Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13058 |
Resumo: | Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incrementar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo. |
id |
RCAP_378922de2eb6aaeb4f11c93ed8791ce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13058 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultosDigital StorytellingTecnologias digitaisComunicaçãoCapacitação corporativaNeste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incrementar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo.In this paper we discuss the use of collaborative learning strategies based on Digital Storytelling in corporative training. The text includes a concise review on theoretical and technical basis about educational communication through the use of audiovisual products. The paper will also argue that digital storytelling may contribute to the improvement of the effectiveness of collaborative learning processes in corporative training, providing swift delivery of highly contextualized learning materials, which allows the sharing of relevant personal experiences between trainers and trainees. Furthermore, we conclude that Digital Storytelling provides an opportunity to value, respect and promote the multiple and different cultural and social interactions in the corporative knowledge construction process.USP2014-12-23T16:21:35Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13058por2316-9125Hack, JosiasRamos, FernandoSantos, Arnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:47Zoai:ria.ua.pt:10773/13058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:01.996553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
spellingShingle |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos Hack, Josias Digital Storytelling Tecnologias digitais Comunicação Capacitação corporativa |
title_short |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title_full |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title_fullStr |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title_full_unstemmed |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
title_sort |
Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos |
author |
Hack, Josias |
author_facet |
Hack, Josias Ramos, Fernando Santos, Arnaldo |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Fernando Santos, Arnaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hack, Josias Ramos, Fernando Santos, Arnaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Storytelling Tecnologias digitais Comunicação Capacitação corporativa |
topic |
Digital Storytelling Tecnologias digitais Comunicação Capacitação corporativa |
description |
Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incrementar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-12-23T16:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13058 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2316-9125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137541148901376 |