Emoções e resiliência em docentes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Carolina Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2686
Resumo: As emoções têm como função primordial a adaptação pois permitem desenvolver estratégias de resolução de problemas para futuras situações. Por outro lado, a resiliência está relacionada com a capacidade de cada indivíduo reunir um conjunto de estratégias eficazes com o intuito de prevenir, superar ou minimizar o impacto de eventos traumáticos. Desta feita, a presente investigação pretende estudar as emoções e os níveis de resiliência em docentes que lecionam o 2.º e o 3.º ciclo em escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM). A amostra é não probabilística, de conveniência e reuniu 228 participantes, com idades compreendidas entre os 26 e os 61 anos. No que toca aos instrumentos utilizados, foi aplicada a TMMS-24 (Trait Meta-Mood Scale) adaptada por Fernández-Berrocal et al (2004) e a Escala de Resiliência (MSR -Measuring State Resilience) adaptada e validada para a população portuguesa por Helena Martins (2005). Os resultados permitiram concluir que: existe correlação entre as variáveis preditoras em estudo; os docentes do sexo feminino demonstraram uma maior tendência na compreensão das emoções e resiliência; os professores do 3.º Ciclo exibiram maior atenção às emoções, necessidade de reparação e níveis superiores de resiliência comparativamente aos professores do 2.º Ciclo; os docentes com mais de 20 anos de serviço apresentaram maior atenção às emoções, enquanto que, os professores com menos de 20 anos de serviço demonstraram maior reparação das emoções e consequentemente maior resiliência; professores abaixo dos 45 anos de idade apresentaram maior atenção às emoções, maior resiliência e uma necessidade de reparação do seu estado emocional.
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