A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariol, Irene Olmedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15775
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_37a8e38df2990d740b9a6419c717918f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafiosCriançasJardim de infânciaDiferenciação pedagógica.ChildrenKindergartenPedagogical differentiationRelatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório tem como principal objetivo apresentar a intervenção no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa, durante o percurso da Prática Profissional Supervisionada em contexto de Jardim de Infância (PPS II), com um grupo de crianças de três e quatro anos de idade. No âmbito da PPSII surgiu a seguinte problemática – “A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância: potencialidades e desafios" deveu-se à observação das estratégias utilizadas pela educadora cooperante com o grupo de crianças. Com efeito, foi possível observar a diferenciação pedagógica na sala de atividades onde intervim entre o dia 9 de novembro de 2020 e o dia 7 de maio de 2021. A metodologia utilizada na investigação da problemática identificada foi de natureza qualitativa, tendo recorrido ao método do estudo de caso, através das seguintes técnicas de recolha de dados: a observação direta e a realização de uma entrevista à educadora cooperante. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: i) a diferenciação pedagógica requer uma atitude reflexiva por parte da equipa educativa; ii) o planeamento e o diálogo com as crianças são fatores determinantes para o sucesso do grupo; iii) a diferenciação pedagógica só poderá ser exercida quando o/a educador/a compreender a importância da reflexão sobre a sua prática e a necessidade de criar uma relação baseada na confiança, de forma a poder existir partilha dos dois lados e iv) o ratio adulto-criança é uma dimensão essencial para qualquer ambiente educativo, de forma a poder dar uma resposta de qualidade e exercer um pedagogia diferenciada.ABSTRACT The main purpose of this report is to present my intervention in the scope of the master’s degree in Pre-School Education at Escola Superior de Educação de Lisboa, during the Supervised Professional Practice in Kindergarten (PPS II), with a group of three and four-year-old children. The problem identified - "Pedagogical differentiation in a kindergarten room: potentialities and challenges" - was due to the observation of the strategies used by the cooperant educator with the group of children. In fact, it was possible to observe the pedagogical differentiation in the classroom where I intervened between November 9, 2020 and May 7, 2021. The methodology used was qualitative in nature, using the case study method, through the following data collection techniques: direct observation and an interview with the cooperating teacher. The results obtained point to the following conclusions: i) pedagogical differentiation requires a reflective attitude on the part of the educational team. Planning and dialogue with children are key factors for the success of the group; ii) pedagogical differentiation can only be exercised when the educator understands the importance of reflection on his/her practice and the need to create a relationship based on trust, so that there can be sharing on both sides: iii) the adult-child ratio is an essential dimension for any educational environment, in order to provide a quality response and to exercise a differentiated pedagogy.Simões, AnaRCIPLMariol, Irene Olmedo2023-03-08T15:01:05Z2022-11-142022-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15775TID:203210395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:23.410736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
title A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
spellingShingle A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
Mariol, Irene Olmedo
Crianças
Jardim de infância
Diferenciação pedagógica.
Children
Kindergarten
Pedagogical differentiation
title_short A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
title_full A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
title_fullStr A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
title_full_unstemmed A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
title_sort A diferenciação pedagógica numa sala de Jardim de Infância:potencialidades e desafios
author Mariol, Irene Olmedo
author_facet Mariol, Irene Olmedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariol, Irene Olmedo
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Jardim de infância
Diferenciação pedagógica.
Children
Kindergarten
Pedagogical differentiation
topic Crianças
Jardim de infância
Diferenciação pedagógica.
Children
Kindergarten
Pedagogical differentiation
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada II, 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-14
2022-11-14T00:00:00Z
2023-03-08T15:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15775
TID:203210395
url http://hdl.handle.net/10400.21/15775
identifier_str_mv TID:203210395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506716041216