O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wu, Pamela Yi Yun Liu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37243
Resumo: Este trabalho pretende discutir a mais-valia do texto literário na aula de Português Língua Estrangeira no Ensino Secundário em Macau. Defender-se-á que a literatura é um excelente ponto de partida não só para o ensino e aprendizagem da língua, mas também para reforçar a capacidade de pensar dos estudantes, com autonomia e sentido crítico, através de diferentes atividades com os textos. O Relatório começa por apresentar um enquadramento teórico, seguindo-se a descrição da prática letiva e terminando com propostas didático-pedagógicas que tentam ilustrar a pertinência da questão teórica que é colocada no primeiro capítulo. As propostas didáticas consistem essencialmente nos exercícios realizados durante o Estágio na Escola Portuguesa de Macau, com os alunos de Português Língua Não Materna, do 10.º ano, durante o segundo e terceiro períodos do ano letivo de 2019/2020.
id RCAP_37b3e50879c2a7cb7cb90945ce9e0d35
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37243
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em MacauDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste trabalho pretende discutir a mais-valia do texto literário na aula de Português Língua Estrangeira no Ensino Secundário em Macau. Defender-se-á que a literatura é um excelente ponto de partida não só para o ensino e aprendizagem da língua, mas também para reforçar a capacidade de pensar dos estudantes, com autonomia e sentido crítico, através de diferentes atividades com os textos. O Relatório começa por apresentar um enquadramento teórico, seguindo-se a descrição da prática letiva e terminando com propostas didático-pedagógicas que tentam ilustrar a pertinência da questão teórica que é colocada no primeiro capítulo. As propostas didáticas consistem essencialmente nos exercícios realizados durante o Estágio na Escola Portuguesa de Macau, com os alunos de Português Língua Não Materna, do 10.º ano, durante o segundo e terceiro períodos do ano letivo de 2019/2020.This work aims to discuss the advantage of utilizing literary texts in classes of Portuguese as a Foreign Language of Secondary Education in Macao. We propose that with well-designed activities around the texts, literature is an excellent starting point not only for teaching and learning the language, but also to strengthen students’ ability in critical and independent thinking. This work begins with a presentation of a theorical framework, followed by a description of the teaching practice, and ends with some didactic-pedagogical proposals that illustrate the relevance of the theorical question raised in the first chapter. The didactic proposals are presented with exercises realized in my Supervised Teaching Practice with Form 4 students who studied in Portuguese as non-mother tongue subject at Escola Portuguesa de Macau, during the second and third periods of the academic year 2019/2020.Silva, Joana Rodrigues Meirim daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaWu, Pamela Yi Yun Liu2022-04-04T13:21:37Z2021-12-142021-092021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37243TID:202938581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:17.385818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
title O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
spellingShingle O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
Wu, Pamela Yi Yun Liu
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
title_full O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
title_fullStr O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
title_full_unstemmed O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
title_sort O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
author Wu, Pamela Yi Yun Liu
author_facet Wu, Pamela Yi Yun Liu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Joana Rodrigues Meirim da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Wu, Pamela Yi Yun Liu
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Este trabalho pretende discutir a mais-valia do texto literário na aula de Português Língua Estrangeira no Ensino Secundário em Macau. Defender-se-á que a literatura é um excelente ponto de partida não só para o ensino e aprendizagem da língua, mas também para reforçar a capacidade de pensar dos estudantes, com autonomia e sentido crítico, através de diferentes atividades com os textos. O Relatório começa por apresentar um enquadramento teórico, seguindo-se a descrição da prática letiva e terminando com propostas didático-pedagógicas que tentam ilustrar a pertinência da questão teórica que é colocada no primeiro capítulo. As propostas didáticas consistem essencialmente nos exercícios realizados durante o Estágio na Escola Portuguesa de Macau, com os alunos de Português Língua Não Materna, do 10.º ano, durante o segundo e terceiro períodos do ano letivo de 2019/2020.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2021-09
2021-12-14T00:00:00Z
2022-04-04T13:21:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37243
TID:202938581
url http://hdl.handle.net/10400.14/37243
identifier_str_mv TID:202938581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132024774066176