Investigar a supervisão clínica: A formação prática de supervisores clínicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Dulce
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7252
Resumo: Enquadramento: Há uma consciência crescente da necessidade de supervisores clínicos para assegurar os padrões de qualidade da área clínica mas não há um consenso sobre o melhor formato de formação de supervisores clínicos, especialmente na dimensão prática da supervisão. Objectivos: Cooperar no debate da formação prática de supervisores e apresentar uma prática de supervisão desenvolvida no âmbito de um processo formativo de supervisores Método: Foi desenvolvida uma estrutura tripartida, mista e dividida em três tempos. Num primeiro tempo, e sob um método expositivo, foram abordadas as questões conceptuais teóricas e éticas da supervisão. Num segundo tempo, foram desenvolvidos worshops entre os pares, sob temáticas estruturantes do pensamento de um supervisor e, num terceiro tempo, os estudantes trouxeram para a sala de aula o registo dos dados da sua prática de supervisão. Os dados, numa fase inicial, foram questionados e analisados pelos pares. Numa fase avançada as sessões foram repetidas, em sistema presencial ou online, para o processo de supervisão de cada estudante. Resultados: A análise meticulosa da acção, do desempenho, da prestação de cuidados, da gestão do tempo e da tomada de decisão proporcionou momentos de aprendizagem. Desenvolvida através da consciencialização do processo de desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e clínicas, e a forma como as mesmas foram mobilizadas na aquisição de aptidões/capacidades enquanto supervisora clínica. Conclusões: A possibilidade de experimentar, tentar, errar, conseguir encontrar estratégias, cimentar conhecimentos através da adopção de uma atitude sistemática de aprendizagem para colmatar lacunas existentes foi um modo de alcançar as habilidades necessárias à Supervisão Clínica
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