Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Josias Ricardo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ramos, Fernando, Santos, Arnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245
Resumo: Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incremen- tar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo. 
id USP-71_101b41bd992b19c1b92a53075a4440a7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/69245
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultosDigital Storytellingtecnologias digitaisComunicaçãocapacitação corporativaNeste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incremen- tar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/6924510.11606/issn.2316-9125.v18i1p15-23Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-232316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245/71706Hack, Josias RicardoRamos, FernandoSantos, Arnaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:52:29Zoai:revistas.usp.br:article/69245Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:14.022429Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
spellingShingle Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
Hack, Josias Ricardo
Digital Storytelling
tecnologias digitais
Comunicação
capacitação corporativa
title_short Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title_full Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title_fullStr Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title_full_unstemmed Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
title_sort Digital Storytelling e formação corporativa: possibilidades para a aprendizagem de adultos
author Hack, Josias Ricardo
author_facet Hack, Josias Ricardo
Ramos, Fernando
Santos, Arnaldo
author_role author
author2 Ramos, Fernando
Santos, Arnaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hack, Josias Ricardo
Ramos, Fernando
Santos, Arnaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Storytelling
tecnologias digitais
Comunicação
capacitação corporativa
topic Digital Storytelling
tecnologias digitais
Comunicação
capacitação corporativa
description Neste artigo, discutimos o uso de estratégias de aprendizagem colaborativa baseadas em tecnologias audiovisuais digitais num contexto de capacitação corporativa. O texto tem início com uma revisão concisa sobre os fundamentos teóricos e técnicos da comunicação educativa, por meio do uso de produtos audiovisuais. Em seguida, explicitamos como o uso de histórias pessoais digitais pode contribuir com os processos de aprendizagem colaborativa em treinamentos corporativos, oferecen- do meios para a entrega rápida de ma- teriais contextualizados que permitam a partilha de experiências entre formandos e formadores. Por fim, concluímos que o uso de histórias pessoais digitais pode ser uma oportunidade para se incremen- tar interações múltiplas no processo de construção do conhecimento corporativo. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245
10.11606/issn.2316-9125.v18i1p15-23
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v18i1p15-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/69245/71706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 18 n. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23
Comunicação & Educação; Vol. 18 No. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23
Comunicação & Educação; Vol. 18 Núm. 1 (2013): Paradigmas interculturais e autogestão educativa; 15-23
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091639353344