VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Rute Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1582
Resumo: A ideia de que se deve conhecer aprofundadamente o perfil de aprendizagem dos alunos é relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Se tal for realizado, poder-se-á abrir a porta a metodologias novas, criativas e ajustadas aos discentes, no ensino das diversas disciplinas, nomeadamente da História e Geografia de Portugal, onde se desenvolveu uma investigação baseada nos estilos de aprendizagem. O professor deverá ser capaz de, para além de transmitir os seus saberes, estimular as capacidades dos alunos, podendo recorrer a uma prática alicerçada nos estilos de aprendizagem da turma tornando mais significativo o estudo e aprendizagem desta disciplina. A consciência e a diferenciação dos estilos de aprendizagem permitem, tanto ao professor como aos alunos, uma maior comunicação entre si, pois os conteúdos programáticos são abordados de uma forma dinâmica, inovadora, criativa e de acordo com as preferências de aprendizagem dos alunos. Desta forma, durante a intervenção em História e Geografia de Portugal, procedeu-se à implementação de uma metodologia de estilos diferenciados, a metodologia VARK. Esta metodologia de estilos de aprendizagem defende que os alunos aprendem melhor através de aulas direcionadas para as suas preferências de aprendizagem do que através de uma metodologia de grande grupo, isto é, aplicada uniformemente a todos os membros da turma, como é o caso da metodologia de ensino tradicional. Na execução deste estudo determinou-se o seguimento de uma metodologia de investigação de cariz qualitativo, centrando-se a recolha de dados em observações, questionários e produções dos alunos. Pretendendo-se com este estudo que os alunos aprendessem os conteúdos através de uma forma diferenciada, de forma ajustada aos perfis de aprendente, apostou-se em trabalhos de grupos que exigiam esforço, atenção e empenho na aprendizagem, devido aos diferentes recursos utilizados. Concluindo-se que todas as exigências surtiram efeito, uma vez que se refletem nos bons resultados obtidos nas avaliações, na melhoria de hábitos de estudo e na ampliação do empenho e interesse em aprender.
id RCAP_37c2ef20cd0d3681e83b2191e25f7be3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagemVARKEstilos de aprendizagemProcesso de ensino-aprendizagemHistória e Geografia de PortugalLearning stylesTeaching-learning processHistory and Geography of PortugalA ideia de que se deve conhecer aprofundadamente o perfil de aprendizagem dos alunos é relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Se tal for realizado, poder-se-á abrir a porta a metodologias novas, criativas e ajustadas aos discentes, no ensino das diversas disciplinas, nomeadamente da História e Geografia de Portugal, onde se desenvolveu uma investigação baseada nos estilos de aprendizagem. O professor deverá ser capaz de, para além de transmitir os seus saberes, estimular as capacidades dos alunos, podendo recorrer a uma prática alicerçada nos estilos de aprendizagem da turma tornando mais significativo o estudo e aprendizagem desta disciplina. A consciência e a diferenciação dos estilos de aprendizagem permitem, tanto ao professor como aos alunos, uma maior comunicação entre si, pois os conteúdos programáticos são abordados de uma forma dinâmica, inovadora, criativa e de acordo com as preferências de aprendizagem dos alunos. Desta forma, durante a intervenção em História e Geografia de Portugal, procedeu-se à implementação de uma metodologia de estilos diferenciados, a metodologia VARK. Esta metodologia de estilos de aprendizagem defende que os alunos aprendem melhor através de aulas direcionadas para as suas preferências de aprendizagem do que através de uma metodologia de grande grupo, isto é, aplicada uniformemente a todos os membros da turma, como é o caso da metodologia de ensino tradicional. Na execução deste estudo determinou-se o seguimento de uma metodologia de investigação de cariz qualitativo, centrando-se a recolha de dados em observações, questionários e produções dos alunos. Pretendendo-se com este estudo que os alunos aprendessem os conteúdos através de uma forma diferenciada, de forma ajustada aos perfis de aprendente, apostou-se em trabalhos de grupos que exigiam esforço, atenção e empenho na aprendizagem, devido aos diferentes recursos utilizados. Concluindo-se que todas as exigências surtiram efeito, uma vez que se refletem nos bons resultados obtidos nas avaliações, na melhoria de hábitos de estudo e na ampliação do empenho e interesse em aprender.The idea that one must know the depth profile of student learning is relevant to the teaching-learning process. If it does, it may will open the door to new, creative and tailored methodologies to the students on teaching of various subjects, including the History and Geography of Portugal, in which are developed a research based on learning styles. The teacher should be able to, in addition to transmitting their knowledge, stimulate students' abilities and may resort to a practice founded by class of learning styles becoming more significant the study and learning of this discipline. Awareness and differentiation of learning styles enable both the teacher and the students, greater communication with each other because the syllabus are addressed in a dynamic, innovative, creative, and according to the students' learning preferences. Thus, during the intervention in History and Geography of Portugal, we proceeded to the implementation of a methodology different styles, the VARK methodology. This learning styles methodology argues that students learn best through lectures directed to their learning preferences than through a methodology of large group, which is, applied equally to all members of the class, such as the methodology traditional education. In implementing this study it was determined following a qualitative nature of research methodology, focusing on collecting data on observations, questionnaires and student productions. This study intends that students learn content through a differentiated method, on an adjusted basis to the learner’s profiles, invested in working groups demanding effort, attention and commitment to learning, due to the different resources used. It concluded that all requirements were effective, as reflected in the good results obtained in the evaluations, improving study habits and expanding the commitment and interest in learning.2016-06-24T15:56:27Z2016-04-14T00:00:00Z2016-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1582TID:201662817porCunha, Ana Rute Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:35Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:18.876192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
title VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
Cunha, Ana Rute Ferreira da
VARK
Estilos de aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
Learning styles
Teaching-learning process
History and Geography of Portugal
title_short VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
title_full VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
title_sort VARK : Como é que eu aprendo melhor? Uma mudança no processo de ensino-aprendizagem
author Cunha, Ana Rute Ferreira da
author_facet Cunha, Ana Rute Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Rute Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv VARK
Estilos de aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
Learning styles
Teaching-learning process
History and Geography of Portugal
topic VARK
Estilos de aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
Learning styles
Teaching-learning process
History and Geography of Portugal
description A ideia de que se deve conhecer aprofundadamente o perfil de aprendizagem dos alunos é relevante para o processo de ensino-aprendizagem. Se tal for realizado, poder-se-á abrir a porta a metodologias novas, criativas e ajustadas aos discentes, no ensino das diversas disciplinas, nomeadamente da História e Geografia de Portugal, onde se desenvolveu uma investigação baseada nos estilos de aprendizagem. O professor deverá ser capaz de, para além de transmitir os seus saberes, estimular as capacidades dos alunos, podendo recorrer a uma prática alicerçada nos estilos de aprendizagem da turma tornando mais significativo o estudo e aprendizagem desta disciplina. A consciência e a diferenciação dos estilos de aprendizagem permitem, tanto ao professor como aos alunos, uma maior comunicação entre si, pois os conteúdos programáticos são abordados de uma forma dinâmica, inovadora, criativa e de acordo com as preferências de aprendizagem dos alunos. Desta forma, durante a intervenção em História e Geografia de Portugal, procedeu-se à implementação de uma metodologia de estilos diferenciados, a metodologia VARK. Esta metodologia de estilos de aprendizagem defende que os alunos aprendem melhor através de aulas direcionadas para as suas preferências de aprendizagem do que através de uma metodologia de grande grupo, isto é, aplicada uniformemente a todos os membros da turma, como é o caso da metodologia de ensino tradicional. Na execução deste estudo determinou-se o seguimento de uma metodologia de investigação de cariz qualitativo, centrando-se a recolha de dados em observações, questionários e produções dos alunos. Pretendendo-se com este estudo que os alunos aprendessem os conteúdos através de uma forma diferenciada, de forma ajustada aos perfis de aprendente, apostou-se em trabalhos de grupos que exigiam esforço, atenção e empenho na aprendizagem, devido aos diferentes recursos utilizados. Concluindo-se que todas as exigências surtiram efeito, uma vez que se refletem nos bons resultados obtidos nas avaliações, na melhoria de hábitos de estudo e na ampliação do empenho e interesse em aprender.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-24T15:56:27Z
2016-04-14T00:00:00Z
2016-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1582
TID:201662817
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1582
identifier_str_mv TID:201662817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528241872896