Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34825
Resumo: Esta dissertação divide-se em duas partes distintas. A primeira parte centra-se no relatório de estágio, realizado na Escola Artística do Conservatório Nacional sob a orientação do Professor Luis Sá Pessoa. A segunda parte pretende abordar o conceito de autonomia na educação, através de algumas áreas das ciências e da pedagogia, e perceber a sua importância para o desenvolvimento do aluno. Serão propostos alguns exercícios para o desenvolvimento da prática instrumental individual do aluno. E através do método de entrevista e questionário procura-se perceber como os docentes de violoncelo abordam algumas questões do ensino; Internship Report at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Pedagogical Strategies for Teaching Cello in Basic Education - Abstract: This dissertation is divided into two distinct parts. The first part focuses on the internship report, held at the Artistic School of the National Conservatory, under the guidance of Professor Luis Sá Pessoa. The second part aims to approach the concept of autonomy in education, through some areas of science and pedagogy and realize its importance for student development. Some exercises will be proposed for the development of the student's individual instrumental practice. And through the interview method and questionnaire, we try to understand how cello teachers approach some teaching questions.
id RCAP_e5a931eecb27c32cad8bcb448b935564
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34825
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básicoViolonceloAlunoAutonomiaEnsinoEstratégiasCelloStudentAutonomyTeachingStrategiesEsta dissertação divide-se em duas partes distintas. A primeira parte centra-se no relatório de estágio, realizado na Escola Artística do Conservatório Nacional sob a orientação do Professor Luis Sá Pessoa. A segunda parte pretende abordar o conceito de autonomia na educação, através de algumas áreas das ciências e da pedagogia, e perceber a sua importância para o desenvolvimento do aluno. Serão propostos alguns exercícios para o desenvolvimento da prática instrumental individual do aluno. E através do método de entrevista e questionário procura-se perceber como os docentes de violoncelo abordam algumas questões do ensino; Internship Report at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Pedagogical Strategies for Teaching Cello in Basic Education - Abstract: This dissertation is divided into two distinct parts. The first part focuses on the internship report, held at the Artistic School of the National Conservatory, under the guidance of Professor Luis Sá Pessoa. The second part aims to approach the concept of autonomy in education, through some areas of science and pedagogy and realize its importance for student development. Some exercises will be proposed for the development of the student's individual instrumental practice. And through the interview method and questionnaire, we try to understand how cello teachers approach some teaching questions.Universidade de Évora2023-03-06T14:45:19Z2023-03-062023-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34825http://hdl.handle.net/10174/34825TID:203161068porDepartamento de Músicapedromlvc@gmail.com203Cruz, Pedro Miguel Lucas Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:21.551639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
title Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
spellingShingle Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz
Violoncelo
Aluno
Autonomia
Ensino
Estratégias
Cello
Student
Autonomy
Teaching
Strategies
title_short Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
title_full Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
title_fullStr Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
title_sort Relatório de estágio na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo no ensino básico
author Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz
author_facet Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Pedro Miguel Lucas Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Violoncelo
Aluno
Autonomia
Ensino
Estratégias
Cello
Student
Autonomy
Teaching
Strategies
topic Violoncelo
Aluno
Autonomia
Ensino
Estratégias
Cello
Student
Autonomy
Teaching
Strategies
description Esta dissertação divide-se em duas partes distintas. A primeira parte centra-se no relatório de estágio, realizado na Escola Artística do Conservatório Nacional sob a orientação do Professor Luis Sá Pessoa. A segunda parte pretende abordar o conceito de autonomia na educação, através de algumas áreas das ciências e da pedagogia, e perceber a sua importância para o desenvolvimento do aluno. Serão propostos alguns exercícios para o desenvolvimento da prática instrumental individual do aluno. E através do método de entrevista e questionário procura-se perceber como os docentes de violoncelo abordam algumas questões do ensino; Internship Report at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Pedagogical Strategies for Teaching Cello in Basic Education - Abstract: This dissertation is divided into two distinct parts. The first part focuses on the internship report, held at the Artistic School of the National Conservatory, under the guidance of Professor Luis Sá Pessoa. The second part aims to approach the concept of autonomy in education, through some areas of science and pedagogy and realize its importance for student development. Some exercises will be proposed for the development of the student's individual instrumental practice. And through the interview method and questionnaire, we try to understand how cello teachers approach some teaching questions.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-06T14:45:19Z
2023-03-06
2023-01-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34825
http://hdl.handle.net/10174/34825
TID:203161068
url http://hdl.handle.net/10174/34825
identifier_str_mv TID:203161068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
pedromlvc@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136715659542528