Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4733 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_37f873a3ba66c2be7f0f6a87e86021c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino de MatemáticaLíngua PortuguesaMatemáticaPrática PedagógicaBasic EducationMathematicsPortuguese LanguageDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente trabalho é um relatório de estágio que incide em duas áreas de conteúdo trabalhadas ao longo do Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II: a Língua Portuguesa e a Matemática. Neste relatório foi feita uma abordagem à importante presença destas duas áreas no currículo do Ensino Básico, tanto na Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, em especial na resolução de problemas. O objetivo primordial da intervenção educativa que aqui se apresenta assentou na observação e reflexão sobre a importância da linguagem usada e do conhecimento do seu significado para permitir a resolução de problemas matemáticos. Partindo da grande dificuldade sentida pela maioria dos alunos na resolução de problemas, evidenciou-se o papel fulcral que a língua desempenha na capacidade de resolução de problemas matemáticos. Utilizando a metodologia de investigação-ação, aferiu-se que uma compreensão adequada dos enunciados leva à resolução de problemas de uma maneira mais eficaz, verificando-se que, quanto mais segmentado fosse o enunciado - para a sua compreensão-, maior a capacidade evidenciada pelos discentes para alcançarem um método de resolução do problema.ABSTRACT: The present paper is an internship report that approaches two content areas developed throughout the Teaching Practice I and Teaching Practice II: the Portuguese language and Mathematics. In this report, one approaches the important presence of these two areas in the curriculum of Basic Education, both in the Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education. The primary objective this teaching intervention was based on the observation and reflection of the importance of the language used, and the knowledge of its’ meaning, in order to achieve the solution of mathematical problems. Knowing from the outset the difficulties felt by the majority of students in what concerns problem-solving, the fundamental role played by the language in the capability to solve mathematical problems was made clear. Using the action-research methodology, it was demonstrated that an adequate understanding of the statements leads to the efficient solution of problems. It was also verified that, the more segmented the statement was - for its understanding -, the greater was the ability shown by the students to achieve a solving method for the problem.Santos, Ana IsabelRaposo, Margarida de Jesus SilvaRepositório da Universidade dos AçoresPontes, Lúcia de Fátima do Rego2018-06-18T12:04:18Z2018-05-092018-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4733201918439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:04.264278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Pontes, Lúcia de Fátima do Rego Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino de Matemática Língua Portuguesa Matemática Prática Pedagógica Basic Education Mathematics Portuguese Language Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Da competência da leitura à interpretação e resolução de problemas : uma ponte entre a Língua Portuguesa e a Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Pontes, Lúcia de Fátima do Rego |
author_facet |
Pontes, Lúcia de Fátima do Rego |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Ana Isabel Raposo, Margarida de Jesus Silva Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Lúcia de Fátima do Rego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino de Matemática Língua Portuguesa Matemática Prática Pedagógica Basic Education Mathematics Portuguese Language Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino de Matemática Língua Portuguesa Matemática Prática Pedagógica Basic Education Mathematics Portuguese Language Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 09 de maio de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-18T12:04:18Z 2018-05-09 2018-05-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4733 201918439 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4733 |
identifier_str_mv |
201918439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130725648171008 |