O papel do professor em trajetórias de excelência na prática do violoncelo: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fábio Silvestre Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17262
Resumo: O objetivo do presente estudo consistiu em aferir a perspetiva de violoncelistas, considerados exímios no domínio do seu instrumento, sobre o papel do professor nas suas carreiras. Deste modo, pretendeu-se examinar até que ponto a presença de um docente constitui uma condição basilar para atingir a excelência no violoncelo, assim como também se pretendeu descobrir quais os atributos necessários, em conformidade com os participantes, para lecionar o instrumento em questão. Com base nos resultados, a próxima etapa passou por verificar se os resultados obtidos são compatíveis com a literatura existente ou se acrescentam nova informação útil para o progresso da investigação científica da temática em causa. Acrescenta-se, por fim, que os mesmos serviram para verificar se existem peculiaridades exclusivas à aprendizagem do violoncelo, comparativamente com outros instrumentos musicais. A recolha de dados foi feita através de uma entrevista desenhada para o efeito deste estudo e contou com a participação de dez violoncelistas de nacionalidade portuguesa com níveis de experiência distintos. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que o consenso entre os músicos entrevistados sugere que o professor é essencial para atingir um nível de perícia elevado no violoncelo e que este deve ter um papel orientador, ao invés de estabelecer um trajeto restrito. Além disso, no que concerne os atributos basilares na docência violoncelística, destaca-se a capacidade de adaptação a cada aluno, assim como determinadas qualidades humanas, nomeadamente a compreensão e a disponibilidade, por exemplo. Acrescenta-se ainda o valor acrescido do primeiro professor como um dos temas mais recorrentes entre os entrevistados. Relativamente à literatura atual alusiva à problemática a ser discutida, a análise realizada corrobora, de uma maneira geral, as descobertas feitas até ao momento, não existindo pontos divergentes. Por fim, salienta-se que não foram encontradas particularidades intrínsecas à aprendizagem do violoncelo, em comparação com outros instrumentos.
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Acrescenta-se, por fim, que os mesmos serviram para verificar se existem peculiaridades exclusivas à aprendizagem do violoncelo, comparativamente com outros instrumentos musicais. A recolha de dados foi feita através de uma entrevista desenhada para o efeito deste estudo e contou com a participação de dez violoncelistas de nacionalidade portuguesa com níveis de experiência distintos. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que o consenso entre os músicos entrevistados sugere que o professor é essencial para atingir um nível de perícia elevado no violoncelo e que este deve ter um papel orientador, ao invés de estabelecer um trajeto restrito. Além disso, no que concerne os atributos basilares na docência violoncelística, destaca-se a capacidade de adaptação a cada aluno, assim como determinadas qualidades humanas, nomeadamente a compreensão e a disponibilidade, por exemplo. Acrescenta-se ainda o valor acrescido do primeiro professor como um dos temas mais recorrentes entre os entrevistados. Relativamente à literatura atual alusiva à problemática a ser discutida, a análise realizada corrobora, de uma maneira geral, as descobertas feitas até ao momento, não existindo pontos divergentes. Por fim, salienta-se que não foram encontradas particularidades intrínsecas à aprendizagem do violoncelo, em comparação com outros instrumentos.The objective of this study was to assess the perspective of cellists, considered experts in the field of their instrument, on the role of the teacher in their careers. Thus, it was intended to examine to what extent the presence of a teacher is a basic condition to achieve excellence in the cello, as well as to discover which attributes are necessary, in accordance with the participants, to teach the instrument in question. Based on the results, the next step was to verify whether the results obtained are compatible with the existing literature or add new information useful for the progress of scientific research on the subject in question. Finally, it is added that they were used to verify if there are exclusive peculiarities to cello learning, in comparison with other musical instruments. The data collection was done through an interview designed for the purpose of this study and counted with the participation of ten cellists of portuguese nationality with different levels of experience. After analyzing the results, it was possible to verify that the consensus among the musicians interviewed suggests that the teacher is essential to achieve a high level of expertise in cello and that he should have a guiding role, instead of establishing a restricted path. In addition, with regard to the basic attributes of cello teaching, the ability to adapt to each student stands out, as well as certain human qualities, including understanding and availability, for example. The added value of the first teacher is also regarded as one of the most recurrent themes among those interviewed. In respect of the current literature, the analysis carried out corroborates, in a general way, the discoveries made so far, and there are no divergent points. Finally, it should be noted that no particularities intrinsic to cello learning were found, in comparison with other instruments.Coimbra, Daniela da CostaQuaresma, Filipe Alexandre Abrantes PrataArrais, TelmaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Fábio Silvestre Moreira2021-03-03T16:38:11Z2021-02-192021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17262TID:202655741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:28.201607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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