Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12916
Resumo: O presente trabalho de investigação pretende clarificar se a técnica contemporânea, multifónicos, ajuda ao desenvolvimento sonoro de alunos do ensino básico. Esta possibilidade foi estudada tendo como parâmetros avaliativos: a qualidade sonora, os legados, ataque (ou articulação) e homogeneidade de registo. Estes parâmetros foram avaliados por um júri externo que, através de registos áudio, avaliou dois momentos de observação divididos por uma intervenção, efetuada pelo investigador, através de exercícios de harmónicos naturais e multifónicos. A metodologia utilizada iniciou-se com uma observação in loco e contou com dois métodos de investigação: o questionário, aplicado ao júri externo e a entrevista ao professor João Figueiredo, que acompanhou toda a implementação do projeto e que por sua vez conhecia bem os alunos participantes no estudo.
id RCAP_37ae5876c82de53ef1feb873d022c5da
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12916
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do alunoEnsino da músicaEnsino básicoTécnicas musicaisSaxofoneSonsAcústicaPercepção auditivaO presente trabalho de investigação pretende clarificar se a técnica contemporânea, multifónicos, ajuda ao desenvolvimento sonoro de alunos do ensino básico. Esta possibilidade foi estudada tendo como parâmetros avaliativos: a qualidade sonora, os legados, ataque (ou articulação) e homogeneidade de registo. Estes parâmetros foram avaliados por um júri externo que, através de registos áudio, avaliou dois momentos de observação divididos por uma intervenção, efetuada pelo investigador, através de exercícios de harmónicos naturais e multifónicos. A metodologia utilizada iniciou-se com uma observação in loco e contou com dois métodos de investigação: o questionário, aplicado ao júri externo e a entrevista ao professor João Figueiredo, que acompanhou toda a implementação do projeto e que por sua vez conhecia bem os alunos participantes no estudo.The present research work intended to clarify if the contemporary technique of multiphonics helps the sonorous development of primary school pupils. This hypothesis was studied having as evaluation parameters: the sound quality, legatos, attack (or articulation) and range homogeneity. These parameters were assessed by an external jury that evaluated, through audio recordings, two moments of observation divided by an intervention, made by the researcher, through exercises of overtones and multiphonics. The used methodology began with an in loco observation and had two research methods: the survey applied to the external jury and the interview with teacher João Figueiredo, which accompanied the entire project implementation and knows well the students participating in the study.Universidade de Aveiro2014-12-03T15:07:23Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12916porRodrigues, Bruno Pedro de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:37Zoai:ria.ua.pt:10773/12916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:58.104259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
title Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
spellingShingle Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa
Ensino da música
Ensino básico
Técnicas musicais
Saxofone
Sons
Acústica
Percepção auditiva
title_short Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
title_full Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
title_fullStr Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
title_full_unstemmed Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
title_sort Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
author Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa
author_facet Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Ensino básico
Técnicas musicais
Saxofone
Sons
Acústica
Percepção auditiva
topic Ensino da música
Ensino básico
Técnicas musicais
Saxofone
Sons
Acústica
Percepção auditiva
description O presente trabalho de investigação pretende clarificar se a técnica contemporânea, multifónicos, ajuda ao desenvolvimento sonoro de alunos do ensino básico. Esta possibilidade foi estudada tendo como parâmetros avaliativos: a qualidade sonora, os legados, ataque (ou articulação) e homogeneidade de registo. Estes parâmetros foram avaliados por um júri externo que, através de registos áudio, avaliou dois momentos de observação divididos por uma intervenção, efetuada pelo investigador, através de exercícios de harmónicos naturais e multifónicos. A metodologia utilizada iniciou-se com uma observação in loco e contou com dois métodos de investigação: o questionário, aplicado ao júri externo e a entrevista ao professor João Figueiredo, que acompanhou toda a implementação do projeto e que por sua vez conhecia bem os alunos participantes no estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-03T15:07:23Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12916
url http://hdl.handle.net/10773/12916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137540350935040