Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Maria Carolina Jesus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24859
Resumo: Olhar criticamente para a atividade logística de uma empresa é uma das peças-chave para a melhoria e eficiência global da empresa. No âmbito da obtenção do grau de mestre em Logística, realizou-se um estágio curricular no departamento de Manufacturing & Logistics na empresa Nonius Hospitality Solutions, o qual permitiu à estagiária contactar diretamente com o funcionamento de um armazém e experienciar vários processos logísticos que perfazem uma cadeia de abastecimento. Após um período de pandemia, a abertura dos clientes da empresa e o consequente crescimento da indústria da hospitalidade pós-COV-19 obrigou à reavaliação de um armazém adquirido em 2020 de forma a melhor acomodar os projetos e rentabilizar a utilização do espaço. Durante o estágio testemunhou-se a reorganização do armazém e as suas consequências no fluxo de trabalho, bem como a importância da atualização das ferramentas diárias de forma a refletir estas mudanças. Em paralelo, mostrou-se relevante analisar os sistemas de controlo interno do departamento e foi possível trabalhar na melhoria destas ferramentas diárias, as quais foram posteriormente implementadas no seio da equipa. O presente relatório procura documentar os processos logísticos do armazém, a análise efetuada a cada um deles, assim como a importância da otimização contínua dos processos e ferramentas empregues no dia a dia do departamento, uma vez que a melhoria contínua das operações de um armazém traz benefícios, não só para os trabalhadores como se traduz no desempenho global da empresa.
id RCAP_37c0dd2e2430a5369e883e8dc109f0fe
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24859
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidadeAtividades logísticasArmazémReorganizaçãoMelhoria contínuaLogistics activitiesContinuous improvementWarehouseReorganisationGestãoOlhar criticamente para a atividade logística de uma empresa é uma das peças-chave para a melhoria e eficiência global da empresa. No âmbito da obtenção do grau de mestre em Logística, realizou-se um estágio curricular no departamento de Manufacturing & Logistics na empresa Nonius Hospitality Solutions, o qual permitiu à estagiária contactar diretamente com o funcionamento de um armazém e experienciar vários processos logísticos que perfazem uma cadeia de abastecimento. Após um período de pandemia, a abertura dos clientes da empresa e o consequente crescimento da indústria da hospitalidade pós-COV-19 obrigou à reavaliação de um armazém adquirido em 2020 de forma a melhor acomodar os projetos e rentabilizar a utilização do espaço. Durante o estágio testemunhou-se a reorganização do armazém e as suas consequências no fluxo de trabalho, bem como a importância da atualização das ferramentas diárias de forma a refletir estas mudanças. Em paralelo, mostrou-se relevante analisar os sistemas de controlo interno do departamento e foi possível trabalhar na melhoria destas ferramentas diárias, as quais foram posteriormente implementadas no seio da equipa. O presente relatório procura documentar os processos logísticos do armazém, a análise efetuada a cada um deles, assim como a importância da otimização contínua dos processos e ferramentas empregues no dia a dia do departamento, uma vez que a melhoria contínua das operações de um armazém traz benefícios, não só para os trabalhadores como se traduz no desempenho global da empresa.Una mirada crítica a la actividad logística de una empresa es uno de los pilares para mejorar la eficiencia global de la misma. Como parte de la obtención del título de Máster en Logística, se realizaron unas prácticas curriculares en el departamento de Fabricación y Logística de Nonius Hospitality Solutions, que permitieron al becario tener contacto directo con las operaciones de un almacén y experimentar diversos procesos logísticos que forman parte de una cadena de abastecimiento. Tras un periodo de pandemia, la apertura de los clientes de la empresa y el consiguiente crecimiento del sector de la hostelería tras la COV-19 obligaron a reevaluar un almacén adquirido en 2020 con el fin de acomodar mejor los proyectos y optimizar el uso del espacio. Durante las prácticas, se comprobó la reorganización del almacén y sus consecuencias en el flujo de trabajo, así como la importancia de actualizar las herramientas cotidianas para reflejar estos cambios. Al mismo tiempo, resultó pertinente analizar los sistemas de control interno del departamento y se pudo trabajar en la mejora de estas herramientas cotidianas, que posteriormente se implantaron en el equipo. Este informe pretende documentar los procesos logísticos del almacén, el análisis realizado de cada uno de ellos, así como la importancia de la optimización continua de los procesos y herramientas utilizadas en la operativa diaria del departamento, ya que la mejora continua de la operativa de un almacén aporta beneficios no sólo a los trabajadores sino también al rendimiento global de la empresa.Taking a critical look at a company's logistics activity is one of the pillars of improving the company's overall efficiency. As part of obtaining a master’s degree in Logistics, a curricular internship was carried out in the Manufacturing & Logistics department at Nonius Hospitality Solutions, which allowed the intern to have direct contact with the operations of a warehouse and experience various logistics processes that are part of a supply chain. After a period of pandemic, the opening of the company's clients and the consequent growth of the hospitality industry post-COV-19 forced the re-evaluation of a warehouse acquired in 2020 in order to better accommodate projects and optimise the use of the space. During the internship, the warehouse's reorganisation and its consequences on workflow were witnessed, as well as the importance of updating daily tools to reflect these changes. At the same time, it proved relevant to analyse the department's internal control systems and it was possible to work on improving these daily tools, which were later implemented within the team. This report seeks to document the warehouse's logistics processes, the analysis carried out of each, as well as the importance of continuous optimisation of the processes and tools used in the department's day-to-day operations, since continuous improvement of a warehouse's operations brings benefits not only to the workers but also to the company's overall performance.Lopes, Isabel Cristina da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMatos, Maria Carolina Jesus2024-01-30T14:50:47Z2023-11-302023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24859TID:203491246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:12.508894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade
title Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade
spellingShingle Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade
Matos, Maria Carolina Jesus
Atividades logísticas
Armazém
Reorganização
Melhoria contínua
Logistics activities
Continuous improvement
Warehouse
Reorganisation
Gestão
title_short Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade
title_full Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade
title_fullStr Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade
title_full_unstemmed Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade
title_sort Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidade
author Matos, Maria Carolina Jesus
author_facet Matos, Maria Carolina Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Isabel Cristina da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Maria Carolina Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades logísticas
Armazém
Reorganização
Melhoria contínua
Logistics activities
Continuous improvement
Warehouse
Reorganisation
Gestão
topic Atividades logísticas
Armazém
Reorganização
Melhoria contínua
Logistics activities
Continuous improvement
Warehouse
Reorganisation
Gestão
description Olhar criticamente para a atividade logística de uma empresa é uma das peças-chave para a melhoria e eficiência global da empresa. No âmbito da obtenção do grau de mestre em Logística, realizou-se um estágio curricular no departamento de Manufacturing & Logistics na empresa Nonius Hospitality Solutions, o qual permitiu à estagiária contactar diretamente com o funcionamento de um armazém e experienciar vários processos logísticos que perfazem uma cadeia de abastecimento. Após um período de pandemia, a abertura dos clientes da empresa e o consequente crescimento da indústria da hospitalidade pós-COV-19 obrigou à reavaliação de um armazém adquirido em 2020 de forma a melhor acomodar os projetos e rentabilizar a utilização do espaço. Durante o estágio testemunhou-se a reorganização do armazém e as suas consequências no fluxo de trabalho, bem como a importância da atualização das ferramentas diárias de forma a refletir estas mudanças. Em paralelo, mostrou-se relevante analisar os sistemas de controlo interno do departamento e foi possível trabalhar na melhoria destas ferramentas diárias, as quais foram posteriormente implementadas no seio da equipa. O presente relatório procura documentar os processos logísticos do armazém, a análise efetuada a cada um deles, assim como a importância da otimização contínua dos processos e ferramentas empregues no dia a dia do departamento, uma vez que a melhoria contínua das operações de um armazém traz benefícios, não só para os trabalhadores como se traduz no desempenho global da empresa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-30
2023-11-30T00:00:00Z
2024-01-30T14:50:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24859
TID:203491246
url http://hdl.handle.net/10400.22/24859
identifier_str_mv TID:203491246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137075575914496