O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37243 |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir a mais-valia do texto literário na aula de Português Língua Estrangeira no Ensino Secundário em Macau. Defender-se-á que a literatura é um excelente ponto de partida não só para o ensino e aprendizagem da língua, mas também para reforçar a capacidade de pensar dos estudantes, com autonomia e sentido crítico, através de diferentes atividades com os textos. O Relatório começa por apresentar um enquadramento teórico, seguindo-se a descrição da prática letiva e terminando com propostas didático-pedagógicas que tentam ilustrar a pertinência da questão teórica que é colocada no primeiro capítulo. As propostas didáticas consistem essencialmente nos exercícios realizados durante o Estágio na Escola Portuguesa de Macau, com os alunos de Português Língua Não Materna, do 10.º ano, durante o segundo e terceiro períodos do ano letivo de 2019/2020. |
id |
RCAP_37b3e50879c2a7cb7cb90945ce9e0d35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37243 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em MacauDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste trabalho pretende discutir a mais-valia do texto literário na aula de Português Língua Estrangeira no Ensino Secundário em Macau. Defender-se-á que a literatura é um excelente ponto de partida não só para o ensino e aprendizagem da língua, mas também para reforçar a capacidade de pensar dos estudantes, com autonomia e sentido crítico, através de diferentes atividades com os textos. O Relatório começa por apresentar um enquadramento teórico, seguindo-se a descrição da prática letiva e terminando com propostas didático-pedagógicas que tentam ilustrar a pertinência da questão teórica que é colocada no primeiro capítulo. As propostas didáticas consistem essencialmente nos exercícios realizados durante o Estágio na Escola Portuguesa de Macau, com os alunos de Português Língua Não Materna, do 10.º ano, durante o segundo e terceiro períodos do ano letivo de 2019/2020.This work aims to discuss the advantage of utilizing literary texts in classes of Portuguese as a Foreign Language of Secondary Education in Macao. We propose that with well-designed activities around the texts, literature is an excellent starting point not only for teaching and learning the language, but also to strengthen students’ ability in critical and independent thinking. This work begins with a presentation of a theorical framework, followed by a description of the teaching practice, and ends with some didactic-pedagogical proposals that illustrate the relevance of the theorical question raised in the first chapter. The didactic proposals are presented with exercises realized in my Supervised Teaching Practice with Form 4 students who studied in Portuguese as non-mother tongue subject at Escola Portuguesa de Macau, during the second and third periods of the academic year 2019/2020.Silva, Joana Rodrigues Meirim daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaWu, Pamela Yi Yun Liu2022-04-04T13:21:37Z2021-12-142021-092021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37243TID:202938581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37243Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:17.385818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau |
title |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau |
spellingShingle |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau Wu, Pamela Yi Yun Liu Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau |
title_full |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau |
title_fullStr |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau |
title_full_unstemmed |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau |
title_sort |
O texto literário na aula de PLE no Ensino Secundário em Macau |
author |
Wu, Pamela Yi Yun Liu |
author_facet |
Wu, Pamela Yi Yun Liu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Joana Rodrigues Meirim da Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wu, Pamela Yi Yun Liu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Este trabalho pretende discutir a mais-valia do texto literário na aula de Português Língua Estrangeira no Ensino Secundário em Macau. Defender-se-á que a literatura é um excelente ponto de partida não só para o ensino e aprendizagem da língua, mas também para reforçar a capacidade de pensar dos estudantes, com autonomia e sentido crítico, através de diferentes atividades com os textos. O Relatório começa por apresentar um enquadramento teórico, seguindo-se a descrição da prática letiva e terminando com propostas didático-pedagógicas que tentam ilustrar a pertinência da questão teórica que é colocada no primeiro capítulo. As propostas didáticas consistem essencialmente nos exercícios realizados durante o Estágio na Escola Portuguesa de Macau, com os alunos de Português Língua Não Materna, do 10.º ano, durante o segundo e terceiro períodos do ano letivo de 2019/2020. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14 2021-09 2021-12-14T00:00:00Z 2022-04-04T13:21:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/37243 TID:202938581 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/37243 |
identifier_str_mv |
TID:202938581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132024774066176 |