Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12916 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação pretende clarificar se a técnica contemporânea, multifónicos, ajuda ao desenvolvimento sonoro de alunos do ensino básico. Esta possibilidade foi estudada tendo como parâmetros avaliativos: a qualidade sonora, os legados, ataque (ou articulação) e homogeneidade de registo. Estes parâmetros foram avaliados por um júri externo que, através de registos áudio, avaliou dois momentos de observação divididos por uma intervenção, efetuada pelo investigador, através de exercícios de harmónicos naturais e multifónicos. A metodologia utilizada iniciou-se com uma observação in loco e contou com dois métodos de investigação: o questionário, aplicado ao júri externo e a entrevista ao professor João Figueiredo, que acompanhou toda a implementação do projeto e que por sua vez conhecia bem os alunos participantes no estudo. |
id |
RCAP_37ae5876c82de53ef1feb873d022c5da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12916 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do alunoEnsino da músicaEnsino básicoTécnicas musicaisSaxofoneSonsAcústicaPercepção auditivaO presente trabalho de investigação pretende clarificar se a técnica contemporânea, multifónicos, ajuda ao desenvolvimento sonoro de alunos do ensino básico. Esta possibilidade foi estudada tendo como parâmetros avaliativos: a qualidade sonora, os legados, ataque (ou articulação) e homogeneidade de registo. Estes parâmetros foram avaliados por um júri externo que, através de registos áudio, avaliou dois momentos de observação divididos por uma intervenção, efetuada pelo investigador, através de exercícios de harmónicos naturais e multifónicos. A metodologia utilizada iniciou-se com uma observação in loco e contou com dois métodos de investigação: o questionário, aplicado ao júri externo e a entrevista ao professor João Figueiredo, que acompanhou toda a implementação do projeto e que por sua vez conhecia bem os alunos participantes no estudo.The present research work intended to clarify if the contemporary technique of multiphonics helps the sonorous development of primary school pupils. This hypothesis was studied having as evaluation parameters: the sound quality, legatos, attack (or articulation) and range homogeneity. These parameters were assessed by an external jury that evaluated, through audio recordings, two moments of observation divided by an intervention, made by the researcher, through exercises of overtones and multiphonics. The used methodology began with an in loco observation and had two research methods: the survey applied to the external jury and the interview with teacher João Figueiredo, which accompanied the entire project implementation and knows well the students participating in the study.Universidade de Aveiro2014-12-03T15:07:23Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12916porRodrigues, Bruno Pedro de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:37Zoai:ria.ua.pt:10773/12916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:58.104259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno |
title |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno |
spellingShingle |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa Ensino da música Ensino básico Técnicas musicais Saxofone Sons Acústica Percepção auditiva |
title_short |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno |
title_full |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno |
title_fullStr |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno |
title_full_unstemmed |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno |
title_sort |
Multifónicos no saxofone: para o desenvolvimento sonoro do aluno |
author |
Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa |
author_facet |
Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruno Pedro de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Ensino básico Técnicas musicais Saxofone Sons Acústica Percepção auditiva |
topic |
Ensino da música Ensino básico Técnicas musicais Saxofone Sons Acústica Percepção auditiva |
description |
O presente trabalho de investigação pretende clarificar se a técnica contemporânea, multifónicos, ajuda ao desenvolvimento sonoro de alunos do ensino básico. Esta possibilidade foi estudada tendo como parâmetros avaliativos: a qualidade sonora, os legados, ataque (ou articulação) e homogeneidade de registo. Estes parâmetros foram avaliados por um júri externo que, através de registos áudio, avaliou dois momentos de observação divididos por uma intervenção, efetuada pelo investigador, através de exercícios de harmónicos naturais e multifónicos. A metodologia utilizada iniciou-se com uma observação in loco e contou com dois métodos de investigação: o questionário, aplicado ao júri externo e a entrevista ao professor João Figueiredo, que acompanhou toda a implementação do projeto e que por sua vez conhecia bem os alunos participantes no estudo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-03T15:07:23Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12916 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137540350935040 |