Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/4200 |
Resumo: | A presente investigação pretende relacionar o bullying nos alunos do 1º ciclo com a compreensão emocional numa escola pública da Região Autónoma da Madeira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional. A amostra de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 7 (5,5%) 8 e 9 anos (45,4%) e 10 anos (3,8%), com participantes de ambos os sexos, 50,8% do sexo masculino, e 49,2% do sexo feminino. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos adaptados, o Teste de Compreensão das Emoções: TEC, e o Questionário sobre o Bullying. Neste contexto, verificou-se, que os alunos têm uma perceção efetiva sobre o bullying identificando-se como sendo vítima de bullying ou como agressor. Neste sentido, as componentes da compreensão emocional, como reconhecimento, desejos, crenças, lembrança, regulação das emoções, emoções mistas, julgamentos morais, estão associadas ao bullying, este conduz-nos a uma premissa de que quem percebe que os seus estados emocionais apresentam melhores condições para ultrapassar situações agressivas. |
id |
RCAP_ebe0a09e82e7dd0d3866fd664ff321f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/4200 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocionalBullyingComportamentos agressivos1º Ciclo do Ensino BásicoCompreensão emocionalInteligência emocionalBullyingAggressive behavior1st Cycle of Basic EducationEmotional understandingEmotional intelligencePsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação pretende relacionar o bullying nos alunos do 1º ciclo com a compreensão emocional numa escola pública da Região Autónoma da Madeira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional. A amostra de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 7 (5,5%) 8 e 9 anos (45,4%) e 10 anos (3,8%), com participantes de ambos os sexos, 50,8% do sexo masculino, e 49,2% do sexo feminino. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos adaptados, o Teste de Compreensão das Emoções: TEC, e o Questionário sobre o Bullying. Neste contexto, verificou-se, que os alunos têm uma perceção efetiva sobre o bullying identificando-se como sendo vítima de bullying ou como agressor. Neste sentido, as componentes da compreensão emocional, como reconhecimento, desejos, crenças, lembrança, regulação das emoções, emoções mistas, julgamentos morais, estão associadas ao bullying, este conduz-nos a uma premissa de que quem percebe que os seus estados emocionais apresentam melhores condições para ultrapassar situações agressivas.This research aims to relate bullying in 1st cycle students with emotional understanding in a public school in the Autonomous Region of Madeira. A quantitative, transversal and correlational methodology was used. The sample of 130 students from the 1st cycle of basic education, aged between 7 (5.5%) 8 and 9 years (45.4%) and 10 years (3.8%), with participants of both sexes, 50.8% male, and 49.2% female. To assess the variables, two adapted instruments were used, the Comprehension of Emotions Test: TEC, and the Bullying Questionnaire. In this context, it was found that students have an effective perception of bullying identifying themselves as being a victim of bullying or as an aggressor. In this sense, the components of emotional understanding, such as recognition, desires, beliefs, memory, regulation of emotions, mixed emotions, moral judgments, are associated with bullying, which leads us to a premise that those who perceive that their emotional states present better conditions to overcome aggressive situations.Franco, Maria da Glória Salazar D`eça CostaBeja, Maria João Gouveia PereiraDigitUMaSilva, Emanuel Rodrigues da2022-03-30T09:24:05Z2022-01-12T00:00:00Z2022-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4200202976939porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:25Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:07.424998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional |
title |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional |
spellingShingle |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional Silva, Emanuel Rodrigues da Bullying Comportamentos agressivos 1º Ciclo do Ensino Básico Compreensão emocional Inteligência emocional Bullying Aggressive behavior 1st Cycle of Basic Education Emotional understanding Emotional intelligence Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional |
title_full |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional |
title_fullStr |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional |
title_full_unstemmed |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional |
title_sort |
Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional |
author |
Silva, Emanuel Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Emanuel Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Maria da Glória Salazar D`eça Costa Beja, Maria João Gouveia Pereira DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Emanuel Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Comportamentos agressivos 1º Ciclo do Ensino Básico Compreensão emocional Inteligência emocional Bullying Aggressive behavior 1st Cycle of Basic Education Emotional understanding Emotional intelligence Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Bullying Comportamentos agressivos 1º Ciclo do Ensino Básico Compreensão emocional Inteligência emocional Bullying Aggressive behavior 1st Cycle of Basic Education Emotional understanding Emotional intelligence Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A presente investigação pretende relacionar o bullying nos alunos do 1º ciclo com a compreensão emocional numa escola pública da Região Autónoma da Madeira. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, transversal e correlacional. A amostra de 130 alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 7 (5,5%) 8 e 9 anos (45,4%) e 10 anos (3,8%), com participantes de ambos os sexos, 50,8% do sexo masculino, e 49,2% do sexo feminino. Para a avaliação das variáveis foram utilizados dois instrumentos adaptados, o Teste de Compreensão das Emoções: TEC, e o Questionário sobre o Bullying. Neste contexto, verificou-se, que os alunos têm uma perceção efetiva sobre o bullying identificando-se como sendo vítima de bullying ou como agressor. Neste sentido, as componentes da compreensão emocional, como reconhecimento, desejos, crenças, lembrança, regulação das emoções, emoções mistas, julgamentos morais, estão associadas ao bullying, este conduz-nos a uma premissa de que quem percebe que os seus estados emocionais apresentam melhores condições para ultrapassar situações agressivas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-30T09:24:05Z 2022-01-12T00:00:00Z 2022-01-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/4200 202976939 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/4200 |
identifier_str_mv |
202976939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129949423009792 |