A pedagogia nos festivais de violoncelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Teresa Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21314
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi o de relatar o conhecimento e toda a experiência retida do Estágio Profissional da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Profissional de Música de Espinho ao longo deste ano letivo, e o de compreender o impacto da participação em festivais de música, mais especificamente de violoncelo, no ensino do instrumento. De forma a obter informação relevante acerca do tema, foi feita uma pesquisa abrangente de fontes de informação científicas que apresentam testemunhos reais deste impacto e da pedagogia aplicada em festivais de violoncelo. Pretendeu-se ainda explorar e adquirir um conhecimento mais amplo sobre a origem, história e evolução dos festivais de violoncelo, tanto em contexto nacional como internacional, e acerca do ensino do violoncelo nos mesmos, apresentando as principais atividades pedagógicas e a motivação gerada nos alunos pela sua participação. Os conceitos explorados neste trabalho foram amplamente estudados, de forma a fazer um paralelo com a literatura existente e o contexto atual. Da análise dos resultados conclui-se que a participação em festivais de violoncelo tem um impacto significativo ao nível das competências técnicas, artísticas e pessoais dos alunos participantes.
id RCAP_9eb7fc1972335f8d1f4adec62d729955
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia nos festivais de violonceloViolonceloPedagogiaAlunoProfessorMotivaçãoFestivalCelloPedagogyStudentTeacherMotivationO objetivo do presente trabalho foi o de relatar o conhecimento e toda a experiência retida do Estágio Profissional da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Profissional de Música de Espinho ao longo deste ano letivo, e o de compreender o impacto da participação em festivais de música, mais especificamente de violoncelo, no ensino do instrumento. De forma a obter informação relevante acerca do tema, foi feita uma pesquisa abrangente de fontes de informação científicas que apresentam testemunhos reais deste impacto e da pedagogia aplicada em festivais de violoncelo. Pretendeu-se ainda explorar e adquirir um conhecimento mais amplo sobre a origem, história e evolução dos festivais de violoncelo, tanto em contexto nacional como internacional, e acerca do ensino do violoncelo nos mesmos, apresentando as principais atividades pedagógicas e a motivação gerada nos alunos pela sua participação. Os conceitos explorados neste trabalho foram amplamente estudados, de forma a fazer um paralelo com a literatura existente e o contexto atual. Da análise dos resultados conclui-se que a participação em festivais de violoncelo tem um impacto significativo ao nível das competências técnicas, artísticas e pessoais dos alunos participantes.The aim of the present research was to report the knowledge and all the experience retained from the Supervised Teaching Practice at the Escola Profissional de Música de Espinho throughout this school year, and to understand the impact of the participation in music festivals, more specifically cello festivals, on the teaching of the instrument. In order to obtain relevant information on the subject, a comprehensive search was made for scientific sources of information that present authentic testimonies of this impact and of the pedagogy applied in cello festivals. It was also intended to explore and acquire a more comprehensive knowledge about the origin, history and evolution of cello festivals, both nationally and internationally, and about cello teaching in them, presenting the main pedagogical activities and the motivation generated in students by their participation. The concepts explored in this work were widely studied, in order to make a parallel with the existing literature and the current context. From the analysis of the results, we conclude that the participation in cello festivals has a significant impact on the technical, artistic and personal skills of the participating students.Perfeito, Paulo Jorge dos SantosQuaresma, Filipe Alexandre Abrantes PrataGimaletdinov, NikolaiRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Teresa Rodrigues2023-01-04T16:30:59Z2022-11-232022-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21314TID:203134729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:22.867521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia nos festivais de violoncelo
title A pedagogia nos festivais de violoncelo
spellingShingle A pedagogia nos festivais de violoncelo
Soares, Teresa Rodrigues
Violoncelo
Pedagogia
Aluno
Professor
Motivação
Festival
Cello
Pedagogy
Student
Teacher
Motivation
title_short A pedagogia nos festivais de violoncelo
title_full A pedagogia nos festivais de violoncelo
title_fullStr A pedagogia nos festivais de violoncelo
title_full_unstemmed A pedagogia nos festivais de violoncelo
title_sort A pedagogia nos festivais de violoncelo
author Soares, Teresa Rodrigues
author_facet Soares, Teresa Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perfeito, Paulo Jorge dos Santos
Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata
Gimaletdinov, Nikolai
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Teresa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Violoncelo
Pedagogia
Aluno
Professor
Motivação
Festival
Cello
Pedagogy
Student
Teacher
Motivation
topic Violoncelo
Pedagogia
Aluno
Professor
Motivação
Festival
Cello
Pedagogy
Student
Teacher
Motivation
description O objetivo do presente trabalho foi o de relatar o conhecimento e toda a experiência retida do Estágio Profissional da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Profissional de Música de Espinho ao longo deste ano letivo, e o de compreender o impacto da participação em festivais de música, mais especificamente de violoncelo, no ensino do instrumento. De forma a obter informação relevante acerca do tema, foi feita uma pesquisa abrangente de fontes de informação científicas que apresentam testemunhos reais deste impacto e da pedagogia aplicada em festivais de violoncelo. Pretendeu-se ainda explorar e adquirir um conhecimento mais amplo sobre a origem, história e evolução dos festivais de violoncelo, tanto em contexto nacional como internacional, e acerca do ensino do violoncelo nos mesmos, apresentando as principais atividades pedagógicas e a motivação gerada nos alunos pela sua participação. Os conceitos explorados neste trabalho foram amplamente estudados, de forma a fazer um paralelo com a literatura existente e o contexto atual. Da análise dos resultados conclui-se que a participação em festivais de violoncelo tem um impacto significativo ao nível das competências técnicas, artísticas e pessoais dos alunos participantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23
2022-11-23T00:00:00Z
2023-01-04T16:30:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/21314
TID:203134729
url http://hdl.handle.net/10400.22/21314
identifier_str_mv TID:203134729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131501367918592