Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Lúcia de Fátima do Rego
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4733
Resumo: Dissertação de Mestrado, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_37f873a3ba66c2be7f0f6a87e86021c9
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino de MatemáticaLíngua PortuguesaMatemáticaPrática PedagógicaBasic EducationMathematicsPortuguese LanguageDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente trabalho é um relatório de estágio que incide em duas áreas de conteúdo trabalhadas ao longo do Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II: a Língua Portuguesa e a Matemática. Neste relatório foi feita uma abordagem à importante presença destas duas áreas no currículo do Ensino Básico, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em especial na resolução de problemas. O objetivo primordial da intervenção educativa que aqui se apresenta assentou na observação e reflexão sobre a importância da linguagem usada e do conhecimento do seu significado para permitir a resolução de problemas matemáticos. Partindo da grande dificuldade sentida pela maioria dos alunos na resolução de problemas, evidenciou-se o papel fulcral que a língua desempenha na capacidade de resolução de problemas matemáticos. Utilizando a metodologia de investigação-ação, aferiu-se que uma compreensão adequada dos enunciados leva à resolução de problemas de uma maneira mais eficaz, verificando-se que, quanto mais segmentado fosse o enunciado - para a sua compreensão-, maior a capacidade evidenciada pelos discentes para alcançarem um método de resolução do problema.ABSTRACT: The present paper is an internship report that approaches two content areas developed throughout the Teaching Practice I and Teaching Practice II: the Portuguese language and Mathematics. In this report, one approaches the important presence of these two areas in the curriculum of Basic Education, both in the Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. The primary objective this teaching intervention was based on the observation and reflection of the importance of the language used, and the knowledge of its’ meaning, in order to achieve the solution of mathematical problems. Knowing from the outset the difficulties felt by the majority of students in what concerns problem-solving, the fundamental role played by the language in the capability to solve mathematical problems was made clear. Using the action-research methodology, it was demonstrated that an adequate understanding of the statements leads to the efficient solution of problems. It was also verified that, the more segmented the statement was - for its understanding -, the greater was the ability shown by the students to achieve a solving method for the problem.Santos, Ana IsabelRaposo, Margarida de Jesus SilvaRepositório da Universidade dos AçoresPontes, Lúcia de Fátima do Rego2018-06-18T12:04:18Z2018-05-092018-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4733201918439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:04.264278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Pontes, Lúcia de Fátima do Rego
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Língua Portuguesa
Matemática
Prática Pedagógica
Basic Education
Mathematics
Portuguese Language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Pontes, Lúcia de Fátima do Rego
author_facet Pontes, Lúcia de Fátima do Rego
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
Raposo, Margarida de Jesus Silva
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Lúcia de Fátima do Rego
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Língua Portuguesa
Matemática
Prática Pedagógica
Basic Education
Mathematics
Portuguese Language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Língua Portuguesa
Matemática
Prática Pedagógica
Basic Education
Mathematics
Portuguese Language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-18T12:04:18Z
2018-05-09
2018-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4733
201918439
url http://hdl.handle.net/10400.3/4733
identifier_str_mv 201918439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130725648171008