo da empresa em estudo, tanto os transportes normais como os transportes urgentes, bem como a melhoria do processo de pedido e gestão de transportes. A caracterização dos transportes normais revelou-se uma tarefa importante pois a partir dela foi desenvolvido um modelo de otimização com o objetivo de maximizar os envios realizados pela empresa. O desenvolvimento do protótipo de uma aplicação para a gestão dos transportes tornou-se uma mais valia para a organização pois permitiu ter uma aplicação “ready-to-code” facilitando e tornando mais rápida a sua implementação. Em termos mais específicos, esta aplicação permitirá um maior controlo dos pedidos de transportes efetuados, bem como a redução do tempo necessário para preenchimento dos formulários de pedido de cotação, a condensação dos dados e documentos relativos ao transporte numa única plataforma, um maior rigor dos dados e, ainda, uma maior monitorização dos transportes. Para a análise dos transportes urgentes foram utilizadas algumas das ferramentas de qualidade de forma a determinar as causas-raiz do problema identificado (elevado custo com transportes urgentes). O uso destas ferramentas, nomeadamente, brainstorming, diagrama de Ishikawa e Cinco Porquês, permite um maior envolvimento por parte dos colaboradores das diferentes áreas e, desta forma, é possível a partilha de conhecimentos e, por consequência, uma análise mais fiável das possíveis causas-raiz do problema, bem como, a implementação de ações para as combater. Com a aplicação das ações identificadas, conseguiu-se uma redução dos custos de transportes urgentes em cerca de 68%.The present dissertation was developed during an internship in an industrial context at Fico Cables, a company responsible for producing components such as bowden cables and comfort systems for the automobile industry. The work developed was integrated in the external logistics department. In general terms, the problem of urgent transports takes companies an extra and unnecessary cost in order to meet their business commitments to their customers. In most cases, it is due to the existence of planning gaps. This particular case is no exception, representing a cost of 33% of the total transport cost, revealing a major economic impact. Therefore, there is the need for examining the transport methods carried out by Fico Cables led to the development of this project. Both normal and urgent transports were reviewed, as well as the improvement of the request process and transport management. The description of normal transportation turned out to be a fundamental task, prompting the development of an optimisation model with the ultimate goal of maximising the shipments made by the company. The program prototype design for the transport management became a surprising asset, allowing the company to have access to a computer app “ready-to-code”, making its implementation swift and straight forward. More specifically, this application will allow a greater control of the transport requests made, as well as a reduction in the time required to fill out the request quotation forms, a condensation of the transport data documents onto a single platform, a greater accuracy of data and better monitoring of the transports. The analysis of urgent transports required the application of a few quality tools in order to determine the identified root cause problem (high cost of urgent transport), followed by actions to minimise the cost impact with urgent transport. The use of this tools, namely, brainstorming, Ishikawa diagram and the Five Whys, allows for a greater involvement by employees from different areas and thus, abling knowledge sharing and, as a result, a more reliable analysis of possible root causes of the problem, as well as the actions needed to counteract it. By implementing the identified actions, urgent transport costs were reduced by about 68%.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, Ana Beatriz Martins2020-01-06T15:40:33Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15222TID:202342212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:58.831800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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