Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Josias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ramos, Fernando, Santos, Arnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13058
Resumo: Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incrementar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo.
id RCAP_378922de2eb6aaeb4f11c93ed8791ce8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultosDigital StorytellingTecnologias digitaisComunicaçãoCapacitação corporativaNeste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incrementar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo.In this paper we discuss the use of collaborative learning strategies based on Digital Storytelling in corporative training. The text includes a concise review on theoretical and technical basis about educational communication through the use of audiovisual products. The paper will also argue that digital storytelling may contribute to the improvement of the effectiveness of collaborative learning processes in corporative training, providing swift delivery of highly contextualized learning materials, which allows the sharing of relevant personal experiences between trainers and trainees. Furthermore, we conclude that Digital Storytelling provides an opportunity to value, respect and promote the multiple and different cultural and social interactions in the corporative knowledge construction process.USP2014-12-23T16:21:35Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13058por2316-9125Hack, JosiasRamos, FernandoSantos, Arnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:47Zoai:ria.ua.pt:10773/13058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:01.996553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
spellingShingle Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
Hack, Josias
Digital Storytelling
Tecnologias digitais
Comunicação
Capacitação corporativa
title_short Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title_full Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title_fullStr Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title_full_unstemmed Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title_sort Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
author Hack, Josias
author_facet Hack, Josias
Ramos, Fernando
Santos, Arnaldo
author_role author
author2 Ramos, Fernando
Santos, Arnaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hack, Josias
Ramos, Fernando
Santos, Arnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Storytelling
Tecnologias digitais
Comunicação
Capacitação corporativa
topic Digital Storytelling
Tecnologias digitais
Comunicação
Capacitação corporativa
description Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incrementar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-12-23T16:21:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13058
url http://hdl.handle.net/10773/13058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2316-9125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv USP
publisher.none.fl_str_mv USP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137541148901376